Por hábito, os dias descanso das grandes voltas férteis em notícias e rumores, mas este último surgiu na manhã da etapa seguinte, ontem, e referia-se ao abandono de Wout van Aert deste Tour 2023 devido ao iminente nascimento do seu segundo filho, apesar deste estar previsto para após o final da corrida em Paris, no dia 23 de julho.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Van Aert, segundo o que corria nos bastidores da partida em Vulcania, tentaria tudo para vencer a etapa, porque pretendia retirar-se da corrida ainda durante o dia de ontem, para viajar para a Bélgica no intuito de assistir ao parto.

A verdade é que o belga teve uma iniciativa de fuga ao pelotão numa altura estranha na etapa, e logo efémera, na companhia do seu arquirrival do ciclocrosse Mathieu van der Poel – talvez tenha sido por esse motivo… Os dois ‘Vans’ isolaram-se numa descida e mantiveram o esforço até à última subida categorizada, quando era óbvio que os fugitivos estavam demasiado longe para poderem ser alcançados e não se vislumbrava qualquer outro objetivo.

Mas ainda mais bizarro do que esta fuga inusitada foi o dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl-Trek) ter sido um dos veículos desse rumor, dando como certa a saída imediata de Van Aert, em declarações à imprensa antes da partida. Naturalmente, a notícia não demorou a espalhar-se.

A Jumbo-Visma veio, de imediato, negá-la, mas o próprio Van Aert, após a etapa, sentiu necessidade de contactar a sua mulher para confirmar se não havia alteração à data do nascimento e que depois do esclarecimento veio a público partilhá-lo.

PUB
Prototype

«Não é novidade que a minha mulher está grávida e esperamos um menino. Acabei de ligar-lhe para saber se está bem e, felizmente, está, por isso não sei a razão desse rumor. Mas estou no Tour e espero terminá-lo», disse Van Aert, que fez questão de lembrar o que ficou acordado com a sua equipa Jumbo-Visma antes do Tour: que desistiria imediatamente em caso de parto prematuro. «Isso é certo, e óbvio, e sucederá se tal ocorrer», frisou o belga, que foi ainda confrontado com as declarações de Skjelmose.

«Não faço ideia de onde aquele miúdo [Skjelmose] tirou isso. Nunca falei com ele. Mas vou perguntar-lhe. Talvez queira que eu vá mais cedo para casa», brincou Van Aert.

Lê também:

Tour 2023 – 10ª etapa: Bilbao vence em dia caótico [com vídeo]

Imagens: Jumbo-Visma Twitter

PUB
Nova Mondraker Arid

Também vais gostar destes!