Estamos a escassos minutos do início da Volta a Portugal Continente deste ano. Esta 84ª edição tem este ano um “roteiro” com etapas diferentes, também com alguns regressos, e com uma forte participação de equipas de fora de Portugal.

PUB
Nova Mondraker Arid

Tiradas extensas como a que liga Abrantes e Vila Franca de Xira, já amanhã, e Sines a Loulé, por exemplo, fazem com que esta Volta seja mais longa que a anterior, o calor também promete mais uma vez influenciar o desempenho dos atletas, e esperam-se dias muito competitivos.

Deixamos aqui a composição das equipas, alguns comentários sobre aqueles que se espera serem os ciclistas em destaque durante a Volta a Portugal e ainda um resumo de todas as etapas. Quem irá suceder a Mauricio Moreira, vencedor da edição de  2022?

ABTF Betão-Feirense (CT)

António Carvalho será a grande aposta da equipa de Santa Maria da Feira, mas as expectativas sobre o desempenho do homem de São Paio de Oleiros acabam por ser uma incógnita, devido ao seu estado físico. Na preparação para a prova-rainha do ciclismo português, António Carvalho caiu e partiu uma clavícula.

O português Afonso Eulálio e o colombiano Santiago Mesa poderão ser outros dos nomes a ter em conta na luta pela classificação da juventude.

Composição da equipa: António Carvalho; Ivo Pinheiro; Santiago Mesa (COL); Afonso Eulálio; Fábio Oliveira; Francisco Pereira e Pedro Andrade.

PUB
Beeq

AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense (CT)

Liderados pelo experiente Vidal Fitas fora do pelotão e pelo espanhol Delio Fernandez na estrada, a equipa algarvia é sempre um conjunto a ter em conta. Esta temporada, o galego natural de Moaña alcançou dois oitavos postos na Volta ao Alentejo e no Grande Prémio Abimota, respetivamente.

Apesar de existerem nomes como Samuel Blanco para atacar na montanha, e de Miguel Salgueiro para vencer etapas ao sprint, a turma algarvia poderá entrar na luta pelo pódio, certamente, após Delio Fernandez ter terminado a edição transata na 6ª posição.

Composição da equipa: Delio Fernández (ESP); Alvaro Trueba (ESP); Samuel Blanco (ESP); Venceslau Fernandes; Rafael Lourenço; Diogo Barbosa e Carlos Salgueiro.

Aviludo – Louletano – Loulé Concelho (CT)

Jesus del Pino foi 8º classificado na edição de 2022 e deverá comandar os destinos da equipa de Loulé em 2023. O corredor espanhol de 32 anos poderá agora lutar por vitórias de etapa na montanha ou ambicionar algo mais em termos da geral.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

O argentino de 25 anos Tomas Contte poderá ser outro corredor a mexer com as etapas com chegadas ao sprint. Conta este ano com pódios em etapas do GP Internacional Torres Vedras, do Grande Prémio Abimota ou do Grande Prémio O Jogo. O ciclista natural de Zarate poderá procurar a sua primeira vitória numa etapa da Volta a Portugal.

Composição da equipa: Jesus del Pino (ESP); Vicente García de Mateos (ESP); Tomas Contte (ARG); César Martingil; Daniel Viegas; Iván Carlos Oyarzún (CHI) e Nuno Meireles.

BAI – Sicasal – Petro de Luanda (CT)

O ex-ciclista da Efapel Cycling e da W52/FC Porto Francisco Campos é o novo reforço da BAI – Sicasal – Petro de Luanda e deverá ser o líder da equipa, sendo então um dos trunfos nas chegadas ao sprint. Mas a equipa tem outros elementos que poderão marcar presença em várias fugas com vista às vitórias em etapas.

Composição da equipa: Francisco Campos; José Manuel Gutierrez (ESP); Pablo García (ESP); Unai Esparza (ESP); Mikel Mujika (ESP); Daniel Paiva (ANG) e Hosana Gonçalves (ANG).

BIKE AID (CT)

A equipa alemã da BIKE AID deverá apresentar-se com o francês Léo Buvier em destaque, pois é este o ciclista com mais competências para as chegadas ao sprint. Espera-se que a turma germânica ande envolvida em fugas ao longo da prova, e em busca de uma vitória em etapa.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Composição da equipa: Léo Bouvier (FRA); Wesley Mol (PB); Adrian Zuger (ALE); Francis Juneau (CAN); Anton Shiffer (ALE) e Jonas Beck (ALE).

Burgos – BH (PRT)

A equipa espanhola da Burgos-BH apresenta-se nesta edição da Volta a Portugal com o colombiano Andrés Camilo Ardila em destaque, vencedor do Giro Ciclistico d’Italia em 2019, tendo sido apontado como uma grande promessa do ciclismo mundial. Aos 24 anos, chega da UAE Team Emirates, onde esteve três anos.

Composição da equipa: Miguel Ángel Fernández (ESP); Alleno Clément (FRA); Sinuhé Fernandez (ESP); Óscar Pelegrí (ESP); Mario Aparicio (ESP); Andrés Camilo Ardila (COL) e David Delgado (ESP).

