E como não há duas sem três, a equipa da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua alcança a terceira vitória nesta 84ª edição da Volta a Portugal Continente, desta feita com João Matias, a que venceu ao sprint. Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) recuperou a liderança da camisola amarela.

PUB
Pirelli

Com 191 kms de extensão, a ligação de hoje foi entre Sines e Loulé, esta que é a terceira etapa mais longa da Volta a Portugal 2023. Como tem sido habitual, a fuga é encetada nos kms iniciais e constituída por: Wesley Mol (Bike AID), Lars Quaedvlieg (Universe Cycling Team) e Nuno Meireles (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho).

Apesar dos dez minutos de vantagem, o trio foi absorvido pelo pelotão nos 7.000 metros finais, contudo Wesley Mol arrecadou três metas volantes, e Quaedvlieg venceu o primeiro prémio montanha. Nesta mesma contagem de montanha, Leangel Lioñarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), o vencedor das duas primeiras etapas em linha, não aguentou o ritmo do pelotão e perdeu assim contacto com o mesmo.
A corrida seguia para aquilo que prometia ser uma chegada ao sprint e, apesar de Leangel já não estar no grupo, a sua equipa joga a “carta” João Matias, que não desiludindo vence a terceira etapa em Loulé, a terceira para a equipa do português nesta edição.
Imediatamente a seguir cruzaram a meta Oscar Pellegri (Burgos-BH) e Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor).
João Matias ascende agora ao segundo lugar da classificação geral, a dois segundos do primeiro, em dia de recuperação da camisola amarela por parte da Rafael Reis, que havia vencido o prólogo inicial da Volta. O terceiro lugar da geral, a quatro segundos, pertence a Lukas Meiler (Team Vorarlberg Santic).
Nas restantes classificações: Leangel Linarez mantéma liderança nos postos, Luís Ángel Maté é líder na montanha, e a Glassdrive-Q8-Anicolor segue como líder na classificação coletiva.
Nota para a mudança de líder na classificação dos atletas mais jovens, na qual agora é Pablo García (BAI-Sicasal-Petro de Luanda) a envergar a camisola da juventude.

Mais info:

Lê também:

Volta a Portugal – 2ª etapa: Linarez vence novamente e assume a amarela

Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo // Volta a Portugal

Também vais gostar destes!