A décima terceira etapa da 107ª Volta a Itália era, mais uma vez, orientada para os o homens mais rápidos. A situação de corrida parecia fácil de ler mas o vento agitou as águas… No fim foi Jonathan Milan (Lidl-Trek) quem venceu na chegada ao sprint.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Riccione foi a cidade do tiro de partida para a etapa de hoje na Volta a Itália, tiro esse que abria a competição para os quase 180 kms de traçado até Cento. O dia fica marcada pela fuga do dia construído por três homens e encetada imediatamente após a partida real.

Os “típicos” três minutos de diferença para o pelotão rapidamente foram alcançados, mas, cá atrás, não havia intenções para deixar crescer o espaço. No entanto, e para proveito dos espectadores, a 62 kms do fim a Ineos-Grenadiers tenta partir o grupo com a ajuda do vento lateral.

Action at the front as Ineos Grenadiers go on the attack in the crosswinds!

Tentaram e conseguiram! Os grupos ficam espalhados pelas longas retas mas, Tadej Pogacar (UAE Emirates), atual maglia rosa, segue atento e bem posicionado. Por outro lado, nem todos os sprinters ficaram na frente…

Para bem de uns e mal de outros, os grupos voltam a reunir-se, e pouco depois os homens da frente são alcançados, a cerca de 25 kms da meta. A aproximação faz-se muito rápido e existem inclusive algumas quedas com nomes menos importantes à etapa.

Giro d'Italia 2024 | Stage 13: Last KM

As equipas organizam-se na frente e, uma vez mais nesta edição da Volta a Itália, a Lidl-Trek faz um trabalho fenomenal para Jonathan Milan, que mostra ser um dos melhores velocistas do mundo. Já soma três nesta edição.

PUB
Orbea Genius Dealers

Stanislaw Anilkowski (Cofidis) fecha no segundo lugar e Phil Bauhans (Bahrai-Victorious) fecha o pódio da etapa. Na classificação geral as contas mantém-se inalteradas.

Top-10 após a 13ª Etapa

Mais info:

  • https://www.procyclingstats.com/race/giro-d-italia/2024/stage-13

Créditos imagem: Giro de Itália

Também vais gostar destes!