2023 é um ano que a Volta a Espanha feminina quer que marque a sua história. Há alterações de nota e um percurso com um final numa das subidas mais marcantes do ciclismo: Lagos de Covadonga.

PUB
Beeq

Quanto às mudanças, para começar a corrida passa a chamar-se precisamente assim (La Vuelta femenina, no original, sendo que acresce o patrocinador: by Carrefour), pois era o Ceratizit Challenge by La Vuelta.

A corrida cresce para sete etapas, um passo importante para que possa de facto afirmar-se como uma das três grandes do ciclismo feminino por mérito próprio e não por “influência” da importância da corrida masculina. E só para que seja mesmo grande, nada melhor que um final nos Lagos de Covadonga.

Outra alteração é a data, com a corrida ir para a estrada já entre 1 a 7 de maio e não no final de temporada. O percurso foi apresentado esta semana e a organização procurou que fosse marcante, com bastante montanha, mas com espaço para as sprinters também aparecerem.

O início dos 730,5 quilómetros totais será em Torrevieja (Comunidade Valenciana) com um contrarrelógio coletivo. É algo pouco eleito nas corridas masculinas atualmente e com as mulheres a nem terem muitos contrarrelógios individuais, será interessante ver como as equipas vão preparar este dia.

Haverá duas etapas de alta montanha e uma de média, além das três um pouco mais planas. Se a chegada na quinta etapa à primeira categoria no Mirador de Peñas Llanas já promete ser um dia a não perder, foi a escolha dos Lagos de Covadonga para consagrar a vencedora que acabou por chamar mais a atenção.

PUB
Giant TCR 2024

Esta subida nas Astúrias fará a sua estreia na Vuelta feminina, mas é bem conhecida no ciclismo. É uma das mais exigentes em Espanha, de categoria especial, e não desilude em termos de espetáculo.

Aqui ficam as altimetrias das sete etapas da corrida.

1ª etapa: Torrevieja-Torrevieja, 14,5 quilómetros (contrarrelógio por equipas)

2ª etapa: Orihuela-Pilar de la Horadada, 105,1 quilómetros

PUB
Pirelli

3ª etapa: Elche de la Sierra-La Roda, 148,2 quilómetros

4ª etapa: Cuenca-Guadalajara, 133,1 quilómetros

5ª etapa: La Cabrera-Mirador de Peñas Llanas. Riaza, 129,2 quilómetros

6ª etapa: Castro Urdiales-Laredo, 106,7 quilómetros

PUB
Giant TCR 2024

7ª etapa: Pola de Siero-Lagos de Covadonga, 93,7 quilómetros

Também vais querer ler…

Primoz Roglic na Catalunha à procura de um recorde

Fotografia: Facebook Ceratizit Challenge by La Vuelta

Altimetrias: lavueltafemenina.es

Também vais gostar destes!