“Estudar” toda a oferta atual das melhores bicicletas de suspensão total em busca da escolha certa pode ser um processo bastante complicado. Há construções e montagens para todos os gostos (e carteiras), há diferentes tecnologias de amortecimento…

PUB
Specialized Levo

O primeiro ponto a esclarecer é perceberes para que tipo de BTT queres a bicicleta. No nosso caso, a pesquisa é simples: reunimos aqui bicicletas destinadas à prática de XC, seja para levar o BTT mais a sério, competir, até, seja para as habituais voltas de fim de semana com amigos.

Depois, há que comparar o orçamento disponível com o nível de equipamento que podemos adquirir. Isto olhando ao gosto pessoal de cada um e preferência por marca, claro.

Há uma certeza, contudo: independentemente da integração de amortecedor e do sistema de suspensão traseira utilizado (o amortecedor pode ser mais ou menos integrado no quadro, pode basear-se em pontos de apoio tipo pivot…), as bicicletas full suspension estão hoje em níveis fantástivos de fabrico, construção e performance.

Se procuras a tua próxima “companheira” de trilhos entre os modelos com estas características, queremos ajudar: listamos aqui aquelas que nos parecem ser neste momento as melhores bicicletas de suspensão total para BTT (e XC).

PUB
Prototype

Destacamos as tecnologias de suspensão total, bem como os cursos das suspensões e os pesos dos quadros (todos em carbono), pois acabam sempre por ser dos critérios mais importantes na escolha.

Também verificamos se cada bicicleta conta com modelo downcountry, ou seja, uma eventual variação com cursos mais extensos e características para um uso mais versátil (e até trail).

E deixamos o conselho habitual: tenta sempre experimentar a bicicleta antes da decisão final, pois não há nada como aquele feeling com a “máquina” nas mãos!

Melhores bicicletas de suspensão total para BTT (e XC)

Modelos neste artigo:


Berria Mako

As mais bem equipadas são as Mako BR, nomeadamente a BR 9 e a BR LTD, até porque conta com transmissões eletrónicas da Sram e o quadro em carbono pesa 1.623 gramas apenas. Depois surgem as restantes opções na gama Mako, com quadro um pouquinho mais pesado, mas também aqui componentes e periféricos de bom nível.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Atrás temos sempre um amortecedor com 105 mm de curso e colocado na vertical no quadro. Nota também para a forma como este modelo mais recente da Berria Mako faz um trabalho muito melhor nos pormenores de desgin. A passagem dos cabos por dentro do quadro e na caixa de direção, por exemplo.

Principais características:

Quadro: Mako 3 Full carbon HMR2X (ou HMR3X) // Sistema de suspensão total: kinematic XCO WC 105mm // Curso suspensão frontal: 100 ou 110 mm // Curso amortecedor: 105 mm

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • Berria Mako 6, 7, 9 e Sport
  • Berria Mako BR 9 e BR Ltd

Mais info:

Modelo downcountry?

Sim, é a Berria Mako DC, que a marca “arruma” na vertente trail: Berria Mako DC 6, 7, 9 e Sport. O curso traseiro mantêm-se, mas à frente estão suspensões com 120 mm.


BH Lynx Race Carbon

Conhecemos bem a Lynx, é uma suspensão total fantástica e com versões com quadro em carbono que se adaptam a todos os orçamentos. Com um sistema de suspensão total de pivots e paralelo ao top tube, com curso de 100 mm, é outro modelo que dá cartas na Taça do Mundo de XCO (nas mãos do espanhol David Valero). Bastante leve e repleta de pormenores que podem fazer a diferença.

LYNX RACE EVO CARBON | ALWAYS FAST
PUB
Orbea Genius Dealers

Principais características:

Quadro: Lynx Race Carbon // Curso suspensão frontal: 100 ou 10 mm // Curso amortecedor: 100 mm // Preços: desde 2.499 euros

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • Lynx Race Carbon MC 3.0, 3.5,
  • Lynx Race Carbon RC 6.0, 6.5, 7.0,
  • Lynx Race Evo Carbon 8.0, 8.5, 9.2, 9.5, 9.9

Mais info:

Teste GoRide.pt: BH Lynx Race Evo Carbon 9.5 [com vídeo]

Modelo downcountry?

