Deixam-no ir e Kobe Goossens não perdoa! Ganha a subir, ganha em terreno mais plano, mas ganha! O belga venceu pelo segundo dia consecutivo no Challenge de Maiorca, juntando este sábado o Trofeo Serra de Tramuntana ao Trofeo Andratx-Mirador D’es Colomer, conquistado na sexta-feira. E aí vão três em cinco (este domingo realiza-se o quinto) para a Intermarché-Circus-Wanty, com Rui Costa a ter ganho o Trofeo Calvia.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Desta feita não foi preciso andar mais de 60 quilómetros em fuga. Goossens parece não ter acusado o esforço do dia anterior e nem a intempérie o desmotivou a tentar nova vitória. Os cerca de 123 quilómetros com início e fim em Lloseta nada tiveram a ver com o habitual postal turístico que esta região de Espanha tanto gosta de promover: não só se manteve o mau tempo, como até apareceu neve!

Uma das principais subidas teve mesmo de ser cancelada, com a organização a alterar o percurso. O manto de neve não é a imagem que mais faz lembrar Maiorca. Não foi, por isso, um dia nada fácil. Nenhum tem sido neste Challenge.

As subidas nos últimos 30 quilómetros foram importantes, com muitos ciclistas a não só mostrarem que ainda estão numa fase inicial de temporada e longe da melhor forma, como a não se darem nada bem com tanto frio e chuva. E este fator também fez as descidas terem ainda mais preponderância.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Muitos foram os que não arriscaram e acabaram por perder contato com a frente da corrida. A Intermarché-Circus-Wanty – desta feita já sem Rui Costa, que deu por concluída a sua participação no Challenge de Maiorca – apostou novamente em Goossens, mas também teve Lilian Calmejane bem posicionado e, inclusivamente, a tentar atacar.

PUB
Prototype

João Almeida (UAE Team Emirates) não ficou na frente da corrida quando um pequeno grupo com os dois homens da formação belga e também com o colega de equipa do português Brandon McNulty, entre outros, ganhou vantagem.

Mas o ciclista das Caldas da Rainha conseguiria “colar”. Porém, com constantes acelerações, João Almeida não conseguiu ficar em posição de discutir o troféu. Já Goossens escolheu o timing perfeito. Dentro dos três quilómetros finais arrancou. A hesitação entre os elementos do grupo a ver quem perseguiria o belga de 26 anos saiu cara.

No dia antes venceu em subida, este sábado superou todas as dificuldades e depois foi a fundo até à meta. Outro belga, Lennert Van Eetvelt (Lotto-Dstny) fez terceiro na sexta-feira e agora foi segundo, a sete segundos do vencedor, com a Soudal Quick-Step a ficar mais uma vez frustrada. Bem coloca ciclistas na frente, mas não ganha. Ilan Van Wilder fechou o pódio, a nove segundos.

João Almeida terminou na nona posição, naquela que foi a sua segunda corrida da temporada, ele que está de olhos postos no Giro e com passagem marcada pela Volta ao Algarve.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Este domingo será o de encerramento do Challenge de Maiorca, com o Trofeo Palma, um mais a pedir a presença dos sprinters. A Intermarché-Circus-Wanty centrará novamente muito as atenções, pois tem Biniam Girmay, que fez terceiro no segundo dos troféus, na quinta-feira e é um claro favorito.

Classificações completas:

Também vais querer ler…

Superman López conquista etapa rainha da Volta a San Juan

Fotografia: Twitter Intermarché-Circus-Wanty

Também vais gostar destes!