O percurso da 15ª etapa da Volta a Itália 2024, uma jornada de alta montanha, foi modificado, informa esta segunda-feira o Departamento de Infraestruturas, Energia e Mobilidade do cantão de Grisões em comunicado de imprensa.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

A decisão deve-se à recusa pelas autoridades suíças da passagem da caravana por Passo de Livigno, na rota planeada entre o Lago de Garda e Livigno (Mottolino). Originalmente, a etapa previa as subidas de Lodrino (ascensão inédita do Colle San Zeno: 13,9 km a 6,6%), a de Val Camonica em direção a Aprica e, por fim, o longo Passo de Livigno. Mas não vai acontecer.

Os corredores não subirão em direção a Aprica: depois de Val Carmonica e passando por Edolo, enfrentarão Mortirolo, na vertente de Monno e suas inclinações de 16%, antes de descerem para Grosio.

PUB
Pirelli

Depois, o percurso prevê a subida da Valtellina, em Bormio, a de Le Motte, e finalmente a que leva ao Passo de Foscagno (14,6 km a 6,5%). Seguir-se-á a descida da Ponte del Riez, a subida do Passo da Eira para então, por fim, a junção ao percurso original, que percorre a pista de Mottolino.

“A preservação das passagens alpinas, como a Forcola di Livigno, acarretaria medidas desproporcionais, que não se justificariam”, afirmam as autoridades suíças para explicar esta mudança.


Créditos da imagem: Giro de Itália Twitter – https://twitter.com/giroditalia/status/1736013651163697514/photo/1

Também vais gostar destes!