Sim, é a BH Lynx Race Evo Carbon LT (7.5 e 9.0), com curso de 120 à frente e outras características para um uso mais versátil na montanha.


Bianchi Methanol CV FS

Um modelo de design e estrutura bastante convencional, e que se fica pelos 100 mm de curso em ambos os eixos. Tem apenas três montagens disponíveis, pelo que a menos dispendiosa conta com transmissão Shimano XT e as outras duas com sistemas eletrónicos Sram XX1.

Principais características:

Quadro: Methanol CV FS 100mm 29″ full carbon HM // Curso suspensão frontal: 100 mm // Curso amortecedor: 100 mm // Preços: desde 4.749 euros

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • Bianchi Methanol CV FS, FS 9.1 e FS 9.2

Mais info:


BMC Fourstroke

Tem um modelo de 2023 novinho em folha, que se divide na gama normal e 01, uma mais para competição, outra mais para o fim de semana. São bicicletas bastante exclusivas, caras, mais com enorme atenção ao pormenor e lotes de equipamento de topo, entre este transmissões eletrónicas Sram.

Introducing the Latest BMC Fourstroke Generation

Principais características:

Quadro: dddd // Curso suspensão frontal: 100 ou 120 mm // Curso amortecedor: 100 mm// Preços: desde 4.299 euros

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • BMC Fourstroke ONE, TWO, THREE, FOUR
  • BMC Fourstroke 01 ONE, TWO, THREE, FOUR, FRS, LTD

Mais info:

Modelo downcountry?

Sim, é a BMC Fourstroke LT, que está disponível nas mesmas cinco versões do modelo normal e 01. Cursos de suspensão frontal de 120 mm.


Cannondale Scalpel

É a icónica suspensão frontal Lefty Ocho da Cannondale, neste caso com 100 mm, que mais salta à vista no melhor modelo de suspensão total da marca, disso não haja dúvida.

Nas versões mais bem equipadas podemos contar com transmissão eletrónica (no modelo HI-MOD) e com rodas em carbono.

Principais características:

Quadro: BallisTec Hi-Mod Carbon // Sistema de suspensão frontal: Lefty Ocho // Curso suspensão frontal: 100 mm // Curso amortecedor: 100 mm

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • Cannondale Scalpel HI-MOD Ultimate e HO-MOD 1
  • Cannondale Scalpel Carbon 2, 3, 4 e LTD

Mais info:

Teste GoRide.pt: Cannondale Scalpel Carbon SE LTD Lefty [com vídeo]


Canyon Lux

Há tanto a dizer sobre os vários modelos nesta gama Lux que a Canyon reserva ao XC… Até se quisermos começar pelos títulos na Taça do Mundo de XCO que a bicicleta já tem.

O sistema de suspensão total baseado em pivots oscilantes junta-se a uma excelente relação qualidade/peso/preço. Aliás, no modelo mais leve o quadro tem apenas 1.535 gramas… Vale a pena espreitar a edição World Cup!

Canyon Lux World Cup | Control The Rush

Principais características:

Quadro: Canyon Lux CF ou CFR // Curso suspensão frontal: 100 mm // Curso amortecedor: 100 mm // Pesos: desde 9.8 kg  // Preços: desde 3.599 euros

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • Canyon Lux World Cup CF 6 e 7
  • Canyon Lux World Cup CFR LTD e Team

Modelo downcountry?

Sim, é a Canyon Lux Trail, que já tivemos oportunidade de experimentar! O curso do amortecedor traseiro sobe para 110 mm, o da suspensão frontal para 120 mm, e há vários itens que mostram clara vocação para um pouco de trail…

Teste GoRide.pt: Canyon Lux Trail CF 7 [com vídeo]

Mais info:

Modelo downcountry?

