O vulcão Teide… a meca dos ciclistas. Situado em Tenerife, nas Ilhas Canárias, o vulcão Teide e sobretudo o hotel Parador de Las Cañadas del Teide, que se eleva a 2150 metros acima do nível do mar, é muito apreciado pelas equipas de ciclismo.

PUB
Specialized Levo

Nesta altura do ano, as equipas profissionais procuram enviar os seus corredores para estágios em altitude para se prepararem para a primeira parte da temporada e Tenerife é um destino frequente e o referido hotel o alojamento perfeito, por permitir que os ciclistas pernoitem a uma altitude elevada, dispensando câmaras hiperbáricas. Ou melhor, os quartos são câmaras hiperbáricas… naturais.

Todavia, essa estadia não é garantida, uma vez que o hotel tem apenas 37 quartos e somente metade desses quartos está disponível para atletas. Por isso, as vagas são muito difíceis de conseguir.

A equipa Jumbo-Visma conseguiu, no entanto, alojar 12 corredores e alguns membros do staff no hotel nas últimas semanas, o que está a causar alguma polémica. Pelos vistos, a competição não acontece apenas nas corridas, mas também pelas melhores condições de estágio…

Questionado sobre o assunto pelo Het Laatse Nieuws, Merijn Zeeman, diretor desportivo da formação neerlandesa, prefere desviar-se da questão central. “Reservamos muitos quartos lá, mas não impedimos que outras equipas possam fazê-lo também. Sabemos que o hotel fica cheio rapidamente em fevereiro. É preciso ser rápido na marcação, fazê-la com muita antecedência”, alega Zeeman.

Contudo, Jasper Stuyven, corredor da Trek-Segafredo, diz que a Jumbo-Visma “beneficia de direito de preferência, o que não é correto”, porque não há acordos claros sobre reservas”.

PUB
Prototype

“É possível que se ligue para o hotel em julho e não haja vagas, mas de repente em agosto está disponível. Há muito lobby e uma corrida entre as equipas para conseguir quartos”, declara o ciclista belga.

Uma competição em que Lotto Dstny também parece alinhar. A formação belga queria reservar quartos para fevereiro de 2024 e 2025, mas já não estavam disponíveis. Nicolas Maes, diretor desportivo da ProTeam, reforça as suspeitas: “Por coincidência, a Jumbo-Visma liga para o hotel sempre na hora certa todos os anos…”

Também vais querer ler…

Mark Cavendish: ‘Astana não espera que prove nada’

Fotografia: Twitter Jumbo-Visma

PUB
Prototype

Também vais gostar destes!