Depois de um 2022 longe do esperado, apenas com uma classificação da montanha no Grande Prémio Anicolor ganha, a agora APHotels & Resorts-Tavira-SCFarense arranca ainda mais sobre pressão de fazer melhor. A formação algarvia viveu muito, em termos mediáticos, à custa do último ano como profissional de Alejandro Marque. O espanhol soube aparecer quando mais foi preciso, mas, em 2023, é preciso muito mais.

PUB
Prototype

A equipa encontrou muitas dificuldades para estar na luta por triunfos, apesar de não faltar qualidade e experiência nos ciclistas que compõem a formação há muito liderada por Vidal Fitas. Para a nova época, é notória a tentativa de começar a rejuvenescer um pouco a APHotels & Resorts-Tavira-SCFarense.

Um ciclista com 19 anos e outros dois com 22 estão entre os quatro reforços. O destaque vai para Venceslau Fernandes que, aos 27 anos, muda novamente de equipa, continuando à procura de repetir feitos que alcançou como sub-23, quando venceu uma Volta a Portugal do Futuro.

O peso do nome está sempre presente, assim como acontece com Diogo Barbosa. O apelido não é coincidência: é filho do antigo ciclista Cândido Barbosa. Pouco se tem ouvido sobre este jovem porque, quando subiu a sub-23, optou pelo estrangeiro. Primeiro na equipa amadora da Caja Rural e depois na americana Hagens Berman Axeon. Agora regressa e, claro, que há expectativa para ver Diogo Barbosa em ação por cá.

José Bicho e Rúben Simão (um regresso) são atletas em fase de evolução. Apesar deste rejuvenescimento da equipa, grande parte da responsabilidade de protagonismo será de corredores muito experientes, como é o caso dos espanhóis Delio Fernandez, Alvaro Trueba e Samuel Blanco.

Miguel Salgueiro e Rafael Lourenço continuam à procura da sua afirmação, enquanto Valter Pereira e David Livramento são dois homens da casa que Vidal Fitas não abdica e que muito trabalham em prol dos líderes.

APHotels & Resorts-Tavira-SCFarense procurará mais e melhor nesta temporada, que já começou na Volta a San Juan. Além de Marque, saíram outros dois importantes ciclistas: Aleksandr Grigorev e Emanuel Duarte. No arranque da era sem Alejandro Marque, um líder que fará falta, chegou a altura de novas figuras se assumirem na formação algarvia.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Reforços: Diogo Barbosa (Por, 22 anos, Hagens Berman Axeon), José Bicho (Por, 19, Almodôvar-Formação Team Scav), Rúben Simão (Por, 22, LA Alumínios-Credibom-Marcos Car) e Venceslau Fernandes (Por, 27, ABTF Betão-Feirense).

Permanências: Alvaro Trueba (Esp, 30), David Livramento (Por, 39), Delio Férnandez (Esp, 36), Miguel Salgueiro (Por, 23), Rafael Lourenço (Por, 25) Samuel Blanco (Esp, 28) e Valter Pereira (Por, 32).

Saídas: Alejandro Marque (Esp, 41, retirou-se), Aleksandr Grigorev (Rus, 30, Efapel Cycling) e Emanuel Duarte (Por, 26, Efapel Cycling)

Também vais querer ler…

Kelly-Simoldes-UDO: Luís Gomes a puxar por uma equipa plena de juventude

PUB
Cube Stereo ONE

Imagem: Facebook Clube Ciclismo Tavira

Também vais gostar destes!