Sim, é a Canyon Lux Trail, que já tivemos oportunidade de experimentar! O curso do amortecedor traseiro sobe para 110 mm, o da suspensão frontal para 120 mm, e há vários itens que mostram clara vocação para um pouco de trail…

Teste GoRide.pt: Canyon Lux Trail CF 7 [com vídeo]


Coluer Stake CR

O melhor nesta bicicleta é que tem muitas versões, e com preços a começar até bem em baixo tendo em conta que se trata de uma suspensão total. Vamos desde montagens bastante acessíveis até outras em que encontramos transmissões eletrónicas e as rodas em carbono Fulcrum Red Zone 7. O sistema de suspensão traseira, com 100 mm, já tem alguns anos e créditos firmados.

Principais características:

Quadro: HMC T-700/800 Carbon // Curso suspensão frontal: 100 ou 120 mm // Curso amortecedor: 100 mm // Preços: desde 2.899 euros

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • Coluer Stake 3oth XX1 AXS e XT (edições limitadas de aniversário)
  • Coluer Stake CR 4.2, 4.4, 4.5, 6.3, 6.4, 6.8, 7.3, 7.4 e 7.8

Mais info:


Cube AMS

A construção em carbono C:68X da Cube garante-nos que conseguimos bicicletas com uma boa relação entre peso e valor a pagar. Contudo, no caso das AMS Zero99, podemos aliar ainda a cada versão bons lotes de equipamento. O quadro pesa apenas 1.600 gramas e o sistema de amortecimento traseiro, apesar de já levar uns aninhos de mercado, continua a dar à bicicleta o nível de performance desejado.

AMS Series [2022] - CUBE Bikes Official

Principais características:

Quadro: C:68X Monocoque Advanced Twin Mold Technology // Sistema de suspensão total: FSP 4-Link // Curso suspensão frontal: 100 mm // Curso amortecedor: 100 mm // Pesos: desde 9,3 kg // Preços: desde 4.449 euros

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • Cube AMS Zero99 SLT 29, SL 29 e Race 29

Mais info:

Modelo downcountry?

Sim, é a Cube AMS One11, cujos cursos de suspensão frontal crescem para 120 mm, entre outros elementos. Nas versões TM 29 e Pro 29.


Ghost Lector FS

Uma bicicleta que conhecemos bem, até porque foi a que o nosso colega Nuno Margaça levou à edição mais recente do Titan Desert Marrocos! Sistema de amortecimento traseiro na vertical e eficaz, com várias configurações à escolha. Algo diferente: os cursos de ambas as suspensões variam conforme o tamanho dos quadros (os tamanhos L e XL contam com amortecimento de 120 mm em ambos os eixos).

The LECTOR FS - GHOST's full suspension weapon

Principais características:

Quadro: Lector FS LC // Sistema de suspensão total: TractionLink // Curso suspensão frontal: 100 ou 120 mm // Curso amortecedor: 100 ou 120 mm // Preços: desde 3.449 euros

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • Ghost Lector FS SF Essential, Universal, Advanced, Pro e World Cup

Mais info:

Teste GoRide.pt: Ghost Lector FS SF Universal 2022 [com vídeo]


Giant Anthem Advanced

Com sistema Live Valve da Fox nas versões mais bem equipadas (e caras), o modelo de suspensão total para XC da Giant mostra-se finalmente mais à imagem das tendências mais recentes. E até mais leve, visto que o sistema Maestro deu lugar a uma estrutura mais leve e “linear”. O quadro pesa 1.700 gramas.

Pure XC Speed: Anthem Advanced Pro 29 Bike Check | Giant Bicycles

Principais características:

Quadro: Advanced-Grade Composite // Sistema de suspensão total: FlexPoint Pro // Curso suspensão frontal: 100 mm // Curso amortecedor: 110 mm // Preços: desde 4.899 euros

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • Giant Anthem Advanced Pro 29 0, 1, 2 e 3

Mais info:


Intense Sniper

Uma bicicleta cujo sistema de suspensão total à base de pivots integrados no tubo superior vem dos modelos mais gravity da marca, com amortecedor de 100 mm (na versão mais racing, pois há uma mais downcountry).

E com um desenho bastante interessante. Na configuração mais bem equipada traz transmissão eletrónica Sram AXS XX1 e uma Rockshox Sid SL Ultimate, por exemplo.

