Foram entregues as palmas aos vencedores da Liga dos Campeões UCI de pista de 2023! No Velódromo de Londres, a quinta e última ronda desta competição, em Londres, Inglaterra, não trouxe profundas mudanças às várias classificações gerais.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Com efeito, os quatro atletas que vestiam a camisola azul (símbolo do líder final da Champions) não vacilaram e são os grandes vencedores desta 3ª edição da Liga dos Campeões de Pista da UCI da história.

Stars are Crowned! | UCI Track Champions League 2023 Highlights - Grand Finale, London - Endurance

Enquanto o neerlandês Harrie Lavreysen e a britânica Katie Archibald, já coroados em 2021, conquistaram a sua segunda Champions, a neozelandesa Ellesse Andrews e o canadiano Dylan Bibic fizeram-no pela primeira vez.

Eis a retrospetiva da competição londrina, derradeira e decisiva etapa da ‘UCI Track Champions League 2023’:

Sprint: Show Lavreysen vs. Richardson; e noite perfeita de Andrews

Muito longe de Harrie Lavreysen na classificação geral para esperar revertê-la a seu favor, o campeão Matthew Richardson teve, no entanto, a satisfação, em dominar o neerlandês na especialidade de velocidade (sprint), repetindo a vitória da ronda de Saint-Quentin-en-Yvelines, em Paris, há uma semana.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

PUB
Nova Mondraker Arid

Com o triunfo garantido, o múltiplo campeão olímpico e mundial Harrie Lavreysen vingou-se do australiano no keirin, para concluir em grande estilo a sua temporada. Com sete vitórias em dez eventos nesta Liga dos Campeões, a estrela neerlandesa mostrou mais uma vez que é o melhor velocista do mundo.

na competição feminina, o tão aguardado duelo entre Ellesse Andrews e Alessa-Catriona Pröpster. Separadas por sete pontos antes deste segundo encontro em Londres, foi Andrews a impor-se! A neozelandesa conquistou a velocidade e o keirin – o seu quinto e sexto sucessos nesta edição de 2023 – enquanto a alemã teve de se contentar com o terceiro lugar na velocidade e o quinto no keirin.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

À frente de Alessa-Catriona Pröpster por 19 pontos, Ellesse Andrews sucede à francesa Mathilde Gros, ausente este ano. Segunda classificada atrás de Andrews nas duas provas mesta ronda londrina, a colombiana Martha Bayona completou o pódio final.

 

Endurance League: Dylan Bibic e Katie Archibald em gestão

Chegados a esta derradeira prova com, respetivamente, 16 pontos de vantagem sobre William Tidball e 12 pontos sobre Anita Yvonne Stenberg, Dylan Bibic e Katie Archibald geriram uma margem confortável. E a partir das corridas zero, vencidas entre os homens por Mark Stewart (Grã-Bretanha) e entre as mulheres por Neah Evans (Grã-Bretanha), o canadiano e a britânica limitaram-se a defender-se para garantir os triunfos sobre a britânico e a norueguesa.

 

Tudo o que faltava a Bibic e Archibald era assegurar a vitória na eliminação. Enquanto o jovem corredor do Canadá, de 20 anos, terminava em 11º lugar a corrida marcada pela dobradinha belga (Tuur Dens à frente de Jules Hesters), a escocesa, de 29 anos, foi apenas terceira, atrás das irlandesas Lara Gillespie e Anita Yvonne Stenberg.

Dylan Bibic e Katie Archibald sucedem, assim, respetivamente, ao suíço Claudio Imhof, 17º e penúltimo este ano, e à norte-americana Jennifer Valente, que não defendeu o título.

Mais info:

ucitrackchamiponsleague.com


Imagens Liga dos Campeões de Pista Twitter

Também vais gostar destes!