Depois de uma bela semana de corrida no deserto dos Emirados, a 6ª edição do UAE Tour terminou neste domingo com a 7ª etapa e sua tradicional chegada ao topo de Jebel Hafeet.

PUB
Nova Trek Top Fuel

E desta montanha saiu um improvável… Lennert Van Eetvelt. O jovem prodígio belga da Lotto Dstny foi o mais forte nesta subida final e venceu a etapa após um cenário de corrida completamente louco, conquistando igualmente o primeiro lugar da classificação geral!

 

O veredito, como esperado, foi ditado em Jebel Hafeet (10,9 km a 6,7%). Da fuga, apenas Emanuel Buchmann resiste, mas o alemão está apenas um minuto à frente do pelotão liderado pela Decathlon AG2R La Mondiale de Ben O’Connor.

PUB
Specialized Epic 8

Logo no início da subida, Brandon McNulty (UAE Emirates), 3º da geral, ficou para trás e, mais estranhamente, também o companheiro de equipa do norte-americano, o camisola vermelha Jay Vine não consegue acompanhar o ritmo quando ainda havia cerca de trinta corredores no pelotão. Desilusão para a UAE Emirates, na corrida do seu país, após a desistência por queda uns dias antes do principal candidato, Adam Yates.

 

Pello Bilbao (Bahrain Victorious) lança-se então ao ataque a 4,5 km da meta. Mas há mais quem tente, o que leve Buchmann a ser alcançado a 3 km do final.

Até que a primeira grande diferença foi conseguida por Lennert Van Eetvelt, que partiu para a ofensiva a 1,8 km da chegada. O jovem belga voa rumo à vitória da etapa e começa a ‘cheirar’ também a geral.

PUB
MMR (New) Quercus 10

 

O corredor da Lotto Dstny dá tudo e vence, à frente de Pello Bilbao, que lidera um grupo de cinco corredores, em que se inclui Ben O’Connor, líder virtual após o fracasso de Vine, Michael Storer (Tudor), Attila Valter (Visma-Lease a Bike) e Carlos Verona (Lidl-Trek).

 

Depois de alguma incerteza sobre se Lennert Van Eetvelt conquistaria o UAE Tour 2024, conclui-se que sim: por 2 segundos sobre Ben O’Connor. O australiano não disfarçou a deceção! O espanhol Pello Bilbao completa o pódio da geral, à frente de Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) e de Attila Valter.

Classificação


Créditos da imagem: Le Gruppetto Twitter –  https://twitter.com/LeGruppetto/status/1761726551979110709/photo/1

Também vais gostar destes!