The 2022 Sniper FRO (FOR RACING ONLY)

Principais características:

Quadro: Sniper 29 XC Monocoque Carbon // Sistema de suspensão total: JS Tuned XC Link // Curso suspensão frontal: 100 mm // Curso amortecedor: 100 mm // Preços: 4.399 euros

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • Intense Sniper XC Expert e Pro
  • Intense Sniper Fro

Mais info:

Modelo downcountry?

Sim, nas versões Sniper T e Sniper T Elite. Diferenças? As suspensões frontais passam a 120 mm, o guiador é sobre-elevado e tem 760 mm, os pneus são 2.30” em vez de 2.20”. Estes são, aliás, os principais pontos modificados por praticamente todos os fabricantes neste conjunto para tornarem o uso da bicicleta mais eclético na montanha, digamos assim.


KTM Scarp

Esta campeã de vendas em Portugal também se distingue pela leveza, já que todo o conjunto na versão Exonic fica pelos 9,5 kg, um patamar de peso muito bom para uma suspensão total.

Os cursos das suspensões andam pelos 100 mm (há um modelo mais “generoso” neste campo, ver abaixo…) e toda a estrutura em carbono apresenta tubos bastante finos, como é o caso dos tirantes que ligam diretamente ao amortecedor integrado no tubo superior. As versões mais baratas têm triângulo traseiro em alumínio.

Principais características:

Quadro: Scarp 29″ Premium Carbon (ou com triângulo traseiro em alumínio SLL95 mm) // Curso suspensão frontal: 100 mm // Curso amortecedor: 100 mm // Pesos: desde 9,5 kg // Preços: desde 3.299 euros

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • KTM Scarp Elite, Glorious, Elite, Master, Prime e Exonic

Teste GoRide.pt: KTM Scarp Master 2022 [com vídeo]

Mais info:

Modelo downcountry?

Sim, é a KTM Scarp MT, nas versões Pro, Elite, Master, Prime e Exonic. Traz pneus mais largos, guiador mais largo e, principalmente, suspensões com mais cursos: 115 mm atrás e 120 mm à frente.

Teste GoRide.pt: KTM Scarp MT Exonic 2022 [com vídeo]


Lapierre XR

Estamos neste momento a testar uma Prorace Cf da Lapierre, uma hardtail, mas estamos muito curiosos em relação a esta XR, que deverá chegar também em breve às nossas experiências. E principalmente pela boa fama que esta suspensão total tem, muitos às custas do amortecedor apoiado no top tube e da geometria mais curta e reativa. A confirmar!

Entretanto, o quadro XR full carbon está repleto de pormenores, pelo que se pode ver pelas imagens e pela lista de especificações no site, com 100 mm de cursos no amortecimento em ambos os eixos. Outro modelo que segue algumas tendência do XC recente, como os pneus de 2.35”, por exemplo.

Principais características:

Quadro: XR full Carbon // Curso suspensão frontal: 100 mm // Curso amortecedor: 100 mm // Preços: desde 3.799 euros

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • Lapierre XR 5.9, 6.9, 7.9, 8.9 e 9.9

Modelo downcountry?

Sim, é XRM do 75º Aniversário da Lapierre, de certa forma, que cresce o cursos da suspensão da frente para 110 mm (e acrescenta componentes e periféricos fantásticos a esta bicicleta de BTT maratona).

Mais info:


Lee Cougan Crossfire 428

Tal como em todas as bicicletas presentes neste artigo, aqui há detalhes de design, construção e engenharia que estão altamente apurados hoje em dia. Um exemplo é a passagem interna dos cabos, outros o guiador integrado (com avanço) e a guia de corrente.

Neste caso, esta icónica marca (que também anda em competição na Taça do Mundo) também disponibiliza via site uma plataforma para personalização da bicicleta (como muitos outros fabricantes) e assenta a estrutura em cursos curtos, a pensar no XC convencional e nas maratonas (100 mm em ambos os eixos).

Lee Cougan Crossfire 428

Principais características:

Quadro: Carbon // Curso suspensão frontal: 100 mm // Curso amortecedor: 100 mm // Preços: desde 4.769 euros

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • Lee Cougan CrossFire 428 Full XT, RE, Comp, Race e Team

Mais info:


Liv Pique

Como sabemos, a Liv constrói bicicletas exclusivamente para senhoras, pelo que fizemos questão de incluir por aqui esta Pique, que apresenta características muito próprias, naturalmente. A começa pela curvatura do tubo superior e pela integração na vertical do  sistema de suspensão total Maestro (aquele que a Giant Anthem Advanced 29 já abandonou…).

