A 3T revelou recentemente a sua nova criação: a 3T Extrema Itália, uma bicicleta que se afasta um pouco da abordagem da Racemax, pois esta foca-se em percursos rápidos e mistos, entre o asfalto e a terra. Embora a competição pareça o destino óbvio, as várias fixações no quadro e forqueta deixam a dúvida a pairar no ar…

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É verdade que a 3T Extrema e a Racemax Itália compartilham a mesma tecnologia de produção de carbono baseada no enrolamento de filamentos +RTM, embora a Extrema se destaque da Racemax ao incorporar uma série de características propícias à aventura e resistência.

Além disso, a 3T menciona que este novo quadro foi equipado com uma “geometria 3T Touring, garantindo maior conforto em comparação com o Racemax”, afirma a marca.

No entanto, o design mantém-se totalmente aerodinâmico, com perfis maciços e um triângulo traseiro compacto que confere um look espetacular à 3T Extrema Itália. As escoras traseiras assimétricas são um detalhe muito característico dos modelos da marca, e a passagem dos cabos, como é normal, é totalmente interna.

O objetivo é proporcionar uma série de características pensadas para uma condução mais confortável e capaz, sem comprometer o desempenho absoluto nem, claro, a velocidade que se pode alcançar com estas montagens especiais.

Um aspecto muito trabalhado no novo quadro da Extrema foi a clearence,  como afirma a marca, “a Extrema pretende ser um novo ponto de referência no mercado graças à capacidade de aceitar rodas de 700c/29” com uma largura de 57 mm”.

E isto porque podem ser usados pneus de 2.10-2.20 polegadas! O que  significa oferecer aderência ao nível de uma bicicleta de XC, mas com a agressividade que só uma bicicleta de gravel consegue adquirir.

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Outro detalhe que a distingue e aprofunda a versatilidade da nova 3T Extrema é o tubo do selim redondo, que possibilita a instalação de um espigão de selim telescópico (sempre com acionamento eletrónico e sem fios, não há passagem de cabos) ou com ‘suspensão’; assim, ampliam-se as capacidades off-road da Extrema em comparação com a Racemax.

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A nova Extrema Italia está disponível somente como frameset ou como bicicleta completa nas cores Mercurio e Terra, assim como com o acabamento Project X (carbono exposto), este último mostrando a disposição do carbono…

Se escolheres uma bicicleta completa, a transmissão é fornecida pela Sram, com grupos Force, Rival e, se desejares, em combinação com desviadores traseiros oriundos do mountain bike, e graças ao uso de patilhas UDH e até mesmo à compatibilidade com os novos desviadores AXS (T-Type).

É possível instalar grupos 2X (tanto Sram como os GRX Di2 da Shimano), mas a 3T menciona que, nesse caso, o espaço para os pneus diminui, não sendo possível instalar pneus de até 57 mm…

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Embora esteja disponível um conjunto de pedaleiro SRAM Rival, destaca-se a opção de escolher o 3T Torno, mais orientado para o desempenho e produzido na mesma fábrica italiana.

Preços:

  • Quadro (com avanço e guiador): 4.999 €
  • Quadro individual ‘Project X’ (com avanço e guiador): 5.299 €
  • 3T Extrema Italia Integrale Mercurio ou Terra, com SRAM Rival/GX Eagle, rodas Zipp 303S e guiador 3T Aeroghiaia: 7.299 €
  • 3T Extrema Italia Integrale Mercurio ou Terra, com SRAM Rival/GX Eagle Transmission, pedaleiro 3T Torno Wide, espigão Rockshox Reverb, rodas Zipp 303S e guiador 3T Aeroghiaia: 8.299 €
  • 3T Extrema Italia Integrale Project X com Sram Force/XX SL Eagle, pedaleiro 3T Torno, espigão Rockshox Reverb, rodas Discus 45|40 superwide e guiador 3T Aerghiaia: 10.499 €

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Mais info:


Imagens: 3T

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