Caja Rural – Seguros RGA (PRT)

A Caja Rural é uma turma com presença assídua na prova-rainha do ciclismo português e que de ano para ano varia muito o alinhamento que apresenta. O britânico Calum Johnston – 4º classificado na 7ª etapa da edição de 2022 – e o colombiano Yesid Pira, 17º da geral na edição transata, são algumas das caras conhecidas dos portugueses.

Composição da equipa: Daniel Babor (CHE); Tomáš Bárta (CHE); Calum Johnston (GB); Joseba López (ESP); Yesid Albeiro Pira (COL); Jaume Guardeño (ESP) e Gorka Sorarrain (ESP).

Credibom / LA Alumínios / Marco Car (CT)

A Credibom / LA Alumínios / Marco Car é a única comitiva 100% portuguesa, desde o staff até aos ciclistas. O jovem João Medeiros, 23 anos, chega a esta Volta a Portugal com excelentes prestações nesta temporada: 5º classificado na Clássica da Arrábida, 6º na Clássica de Santo Tirso e vencedor da última etapa do GP Douro Internacional. Pode ser um atleta a ter em conta.

Composição da equipa: André Ramalho; Gonçalo Leaça; João Medeiros; Rodrigo Caixas; João Macedo; Diogo Narciso e Daniel Dias.

EFAPEL Cycling (CT)

Comandados por José Azevedo, a EFAPEL Cycling conta com um grupo muito coeso, com Joaquim Silva em destaque ao longo desta temporada: 3º na geral do GP Douro Internacional e 2º no Grande Prémio O Jogo.

No entanto, Henrique Casimiro é um nome que poderá a vir a aparecer na média montanha, sendo que o conjunto português tem ainda Rafael Silva para atacar as etapas com chegada ao sprint.

Composição da equipa: Henrique Casimiro; Tiago Antunes; Emauel Duarte; Aleksandr Grigorev (RUS); Pedro Pinto; Joaquim Silva e Rafael Silva.

Equipo Kern Pharma (PRT)

Um elenco praticamente desconhecido para os adeptos portugueses da modalidade e com muitos jovens ao leme. O destaque poderá ir para Ibon Ruiz, que foi sétimo na geral da Volta ao Alentejo deste ano, ou para o espanhol Iñigo Elosegui, que chegou esta temporada proveniente da Movistar Team.

Composição da equipa: Jon Agirre (ESP); Ibon Ruiz (ESP); Mikel Retegi (ESP); Eugenio Sánchez (ESP); Iñigo Elosegui (ESP); Iván Cobo (ESP) e Yanne Dorenbos (NED).

Euskaltel – Euskadi (PRT)

A turma espanhola da Euskatel – Euskadi é outra com presença assídua na prova-rainha portuguesa. Nesta edição, o experiente Luis Ángel Maté irá comandar o elenco 100% espanhol.

Composição da equipa: Antonio Jesús Soto (ESP); Unai Iribar (ESP); Txomin Juaristi (ESP); Mikel Iturria (ESP); Unai Cuadrado (ESP); Luis Ángel Maté (ESP) e Andoni López (ESP).

Glassdrive / Q8 / Anicolor (CT)

A Glassdrive / Q8 / Anicolor é a equipa que dominou toda a 83ª edição da Volta a Portugal. Este ano, o objetivo não será diferente, certamente. O uruguaio Maurício Moreira, vencedor do ano passado, chega a Viseu após vencer o Grande Prémio Internacional de Torres Vedras e num claro ascendente de forma. Por outro lado temos também Frederico Figueiredo, 2º na geral em 2022, que é um dos grandes candidatos à conquista da prova.

No entanto, o mercado também mexeu do lado da Glassdrive / Q8 / Anicolor e a contratação do russo Artem Nych pode ser uma mais-valia, visto as mais recentes pretações obtidas no calendário nacional. Proveniente da Gazprom – RusVelo, o russo de 28 anos foi vencedor do GP Beiras e Serra da Estrela, 2º no GP Internacional de Torres Vedras, 5º no GP O Jogo e no Grande Prémio Abimota.

Contando ainda com elementos com Rafael Reis, Fábio Costa, Luís Mendonça e James Whelan, as restantes equipas terão um grande desafio pela frente para conseguirem desmontar a hegemonia que começa a ser demonstrada pela Glassdrive / Q8 / Anicolor.

Composição da equipa: Maurício Moreira (URU); Frederico Figueiredo; Luís Mendonça; Fábio Costa; James Whelan (AUS); Rafael Reis e Artem Nych (RUS).

Global 6 Cycling (CT)

O conjunto australiano chega a Portugal com sete corredores de nacionalidades diferentes. Iván Moreno tem o primeiro dorsal da equipa e, após ter feito 4º na geral da Volta a Portugal ao Futuro em 2017, chega agora à prova-rainha de Portugal com algumas prestações interessantes, nomeadamente no Sibiu Cycling Tour, no Tour of Malopolska ou na Flèche du Sud.