Há uma versão em alumínio, que é aquela que indicamos com preço nos 2.499 euros. A outra, a Advanced Pro 29, custa 4.999 euros e conta com 100 mm de cursos no amortecimento tanto à frente como atrás.

Pique 29 Series | Liv Cycling

Principais características:

Quadro: Advanced-Grade Composite (ou Alloy) // Sistema de suspensão total: Giant Maestro // Curso suspensão frontal: 100 mm // Curso amortecedor: 100 mm // Preços: desde 2.949 euros

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • Liv Pique Advanced Pro 29 e Pique 29

Mais info:


Merida Ninety Six

A máquina mais eficaz que a Merida tem no catálogo a pensar no XC, no XCO, nas maratonas… Já a tivemos oportunidade de experimentar num modelo de anos anteriores, na versão mais bem equipada, e podemos afirmar que a combinação entre peso, componentes e performance é bastante boa.

O amortecimento em geral são os típicos 100 mm, com a versão mais cara a elevar bastante o patamar do material instalado, desde as todas em carbono à transmissão sem fios com selo Sram AXS. Há uma versão com curso de 120 mm e outras características mais “radicais”.

Principais características:

Quadro: Carbon Ninety-Six RC CF5 III  // Sistema de suspensão total: P-Flex // Curso suspensão frontal: 100 mm // Curso amortecedor: 100 mm // Preços: desde 4.999 euros

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • Merida Ninety-Six 6000, 7000, RC 5000, RC XT e RC 10K

Mais info:

Teste GoRide.pt: Merida Ninety-Six RC 9000 [com vídeos!]

Modelo downcountry?

A versão 7000 pode ser considerada dessa forma, sim, visto que conta com suspensão frontal de 120 mm, pneus 2.30” e guiador de 760 mm, por exemplo.


MMR Kenta SL

É a suspensão total que Luis Henrique, ex-selecionar espanhol de futebol, vai levar ao próximo Cape Epic. E também aquela com que anda a nossa única representante na Taça do Mundo de XCO, Raquel Queirós, que defende as cores precisamente da equipa de fábrica da MMR.

Boa relação qualidade/preço, diz a marca, bem como 100 mm de cursos no amortecimento em ambos os eixos e medidas muito curtas (435 mm nas escoras, apenas, por exemplo) fazem desta uma opção a dar uma olhada. Está na nossa lista de testes para breve!

Principais características:

Quadro: Kenta- G3 Carbon Concept Lite Frame // Curso suspensão frontal: 100 mm // Curso amortecedor: 100 mm // Preços: desde 5.399 euros

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • MRR Kenta SL e Kenta

Mais info:

Modelo downcountry?

Sim, é a MMR Kenta SXC, que vem de Super-XC, como a marca lhe chama. Este modelo vai um pouco mais longe: abre a direção a 68 graus, instala um guiador de 760 mm, cresce o curso frontal para 120 mm e conta com um espigão telescópico, por exemplo.

Nova MMR Kenta 2022: para XC e ‘super’ XC?!


Mondraker F-Podium

Temos uma relação bastante próxima com este modelo da Mondraker, pois já tivemos oportunidade de experimentá-lo e de vê-lo também bem de perto nas instalações da marca, em Alicante, Espanha. E aqui há duas tecnologias que a marca avança como as bases do desempenho da bicicleta: o sistema de suspensão Zero e a geometria Forward.

Com 100 mm no amortecimento traseiro, mas com 110 mm na suspensão frontal, um ponto que coloca esta F-Podium no trilho da sua versão DC, mais virada para o XC técnico, ou como lhe queiramos chamar. Não é das mais leves do segmento.

The Mondraker F-Podium. A Faster You.

Principais características:

Quadro: F-Podium 29 Stealth Air Full Carbon // Sistema de suspensão total: Zero // Curso suspensão frontal: 110 mm // Curso amortecedor: 100 mm // Pesos: desde 11,2 kg

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • Mondraker F-Podium Carbon e Carbon R

Modelo downcountry?

