Ao virar de 28 anos de existência e indo já na 10ª geração, a icónica bicicleta de estrada Giant TCR vê hoje toda a gama atualizada para 2024! “A mais leve, mais rápida, melhor construída e com mais integração”, diz a marca norte-americana.

PUB
Nova Mondraker Arid

Esta nova gama compreende os modelos TCR Advanced SL, TCR Advanced Pro e TCR Advanced, todos eles desenvolvidos de acordo com o feedback fornecido pelos ciclistas e técnicos da equipa Jayco-AlUla, que é apoiada oficialmente pela Giant no WorldTour.

Giant TCR Team Jayco AlUla

“Tivemos a oportunidade de andar com as novas Giant TCR no nosso mais recente training camp em Espanha e fiquei super impressionado com a forma como a bicicleta sobe, acelera e transmite boas sensações”, confessa Filippo Zana, um dos atletas da referida equipa.

Explica a Giant que o quadro, as rodas, o cockpit e outros pontos foram desenvolvidos para funcionarem como um conjunto. E com especial foco na parte da frente da bicicleta, com os down tube, head tube e cockpit a sofrerem as maiores reformulações face a gerações anteriores da Giant TCR.

A forqueta tem um novo design e airflow, e, de forma geral, todos os conjuntos de guiador e avanço foram otimizados tendo em vista existir mais integração e, assim, mais aerodinâmica, garante a marca. Cabos com passagem interna e mais ergonomia e conforto, é a promessa. Além de uma posição mais aero, com um guiador com ligeiro flare.

PUB
Beeq

Depois, dependendo dos vários modelos da gama, há diferenças. A TCR Advanced SL, por exemplo, tem um novo espigão em carbono que é 40 gramas mais leve.

Nas rodas também há diferença, com os modelos mais acima na gama a incluirem conjuntos Cadex, que é uma submarca da Giant. O modelo mais comum são as Cadex Max 40, bem como outras novidades que podes ver aqui. Pneus tubeless de 28 mm em praticamente todas as montagens, mas o clearance chega aos 33 mm.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Por ser a topo de gama, a Giant TCR Advanced SL distingue-se em vários pontos. No peso do quadro em carbono, naturalmente, sendo o mais leve, devido a várias novas técnicas no desenvolvimento, dizem, incluindo muitas horas no tunel de vento GST de Immenstaad, na Alemanha, por exemplo.

A Giant TCR 2024 no tunel de vento.

O resultado em geral é de que a TCR Advanced SL é 2,28 watt mais aerodinâmica que as anteriores gerações do quadro da TCR.

No site da Giant está toda a informação, mas deixamos aqui um resumo do que é possível encontrar nas várias montagens que compõem a nova gama Giant TCR 2024. São três modelos: TCR SL, Pro e Advanced, totalizando sete versões, que por sua vez têm diferentes montagens.

A Giant TCR SL, por exemplo, existe nas versões SL 0 e SL 1, com duas montagens cada uma: Shimano Durace Di2 e Sram Red AXS no caso da SL 0 e Shimano Ultegra Di2 e Sram Force AXS no caso da SL 1.

Giant TCR SL 0

Todas elas com potenciómetro integrado e com três quadros distintos, um na cor Opal, outro na versão Team (com as novas cores Jayco) e ainda outro na Legends Edition (cores Once Team).

PUB
Specialized Levo

Giant TCR SL 1

A TCR Pro também tem duas versões, a Pro 0 e a Pro 1, com duas montagens cada uma. No primeiro caso, Shimano Ultegra Di2 ou Sram Force AXS, enquanto que para a Pro 1 há com Shimano 105 Di2 ou Sram Rival AXS, todas também com potenciómetro.

Giant TCR Pro 0

Giant TCR Pro 1

Já a gama Advanced tem três versões: Adv 1 (Shimano 105 Di2), Adv 2 (Shimano 105 Di2) e Adv 3 (Shimano 105).

Giant TCR Adv 1

Giant TCR Adv 1

Giant TCR Adv 0

Os preços de toda a gama são os que se seguem:

  • TCR ADV SL 0 Shimano – 10.799 €
  • TCR ADV SL 0 Sram – 10.999 €
  • TCR ADV SL 1 Shimano – 7.299 €
  • TCR ADV SL 1 Sram – 7.449€
  • Quadro SL – 3.749 €
  • Quadro SL Team Racing Blue) – 3.999 €
  • TCR ADV PRO 0 Shimano – 5.699 €
  • TCR ADV PRO 0 Sram – 6.049 €
  • TCR ADV PRO 1 Shimano – 4.149 €
  • TCR ADV PRO 1 Sram – 4.549 €
  • TCR ADV 0 – 3.499 €
  • TCR ADV 1 – 2.999 €
  • TCR ADV 2 – 2.449 €

Mais info:

Também vais gostar destes!