No Tour 2023, para fazer esquecer uma boa polémica, nada melhor do que outra boa polémica. De qualquer modo, a panaceia tem longevidade que se prevê muito mais curta do que a original. Ainda que um dos protagonistas seja o mesmo e esteja em ambas no papel de vítima. O protagonista chama-se Wout Van Aert.

PUB
Giant TCR 2024

Referimo-nos ao final da etapa de ontem, em Bayonne, que marcou a entrada do Tour em França após a Grande Départ no País Basco. No sprint para a meta, Van Aert poderá ter sido obstruído, de forma não regulamentar, pelo compatriota Jasper Philipsen, que acabou por vencer a etapa. O adversário da Jumbo-Visma foi forçado a abdicar e terminou apenas na quinta posição.

Motivo de queixa? Os comissários, após visualização das imagens televisivas, não encontraram irregularidade e confirmaram o triunfo do velocista da Alpecin-Deceuninck. Decisão certa ou errada, ainda que motivadora de polémica, esta não terá mais por que durar. Fica por aqui. Ponto final.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

De resto, o próprio prejudicado não a quis alimentar, mesmo sem parecer concordar com o veredicto do VAR. «Estava bem colocado, tentei ultrapassá-lo pelo lado direito, mas depois perdi o ímpeto porque nos tocámos e eu também nos espectadores. Por isso nos últimos 50 metros não consegui fazer o meu sprint», declarou Van Aert no final da etapa».

PUB
Orbea Genius Dealers

«Se foi jogo limpo de Philipsen? É difícil dizê-lo, mas não me cabe a mim julgar a legalidade», referiu o belga, que, questionado sobre se ainda se sentia frustrado, respondeu: «Comparado a ontem [domingo], estou relaxado», afirmou, sorrindo.

A «ontem», o belga referia-se ao caso, esse sim, com especificidade que poderá torná-lo bem mais duradouro do que o do sprint faltoso. Tanto mais, que a desclassificação de Philipsen não proporcionaria a Van Aert a vitória na etapa, uma vez que, repita-se, desistiu do sprint, concluindo a etapa ao ralenti… ainda que na quinta posição.

Referimo-nos ao caso de foro interno da Jumbo-Visma, que tem animado os bastidores, depois de Van Aert ter exteriorizado a sua «frustração e desapontamento», com um gesto elucidativo ao cortar a meta no domingo em San Sebastian, por não ter podido estar na discussão da vitória na etapa.

Porquê, porque depois de os seus companheiros não terem conseguido anular o ataque no último quilómetro do audaz Victor Lafay (Cofidis), que ganhou a tirada, e de a imprensa, principalmente a belgas, ter criticado Jonas Vingegaard por não ter colaborado no esforço com os parceiros Tiesj Benoot e Wilco Kelderman, Van Aert comentou, finalmente, a situação e fica implícito nas suas palavras que poderá vir a ter repercussões imprevisíveis e a curto prazo… ainda nesta edição do Tour.

«Ontem [domingo] fiquei muito frustrado por não ter vencido a etapa, por ter ficado muito perto de o conseguir [foi 2.º atrás do vencedor Lafay]. Tive de digerir esse desapontamento, por isso não falei logo após a corrida», declarou Van Aert à partida de Amorebieta.

«É evidente que houve discussão dentro da equipa sobre o que aconteceu. Queríamos ganhar e não deu certo. Foi um final difícil, mas poderíamos ter feito melhor. O contributo de Vingegaard? Também foi graças a ele que cheguei a ter oportunidade de vencer a etapa, porque não aceitou a puxar com Pogacar após a última subida, quando ficaram isolados. O plano era que eu vencesse a etapa e quando se viu o que aconteceu no final digo que poderíamos ter feito as coisas de maneira diferente. É sempre fácil falar depois, mas Jonas poderia ter feito mais, só isso», concluiu Van Aert.

PUB
Cube Stereo ONE

«Jonas poderia ter feito mais!», é esta a afirmação que poderá emergir, mais para a frente na corrida, se o dinamarquês precisar da ajuda do belga, e por algum motivo lhe faltar, até numa situação menos óbvia do que a de Vingegaard não ter dado uma mão num ou dois revezamentos aos seus companheiros para apanhar até à meta Victor Lafay. As próximas duas semanas e meia encarregar-se-ão de o esclarecer…

Lê também:

Tour 2023 – 3ª etapa: Jasper Philipsen ao sprint! [com vídeos]

Imagens: Tour de France Twiter e Jumbo-Visma Twitter         

 

Também vais gostar destes!