O Campeonato Mundial de ciclocrosse disputa-se este ano em Hoogerheide, nos Países Baixos, no próximo fim de semana (3 a 5 de fevereiro) e entre os responsáveis por ter pensado e desenhado o percurso do circuito competição destacam-se Adrie van der Poel, ex-ciclista profissional, pai do tetracampeão mundial da disciplina, Mathieu van der Poel.

PUB
Orbea Genius Dealers

O neerlandês tentará conquistar o quinto título, enquanto o seu irmão, David van der Poel, está atualmente ligado à equipa de desenvolvimento da Alpecin-Deceuninck.

De resto, para Adrie van der Poel não é, de longe, uma estreia nesta função, participando na criação do percurso dos Mundiais de ciclocrosse há alguns anos, e em 2023, em especial, não poderia enjeitar a feitura da pista em Hoogerheide, que é a sua cidade natal, e onde é anfitrião e colaborador numa ronda da Taça do Mundo com o seu nome, o Grande Prémio Adrie van der Poel.

Todos os anos, o pai de Mathieu van der Poel empenha-se na construção do circuito da prova do Taça do Mundo. “Fazemo-lo há anos com o mesmo grupo de entusiastas”, começa por afirmar.

Este ano, a tarefa é especial, Campeonato do Mundo “oblige”: “Temos coisas novas para o Campeonato do Mundo, tem sido muito divertido estar a construir este circuito.”

Por enquanto, o maior obstáculo aos organizadores é a muita chuva que tem caído nesta região neerlandesa, e que, admite Van der Poel, tem atrapalhado alguns dos planos perspetivados para o desenho da pista. “Se continuar a chover assim, teremos de começar a intervir no terreno, para que não se deteriore, e também na zona de assistência e na tenda VIP”, explica Adrie van der Poel.

Também vais querer ler…

Van der Poel acena a Van Aert: domingo nos veremos!

PUB
Nova Mondraker Arid

Fotografia: Twitter Mathieu van der Poel

Também vais gostar destes!