Please put the correct video link to the video post format section

O sistema de suspensão que a nova Trek Slash 6 Gen utiliza não é propriamente novidade… A título de exemplo, a própria marca norte-americana apresenta um modelo de suspensão semelhante na Trek Session de downhill…

PUB
Giant TCR 2024

Também outras marcas têm apostado em algo semelhante há mais tempo, mesmo na categoria de enduro, em que recentemente as coisas pareciam ligeiramente estagnadas. Felizmente, a Trek  disponibiliza sempre uma grande quantidade de informações sobre as suas bicicletas e as tecnologias nelas aplicadas, algo que permite ver vídeos como o que está neste artigo…

bicicleta-trek-slash-6-gen

Portanto, aproveitando as informações da marca norte-americana, vamos aprofundar um pouco este sistema, que promete revolucionar um pouco o mundo do enduro e que, como não poderia deixar de ser, também traz consigo um desempenho excecional, refere a Trek.

Sistema de suspensão com ‘pivô alto’

É verdade que, ao observar o conjunto de componentes deste sistema, o elemento mais influente é, na verdade, aquele que passa mais despercebido à primeira vista: a posição elevada do pivô (eixo da suspensão traseira).

bicicleta-trek-slash-6-gen

De acordo com as explicações da própria marca, este pivô altera o arco percorrido pelo eixo da roda traseira quando a suspensão é comprimida: este move-se para trás em relação ao arco percorrido pelo sistema anterior, o mais convencional.

PUB
Orbea Genius Dealers

Deste modo, a roda consegue “ler” melhor o terreno: poderíamos dizer que a mesma se aproveita da inércia criada pelas imperfeições do terreno em vez de as enfrentar diretamente, o que reduz a sensação de “flutuação”…

Além disso, este sistema de pivô elevado permite um pedalar eficiente em terrenos acidentados, já que a roda traseira fica mais próxima do solo, melhorando significativamente a tração. Subir pendentes mais íngremes será também mais fácil… Isto pelo que indica a Trek.

Não há recuo da corrente…

Conhecido também como o kickback pedal, este recuo, além de ser inconveniente nos trilhos, coloca constantemente pressão nas pernas. A Trek garante ter resolvido o problema com as roldanas de tensão dispostas tanto na parte superior como na parte inferior.

bicicleta-trek-slash-6-gen

PUB
Cube Stereo ONE

“Embora a trajetória do eixo para trás aumente a distância entre o eixo traseiro e os pedais, não aumenta a distância entre o eixo e o pivô principal elevado. Portanto, ao guiarmos a corrente ao redor dessa roldana de tensão, eliminamos o efeito do recuo do pedal”, afirma o fabricante.

Estas roldanas fazem exatamente o que o nome sugere: tensionam a corrente quando a suspensão é comprimida, evitando assim o retrocesso da corrente e garantindo que os braços do pedaleiro permanecem no mesmo lugar, mesmo quando o sistema de suspensão é comprimido.

bicicleta-trek-slash-6-gen

A Trek Slash também é comercializada na versão de alumínio e o sistema de suspensão funciona de igual forma.

A toda esta tecnológia juntam-se duas variáveis que, de acordo com a Trek, contribuem para um desempenho de topo. Por um lado, a inclusão de uma configuração mullet torna a roda traseira mais reativa; por outro, com uma melhor leitura do terreno, a Trek Slash 6 Gen promete ser uma bicicleta mais ágil. Além disso, o amortecedor traseiro pode ter mais curso, neste caso acima dos 170 mm.

bicicleta-trek-slash-6-gen

A geometria bastante agressiva e quase ao nível das bicicletas de downhill pode fazer com que a bicicleta se torne mais segura nas descidas. De série, o ângulo de direção é de 63,5º. Além disso, estão também disponíveis, e em opção, diferentes caixas de direção para personalizar o ângulo de acordo com as preferências pessoais de cada rider (+-1º).

bicicleta-trek-slash-6-gen

PUB
Cube Stereo ONE

A nova Slash parece “esticar-se” e dar um passo à frente da concorrência direta. Ainda que este design de suspensão já tenha sido “avistado” noutras bicicletas de enduro…

Por exemplo, a Cannondale já o introduziu na sua Jekyll (com um pivô elevado, embora não tanto como o da Slash) e a GT na sua Force… A Trek adota agora este sistema, pelo que ficamos à espera de ver o que fará a seguir a concorrência…

Mais info:


Imagens: Trek

Também vais gostar destes!