Composição da equipa: Iván Moreno (ESP); Jonas Hjorth (NOR); Gabriel Muller (FRA); Nícolas Sessler (BRA); Callum Ormiston (SA); Tomoya Koyama (JAP) e Evan Russell (CAN).

Kelly / Simoldes / UDO (CT)

O trepador Luís Gomes será o líder da Kelly / Simoldes / UDO, tendo vindo a dar boas indições ao longo da temporada. O objetivo deverá passar por conquistar mais uma etapa da Volta, tal como aconteceu em Braga na edição passada. Hélder Gonçalves é outro dos destaques, tendo feito 2º na classificação da juventude em 2022, podendo ser um candidato a fechar o top-10 nesta edição.

Composição da equipa: Luís Gomes; Adrián Bustamante (COL); Hélder Gonçalves; José Sousa; António Ferreira; Afonso Silva e Cesar David Guavita (COL)

Rádio Popular – Paredes – Boavista (CT)

Após ter terminado a edição de 2022 às “portas” do triunfo, eis que Luís Fernandes irá ser o líder da Rádio Popular – Paredes- Boavista com o sonho de terminar no top-3 da classificação geral.

César Fonte é outro nome que poderá causar “estragos” em determinadas etapas, tendo recentemente conquistado o Trofeú Ribeiro da Silva. Tem muita experiência no que toca a esta competição.

Composição da equipa: César Fonte; Luís Fernandes; Hugo Nunes; Guillermo Garcia (ESP); Raúl Rota (ESP); Tiago Leal e Pedro Miguel Lopes.

Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua (CT)

A equipa de Mortágua chega à 84ª Volta a Portugal com o sprinter João Matias a querer repetir aquilo que se conquistou na edição transata: duas etapas. Angel Sanchez e Gonçalo Carvalho, 13º e 21º em 2022, respetivamente, serão os homens que tentarão a díficil missão de chegar ao top-10.

Composição da equipa: João Matias; Bruno Silva; Gonçalo Carvalho; Francisco Morais; António Barbio; Leangel Rubén Linarez (EQU) e Ángel Sánchez (ESP).

Team Vorarlberg (CT)

O conjunto austríaco apresenta-se com um elenco desconhecido para a maioria dos portugueses. Teoricamente, o espanhol Óscar Cabedo será um dos destaques desta equipa, tendo-se transferido esta temporada proveniente da Burgos-BH e com um 19º lugar conquistado na La Vuelta, em 2022.

Composição da equipa: Óscar Cabedo (ESP); Lukas Rüegg (SUI); Pirmin Benz (ALE); Jon Knolle (ALE); Lukas Meiler (ALE); Colin Stüssi (SUI) e Moran Vermeulen (AUS).

Universe Cycling Team (CT)

A equipa neerlandesa da Universe Cycling Team chega a Portugal apenas com corredores naturais dos Países Baixos. Com um alinhamento quase desconhecido para o panorama do ciclismo nacional, teoricamente, Luuk Schuurmans destaca-se: duas vitórias em 2023, 1º na 2ª etapa do Aziz Shusha, e 1º na 5ª etapa do Tour d’Algérie.

Composição da equipa: Bart Buijk (NED); Jarri Sravers (NED); Lars Quaedvlieg (NED); Stefan Verhoeff (NED); Kenny Nijssen (NED); Luuk Schuurmans (NED) e Jip Steman (NED).

Todas as etapas da Volta a Portugal 2023:

Aqui ficam todas as etapas da Volta deste ano. Podes ler mais sobre cada uma delas neste nosso artigo de antevisão da prova, ou ver os percursos em detalhe no site oficial da competição, na secção ‘Etapas’.

  • 09 ago: Prólogo: Viseu – Viseu: 3,6 km (CRI)
  • 10 ago: 1.ª Etapa: Sangalhos (Anadia) – Ourém: 188,5 km
  • 11 ago: 2.ª Etapa: Abrantes – Vila Franca de Xira: 177,3 km
  • 12 ago: 3.ª Etapa Sines – Loulé. 191,8 km
  • 13 ago: 4.ª Etapa: Estremoz – Castelo Branco: 184,5 km
  • 14 ago: 5.ª etapa: Mação – Torre (Covilhã): 184,3 km
  • 15 ago: 6.ª Etapa: Penamacor – Guarda: 168,5 km
  • 16 ago: dia de descanso
  • 17 ago: 7.ª Etapa: Torre de Moncorvo – Larouco (Montalegre): 162,6 km
  • 18 ago: 8.ª Etapa: Boticas – Fafe: 146,7 km
  • 19 ago: 9.ª Etapa: Paredes – Mondim de Basto (Senhora da Graça): 174,5 km
  • 20 ago: 10.ª Etapa: Viana do Castelo – Viana do Castelo: 16,3 km (CRI)

Mais info:

Lê também:

Volta a Portugal 2023 termina no Santuário de Santa Luzia

Imagens: Facebook Volta a Portugal / Instagram Team Vorarlberg / Twitter Euskaltel – Euskadi / Twitter Equipo Kern Pharma / Twitter Caja Rural / Twitter Burgos – BH / Twitter Bike AID /Instagram BAI – Sicasal – Petro de Luanda

Também vais gostar destes!