Bem acima da concorrência durante todo o inverno, Mathieu van der Poel confirmou o domínio no ciclocrosse ao vencer, este domingo, em Tabor, na República Checa, o Campeonato do Mundo!

PUB
Cube Stereo ONE

Seria previsível e igualmente à imagem de toda a época, o neerlandês esteve na liderança do início ao fim, vencendo com larga vantagem sobre a concorrência, e foi com aparente facilidade que conquistou o seu sexto título mundial na disciplina, o segundo em Tabor depois do conquistado em 2015, com 20 anos de idade.

A sexta coroação permite a Van der Poel ficar a apenas uma do recordista absoluto, o belga Eric De Vlaeminck, e já podemos imaginá-lo no próximo ano em Liévin, em França, a tentar entrar na história do ciclocrosse.

PUB
Orbea Genius Dealers

Mathieu van der Poel cortou a meta com 37 segundos de vantagem para o seu compatriota Joris Nieuwenhuis, que teve um desempenho bastante consistente e como prémio subiu pela primeira vez ao pódio em Mundiais de Elites.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

 

A medalha de bronze foi para o belga Michael Vanthourenhout. O bicampeão europeu em título não experimentava a satisfação de um pódio num Campeonato do Mundo desde 2018, na edição realizada em Valkenburg, nos Países Baixos, quando foi segundo classificado, atrás de um dos principais ausentes do dia, o seu compatriota Wout van Aert.

 

O top-5 em Tabor ficou completo por dois dos homens fortes da temporada de 2023-2024, o neerlandês Pim Ronhaar e o belga Eli Iserbyt. No seu primeiro Mundial no principal escalão, o campeão de sub-23 em 2023, o jovem belga Thibau Nys, ficou no nono lugar.

PUB
Cube Stereo ONE

Classificações


Créditos da imagem: Twitter UCI Cyclocross – https://twitter.com/UCI_CX/status/1754166522447114600/photo/1

Também vais gostar destes!