Sim, é a F-Podium Carbon DC, nas versões R e RR. E digamos que é esta a grande aposta da marca neste segmento, um pouco a “puxar” ao seu historial no trail e enduro. Foi a versão que experimentámos no modelo de 2021.

Teste GoRide.pt: Mondraker F-Podium Carbon DC RR 2021 [com vídeo!]

Mais info:


Orbea Oiz

Ora aqui está outra boa conhecida nossa, e refira-se que é também uma bicicleta bastante equilibrada e recheada de pormenores interessantes. A Orbea Oiz, com expoente máximo na versão M LTD de 2023, aposta em curso de 120 mm à frente e no sistema I-Line que semi-integra o amortecedor de 110 mm no top tube.

Ora, estas e outras características coloca a bicicleta a meio caminho entre o XC tradicional e o XC mais técnico, mais versátil, com uma geometria bastante curta e periféricos com qualidade à medida do preço final. Excelente opção!

Uma nota para o facto de podermos personalizar bastante a bicicleta no site oficial da marca. E outra nota para o sistema de bloqueio das suspensões em três níveis, algo muito útil na maior parte dos trilhos.

ORBEA OIZ 2023 | BUILT TO FLY

Principais características:

Quadro:  Orbea Oiz Carbon OMX // Sistema de suspensão total: I-Line // Curso suspensão frontal: 120 mm // Curso amortecedor: 110 mm // Preços: desde 3.999 euros

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • Orbea Oiz M20, M30, M11 AXS, M10, M-Pro, M-Pro AXS, M-Team e M LTD

Mais info:

Teste GoRide.pt: Orbea Oiz M Pro TR [com vídeo]


Rockrider Race 900S

Aqui não há muito a falar de um gama completa, talvez valha mesmo a pena falar especificamente desta 900S, pois inclui na lista de características elementos que a fazem ser dona de uma relação muito vantajosa entre qualidade, componentes e preço, à partida.

Alguns destaques apenas: transmissão eletrónica Sram GX AXS, rodas Reynolds TR309/289 XC 29 (ou Mavic Crosssmax 2022) e travões Sram Level T. A suspensão frontal RockShox Reba RL podia estar num patamar acima e esta não é a bicicleta mais leve do segmento, contudo.

Principais características:

Quadro: carbono // Curso suspensão frontal: 120 mm // Curso amortecedor: 120 mm // Pesos: desde 11,7 kg // Preço: 4.000 euros

Mais info:


Santa Cruz Blur

Se anda na Taça do Mundo de XCO, e nos lugares muitas vezes de topo, não pode ser uma bicicleta má. Muito pelo contrário. A Blur conta com 105 mm de curso à retaguarda e com 100 mm à frente, pelo menos na versão XC, que é a que conta para o tema.

Há várias montagens a ter em conta nesta gama, sendo que as duas mais bem equipadas, ambas com transmissão eletrónica Sram, contam com algo bastante interessante: as rodas de carbono Reserve 28|XC.

The NEW Santa Cruz Blur XC MTB - "Allez Maxime!"

Principais características:

Quadro: Carbon C ou Carbon  CC // Sistema de suspensão total: Superlight // Curso suspensão frontal: 100 mm // Curso amortecedor: 105 mm // Pesos: 10,23 a 11,88 kg // Preços: desde 5.499 euros

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • Santa Cruz Blur XC S, XT, X01, X01 AXS RSV e XX1 AXS RSV

Mais info:

Modelo downcountry?

Sim, é a Santa Cruz Blur TR, com pneus mais largos (Maxxis Recon), espigão telescópico, discos de travão maiores e cursos mais extensos (115 e 120 mm).


Scott Spark RC

Temos de confessar a nossa paixão pela Scott Spark RC desde que a marca (com a aquisição da Bold) decidiu “esconder” o amortecedor traseiro dentro do quadro…

Além da tecnologia NUDE, este sistema distingue-se pelo apoio do sistema TwinLoc 2, que serve para gerir o amortecimento em três níveis: bloqueado a 100%, desbloqueado a 100%, ou com um bloqueio do curso nos 80%, o que é fantástico nos trilhos mais técnicos.

