As bicicletas de Dylan van Baarle, Christophe Laporte e Edoardo Affini, ciclistas da Jumbo-Visma, foram as que andaram pelo empedrado da Paris-Roubaix com este referido sistema de ajuste da pressão dos pneus. Falamos da tecnologia KAPS desenvolvida pela Gravaa.

PUB
Nova Mondraker Arid

Já tínhamos visto componentes e sistemas parecidos instalados nas rodas das bicicletas da equipa DSM na edição do ano passado da prova, mais concretamente o sistema Scope Atmoz, mas desta vez a Jumbo-Visma recorreu a algo diferente.

O sistema KAPS permite ao ciclista ajustar continuamente a pressão dos pneus de acordo com a superfície / piso em que está a circular no momento. Isto permite aumentar a aderência a pisos como o pavé, por exemplo, ou mesmo reduzir a resistência à rodagem em asfalto. Mais: pode fazer com que seja mais eficaz a absorção das vibrações que vêm do terreno, o que pode ajudar a reduzir o cansaço dos atletas.

“Realizámos uma primeira experiência em dezembro de 2022 quando fizemos o reconhecimento do percurso da Paris-Roubaix. Os resultados foram positivoseron positivos”, afirma Jenco Drost.

PUB
Specialized Levo

O diretor das equipas de rendimento da Jumbo-Visma diz ainda: “além das vantagens a nível técnico, descobrimos que o sistema KAPS melhora o conforto a andar na bicicleta. Os ciclistas que o usaram sentiram menos problemas nos braços após cada secção mais complicada”.

Por sua vez, o diretor e co-proprietário da Gravaa, a empresa criadora do sistema, explica que “a pressão dos pneus é controlada através de um sistema combinado entre mecânica e eletrónica, tudo integrado perfeitamente nos eixos de cada roda”.

“O ciclista pode aumentar ou diminuir facilmente a pressão dos pneus pressionando um botão que está na unidade de controlo sem fios instalada no guiador. A pressão mantêm-se constante conforme essa indicação, sendo que as rodas, o ciclocomputador da bicicleta e essa unidade de controlo comunicam entre si por Bluetooth, lembra Gertjan van Ginderen.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Mais info:

Lê também:

Paris-Roubaix ou como o “Inferno do Norte” voltou a não dar tréguas…

A DSM utilizará um sistema de pressão de pneus adaptativo na Paris-Roubaix

Imagens: Site Jumbo-Visma

Também vais gostar destes!