O que Tadej Pogacar poderia anunciar em mais ou menos imprevista conferência de imprensa? Todos os observadores de ciclismo interrogaram-se, legitimamente, sobre o motivo do agendamento repentino e rápido do encontro com os jornalistas pela equipa UAE Emirates. E alguns poderão ter chegado a temer por alguma má notícia para a Volta a França…

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Mas os fãs do esloveno e do ciclismo pode tranquilizar-se: Pogacar não anunciou a sua desistência do Tour, o que teria sido surpreendente poucos dias depois de, finalmente, ter conseguido retomar os treinos na estrada e integrado o estágio da equipa em Sierra Nevada.

Todavia, Tadej Pogacar, durante a conferência de imprensa, aproveitou para enviar uma mensagem a Remco Evenepoel, que teve de abandonar o Giro por causa da Covid: “Creio que Remco poderia ter competido pela vitória. Se  fosse ele, preferiria de apostado no Tour, mas cada um é como cada qual. Gostaria de vê-lo no Tour, tornaria a competição ainda melhor”, afirmou Pogacar, que não se ficou pelo campeão do mundo.

“O mesmo para Primoz Roglic, mas a Jumbo já tem Jonas Vingegaard. Roglic venceu o Giro, já é uma ótima situação para eles”.

Aguardemos uma eventual resposta de Remco Evenepoel. Quem sabe… se este desafio de Pogacar poderia fazê-lo mudar de ideias. Mas cremos que há poucas probabilidades de o corredor da Soudal Quick-Step estar à partida em Bilbau, no próximo dia 1. Remco já anunciou seu novo programa… e o Tour de 2023 não faz parte dele!

Esta conferência de imprensa permitiu, acima de tudo, para Pogi fazer o ponto de situação sobre a sua condição física e programa até ao Tour. “A minha forma é menos má do que eu pensava e o meu pulso está cada vez melhor”, declara o ciclista que fraturou o escafoide em consequência de uma queda na Liège-Bastogne-Liège e esteve várias semanas sem poder treinar na estrada.

PUB
Specialized Epic 8

“Atualmente, estou a trabalhar muito em Sierra Nevada, principalmente com longas saídas para melhorar a endurance. O nosso estágio termina no dia 11 de junho, depois farei o reconhecimento de algumas etapas do Tour, antes de fazer outro estágio em Sestriere”, explica Pogacar, anunciando que competirá no campeonato da Eslovénia no fim de semana antes do início do Tour.

“Espero poder participar”, prescindindo assim, ao contrário dos anos anteriores, da presença na Volta à Eslovénia (14 a 18 de junho), o que constitui uma novidade importante.

Consciente de que o atraso na preparação em maio não será fácil de compensar, mas também que a missão não é impossível, Pogacar, que já tem 12 vitórias em 2023, garante que fará tudo o que estiver ao seu alcance para se apresentar na sua melhor forma no Tour.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

“Se não estivermos a 100%, não podemos divertir-nos muito no Tour, por isso espero estar a 100%. De qualquer forma, vou tentar divertir-me. Preocupado? Não, não estou mais do que isso… Às vezes é bom chegar com um pouco mais frescura a uma grande volta do que algo saturado”, conclui Tadej Pogacar.

Lê também:

Jumbo-Visma revela equipa para o Tour

Imagens: UAE Team Emirates

Também vais gostar destes!