NIGHT OF THE SPARK

Esta bicicleta na versão Spark RC assume-se como uma XC pura (não fosse a que usa Nino Schurter para vencer tudo o que tem vencido ultimamente…), mas apresenta características típicas também de um XC mais técnico: guiador largo, pneus 2.35” e, acima do resto, cursos de 120 mm tanto num eixo como no outro.

Uma nota especial para o nosso artigo de teste à versão Team Issue de 2022, bem como ao vídeo associado!

Teste GoRide.pt: Scott Spark RC Team Issue AXS 2022 [com vídeo]

Principais características:

Quadro: Spark RC Carbon HMX Frame // Sistema de suspensão total: NUDE // Curso suspensão frontal: 120 mm // Curso amortecedor: 120 mm // Pesos: desde 10,9 kg // Preços: desde 4.499 euros

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • Scott Spark RC Comp, Team, Pro, SL, World Cup Evo, World Cup, Contessa World Cup, Team Issue

Mais info:


Specialized Epic

A gama Epic dispensa apresentações, pois anda por esses trilhos fora há décadas, incluindo competição, claro. E a tecnologia Brain faz a gestão tanto das suspensões da frente como do amortecimento traseiro, num sistema já bastante evoluído e que permite fazer muitos ajustes e configurações extra.

A geometria destas bicicletas tem evoluído ligeiramente de ano para ano e, apesar dos preços elevados, os conjuntos de componentes selecionadas para cada versão continuam a primar pela excelência. Uma Epic é sempre uma opção a ter em conta, em nosso entender.

The Completely Redesigned Epic

Espreita a nossa review à Specialized Epic Pro numa atribulada viagem a Santiago de Compostela…

Teste GoRide.pt: Specialized Epic Pro [com vídeo]

Principais características:

Quadro: FACT 12m Carbon // Sistema de suspensão total: Brain // Curso suspensão frontal: 100 mm // Curso amortecedor: 100 mm // Preços: desde 5.200 euros

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • Specialized Epic Pro, Expert, Comp e S-Works Epic

Mais info:

Modelo downcountry?

Sim, é o modelo EVO da Specialized Epic, que muda ligeiramente algumas características das bicicletas e ainda lhes aumenta o curso das suspensões: 120 mm à frente, 110 mm atrás.


Superior Team XF

A Team XF agrega todos os modelos que a Superior aponta aos trilhos de XC tanto em lazer como em competição. E aqui, em várias versões, há uma diferença considerável face à grande parte das bicicletas desta seleção: apesar de os cursos se manterem pelos 110 mm atrás e 100 mm à frente, a marca das suspensões é a DT Swiss.

Já tivemos oportunidade de experimentar uma excelente montagem desta Team XF (link abaixo) e refira-se que a abordagem racing desta bicicleta é o que mais se destaca, sempre com uma reatividade que nos impele a andar para a frente, tanto a subir como a descer.

Em teste: Superior Team XF 29 Issue R

Principais características:

Quadro: Carbon MTB Race Pro BF-1601 // Curso suspensão frontal: 100 mm // Curso amortecedor: 110 mm // Preços: desde 2.549 euros

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • Superior XF 979 RC, XF 929 RC, MODO 929 RC
  • Superior Team XF 29 Issue R, XF 29 Issue, XF 29 Elite, MODO XF 29 Issue
  • Superior Maloja Pushbikers MTB Team Replica
Team XF 29 Issue R

Mais info:


Trek Supercaliber

Jolanda Neff anda com uma Supercaliber; é campeã olímpica… Evie Richards anda também com uma Supercaliber; foi campeã do mundo de XCO em 2021. Mas nem é por causa disso que adoramos esta bicicleta, é sim por causa da forma como integra um amortecedor de apenas 60 mm de curso no tubo superior. É o sistema IsoStrut que a Trek desenvolveu em equipa com a Fox e que… resulta!

É como se fosse a combinação da reatividade de uma hardtail como o conforto de uma suspensão total, no fundo. E isto com um conjunto de montagens que, apesar dos preços “avantajados”, se mostra bastante exclusivo e preparado para qualquer desafio nos trilhos. Outras das bicicletas que recomendamos!

