Nos últimos anos, o UAE Tour tem sido considerado como o Campeonato Mundo de velocistas e, na edição de 2023, não é menos. Vários dos melhores sprinters da atualidade estão presentes, tais como Sam Bennett (BORA-hangsrohe), Dylan Groenewegen (Team Jayco AlUla), Olav Kooij (Jumbo-Visma), Sebastian Molano (UAE Team Emirates), Fernando Gaviria (Movistar), Mark Cavendish (Astana) ou Tim Merlier (Soudal Quick-Step).

PUB
Cube Stereo ONE

E após quatro etapas propícias a chegada em pelotão compacto, a camisola de arco-íris para o melhor sprinter das arábias vai para… Tim Merlier. Neste caso, o belga conquistou a camisola verde da liderança (definitiva) da classificação por pontos.

 

O belga, depois de ter vencido a primeira etapa, voltou a fazê-lo na sexta e penúltima jornada, este sábado, após impressionante aceleração nos últimos 200 metros com que arrasou a concorrência.

PUB
Prototype

“Correu bem”, disse o campeão belga à chegada. “O final foi muito nervoso, todos queriam a vitória porque era o último sprint, por isso tornou-se muito perigoso. Nos últimos 500 metros consegui posicionar-me bem, comecei a sprintar de longe e foi suficiente hoje. Fizemos um reconhecimento do final da etapa e encontrei uma abertura para passar, no que é preciso um pouco de sorte”, explicou o vencedor da etapa.

Como era de esperar, foi o terceiro sprint em pelotão massivo consecutivo, após um primeiro na etapa inaugural. Ao contrário desse dia, marcado por vento forte e cortes no pelotão, este sábado, a sexta etapa foi uma ligação tranquila num percurso plano.

Claramente o mais forte após a última curva de acesso à reta da meta com cerca de 300 metros, Tim Merlier não precisou, desta vez, de “photo finish”, como na primeira etapa e bateu Sam Bennett (BORA-hangsrohe), Dylan Groenewegen (Team Jayco AlUla), Olav Kooij (Jumbo-Visma ) e Fernando Gaviria (Movistar Team) num top 5 de velocistas de gala.

Sem alterações na classificação geral, Remco Evenepoel mantém margem de 9 segundos sobre Luke Plapp (INEOS Grenadiers) e 13 segundos sobre Pello Bilbao (Bahrain Victorious) na véspera da decisão final, em Jebel Hafeet.

Classificações

PUB
Beeq

www.procyclingstats.com

Também vais querer ler…

O Gran Camiño: Vingegaard responde a Pogacar

Fotografia: Twitter UAE Tour

Também vais gostar destes!