É verdade que ainda estejamos no inverno – e estamos a senti-lo bem -, mas os dias passam muito rapidamente e, quando dermos conta, o calor vai começar a aparecer, tornando imprescindível um equipamento de verão adequado.

PUB
Pirelli

Espreita o teu guarda-roupa, que pode estar a precisar de uma reforma… Aqui mostramos os equipamentos que a Shimano nos enviou para testar que se destacam, assim que saem da caixa, por uma qualidade de acabamento muito alta e, não menos importante, pela a combinação perfeita entre a estética e a sobriedade de um produto bem feito, com cores que dão um toque de alegria ao vestuário de ciclismo.

Do lado feminino, recebemos uma camisola de manga curta Yuri, com a bonita cor Azul Aqua e uns calções também da série Yuri, na cor azul marinho.

Já do lado masculino, foram-nos entregues duas camisolas: a de manga curta Kita (em verde cáqui) e a Aerolite (verde turquesa), ambas com uma estética muito bem conseguida.

 

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Camisolas: ajuste perfeito, conforto garantido e estética bem conseguida

Em geral, todas as camisolas, segundo quem as testou, têm um ajuste perfeito, que não os deixou sentir desconfortáveis ​​em nenhum momento. Ambos testaram todo o material em percursos de gravel, que, digamos, exigem desempenho para uso em montanha, com a posição nos guiadores de uma bicicleta de estrada. Em nenhum momento lhes faltou maior liberdade de movimento.

A nossa mulher responsável por este teste destacou o grande conforto apesar de ser, segundo as suas impressões, uma camisola bastante justa.

O ajuste nas mangas foi muito bom, não subindo quando os braços se moviam. As extremidades são diferentes consoante o modelo: a Yuri de mulher tem uma costura minimalista, assim como a Aerolite de homem, enquanto a Kita de homem tem mangas cortadas a laser.

A verdade é que a estética deste tipo de acabamentos é espetacular, mas a nível prático não notámos grandes diferenças.

PUB
Beeq

A única entre os dois modelos para homem é que a camisola Kita tem mangas ligeiramente mais curtas, algo que não nos pareceu nem melhor nem pior, embora, segundo a marca, mangas mais compridas melhorem a eficiência aerodinâmica. De realçar que a Aerolite para homem utiliza poliéster reciclado na sua confeção.

Os três modelos têm bolsos traseiros, nenhum com fecho, mas com profundidade suficiente para o que colocámos neles não caíssem, mesmo com os solavancos.

Os fechos (escondidos) funcionaram perfeitamente, com destaque para o confortável “puxador” tipo Camlock. Aliás, a Shimano destaca isso no seu site e podemos dizer que o resultado foi ótimo. Os grafismos não foram afetados pelo fecho.

Andámos com estes equipamentos tentando tirar o máximo proveito dos benefícios de ventilação que devem ter, mas, devido ao clima em que estamos imersos – afinal ainda estamos no inverno -, tem sido bastante difícil para nós, pois não tem feito muito calor.

Certo é que, devido ao toque e às sensações dos materiais, essas propriedades existem. Nós que usámos as camisolas como primeira camada, o suor foi muito bem absorvido.

PUB
Prototype

Camisolas Shimano

Yuri (mulher)

  • Corpo principal: 95% poliéster, 5% elastano
  • Partes: 70% poliéster, 30% elastano
  • PVP: 139,95 euros

Aerolite (homem)

  • Corpo principal: 85% poliéster reciclado, 15% elastano
  • PVP: 89,95 euros

Kita (homem)

  • Corpo principal: 70% poliéster, 30% elastano
  • PVP: 99,95 euros

Calções: Yuri e Advanced, com ou sem alças

A Shimano disponibilizou dois calções com designs diferentes: o Yuri feminino, com alças, tem acabamentos de grande qualidade, acompanhado de um tom azul marinho, o que dá uma estética, mais uma vez, muito bem conseguida. Combinou perfeitamente com a camisola da mesma série.

A nossa “mulher de teste” realçou como é fácil colocá-los, sem que as alças fiquem excessivamente apertadas ou desconfortáveis.

Em movimento, o ajusto foi perfeito, destacando-se o conforto da perna, que tem uma faixa bastante larga e uma costura pouco invasiva.

Quanto aos calções para homem, os Advanced são o topo de gama da Shimano em termos de calções sem alças: o nosso “homem de teste” destacou sempre não ter perdido o apoio extra que as alças costumam proporcionar, achando-os muito confortáveis em qualquer circunstância, sem o desconforto que, em certas ocasiões, as alças podem causar ao se fazer movimentos bruscos.

Algo que ficou bem claro em termos de conforto na utilização foi a faixa da perna extralarga, que distribui a pressão naquela parte dos calções, evitando a pressão que incomoda e evitando que se mexa quando se pedala, pois, caso contrário, seria quase impossível subir.

A carneira de ambos os calções é a Strada, de fabrico italiano. Segundo a marca “adaptam-se a passeios de distância média e longa, com o conforto do tecido elástico de quatro direções e enchimento progressivo”. Em todos os momentos, os nossos responsáveis pelos testes destacaram o conforto em percursos de cerca de três horas, embora, o nosso homem tenha embarcado em percursos de mais de sete horas e não tenha notado nenhum desconforto… além do cansaço de jornadas desta magnitude!

Calções Shimano

Yuri com alças (mulher)

  • Corpo principal: 78 % poliamida reciclada, 22 % elastano
  • Parte superior: 73 % poliamida reciclada, 27 % elastano
  • PVP: 129,95 euros

Advanced sem alças (homem)

  • Corpo principal: 80% poliamida reciclada, 20% elastano reciclado
  • PVP: 119,95 euros

Veredito GoRide

Por vezes, quando falamos de vestuário, tendemos a dar muita importância (e bem) à carneira, pois é o elemento que mais se destaca para o nosso conforto (e saúde).

Mas, quando se tem equipamentos como estes da Shimano, aprecia-se mais detalhes que, talvez, outros mais baratas não proporcionem. Por exemplo, a sensação de qualidade que se traduz num ajuste perfeito e o conforto de uma utilização superior.

A estética também é um ponto a favor e os seus preços estão numa gama muito aceitável para a qualidade que oferecem. Achamo-los perfeitos para estrada e para o gravel, podendo ser usados ​​sem problema também no Cross Country (BTT).

Mais informações:

Neste hands-on:

  • Texto e fotografias: José Escotto
  • Riders nas imagens: Laura Trillo e Iván Fornos

Também vais querer ler…

Sapatos de estrada Shimano S-PHYRE com nova versão Champagne

Também vais gostar destes!