Meet the Trek Supercaliber (Gen 1): The Hardtail that isn't a Hardtail

Principais características:

Quadro:  Carbono OCLV Mountain // Sistema de suspensão total: IsoStrut // Curso suspensão frontal: 100 mm // Curso amortecedor: 60 mm // Pesos: desde 9,9 kg // Preços: desde 4.099 euros

As restantes características e/ou elementos deste modelo dependem da versão escolhida. Eis as versões que estão disponíveis de momento:

  • Trek Supercaliber 9.8 XT, 9.8 GX, 9.8 GX AXS, 9.9 XTR, 9.9 XX1 e 9.9 XX1 AXS

Mais info:

Modelo downcountry?

É a Top Fuel. A Trek revitalizou recentemente este modelo apontando-o a uma espécie de união entre o XC técnico e o trail. As características de todas as versões desta gama mostram isso perfeitamente, como podes ver no seguinte artigo:

Nova Trek Top Fuel 2022: evolução do XC/trail para o Downcountry


Wilier Urta SLR

Uma bicicleta bastante exclusiva e que no site oficial pode ser personalizada e ajustada à nossa medida, por assim dizer. Há pormenores muito bem conseguidos em todo o quadro (como as proteções de silicone para a corrente e toda a pintura…) e um guiador integrado com passagem interna de cabos, algo que acontece em toda a bicicleta.

A referida configuração permite-nos montar na bicicleta suspensões e amortecedores tanto da Fox como da Rockshox; travões e transmissões Shimano ou Sram (eletrónicas incluídas); e ainda muitos outros elementos, construindo uma bicicleta à nossa imagem. Os preços variam, claro, e podem subir muito!

Wilier Triestina | URTA SLR

Principais características:

Quadro: Carbon HUS-MOD // Sistema de suspensão total: Ultra SLR // Curso suspensão frontal: 100 mm // Curso amortecedor: 100 mm // Preços: desde 6.200 euros

Mais info:



Notas importantes

Este é um artigo bastante longo, é mais um diretório de bicicletas deste tipo, pelo que acabamos sempre por falar pouco de cada modelo, de cada gama. É por isso que remetemos bastante para vídeos, para outros artigos GoRide e para os sites oficiais de cada marca. Está lá tudo o que é preciso saber. Ainda assim, em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimento adicional podes empre entrar em contacto connosco, temos todo o prazer em aconselhar-te!

A grande maioria das bicicletas neste artigo são já de 2023. Ainda assim, é possível que nalguns casos façamos referência à versão anterior, ou porque o fabricante ainda não apresentou o modelo para 2023, ou porque é o que está disponível no importador neste momento. Pode depender de stocks disponíveis nas lojas.

Deixamos sempre este conselho: se já decidiste que modelo queres comprar e tens reunidas já as condições para avançares, contacta desde já a loja/marca para ires experimentar e/ou ver a bicicleta. Pode ser difícil encontrar em stock alguns destes modelos no tamanho desejado, pelo que quando mais depressa o fizeres, menos tempo demorará a teres a bicicleta.

As bicicletas que compõem este artigo estão dispostas por ordem alfabética. Os pesos são referidos apenas quando são indicados pelas marcas nas listas de especificações, visto que, como não se trata de um teste de grupo, não tivemos oportunidade de pesar cada bicicleta (com exceção dos modelos que experimentámos, efetivamente).


Sobre os artigos GoRide Top…

Este artigo não é um teste de grupo. Os GoRide Top são artigos em que juntamos uma série de produtos e/ou equipamentos que são referência em determinada área e/ou para determinada finalidades.

São escolhidos em função do que cada marca disponibiliza no momento, do que vemos noutros sites internacionais e da nossa experiência neste sector.

Conheces algum modelo que podia estar neste artigo e que tenhamos deixado de fora? Diz-nos qual, temos todo o gosto em adicioná-lo à seleção.


Também vais querer ler…

6 pontos a ter em conta na compra de uma BTT usada


Artigo redigido por Jorge D. Lopes. Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.

Também vais gostar destes!