Fim de semana de vitórias para João Matias no Velódromo Nacional, em Sangalhos. Depois de no sábado ter ganho o omnium e madison no Troféu Internacional Bento Pessoa, repetiu os triunfos no domingo, no Troféu Internacional Alves Barbosa.

PUB
Cube Stereo ONE

O ciclista português da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados – equipa que em 2023 vai sofrer uma ligeira alteração no nome – teve um 2022 para recordar, tanto na estrada, como na pista. Além disso foi pai e, por isso, a dedicatória que se pode ver na fotografia principal.

No omnium, João Matias – vestindo a camisola de campeão nacional desta disciplina olímpica – foi segundo no scratch, terceiro na corrida tempo e primeiro em eliminação. Iniciou a corrida por pontos na liderança e não mais saiu de lá.

Venceu a competição com 165 pontos, mais 35 do que o irlandês Jack Murphy. O terceiro, com 129 pontos, foi Daniel Dias (Kelly-Simoldes-UDO), mais um ciclista com resultados de destaque neste fim de semana de pista e que se prepara para mudar de equipa na próxima época.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

No madison, João Matias fez novamente dupla com Diogo Narciso, em representação da seleção nacional. A prova foi discutida até ao último sprint que decidiu os vencedores, pois Rodrigo Caixas e Daniel Dias terminaram com os mesmos pontos (36). A fechar o pódio ficaram os espanhóis Marca Terrasa e Francesc Bennassar (27).

Quanto às provas femininas, Maria Martins havia ganho o omnium no Troféu Internacional Bento Pessoa, mas este domingo foi batida pela irlandesa irlandesa Lara Gillespie.

Esta atleta venceu as três primeiras provas pontuáveis e ainda conseguiu alargar a diferença na decisiva corrida por pontos. Gillespie somou 146 pontos, Maria Martins, 134 e a espanhola Eukene Larrarte, 126.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

As irlandesas Mia Griffin e Lara Gillespie ganharam de forma concludente a competição feminina de madison, numa prova marcada pelo abandono das portuguesas Maria Martins e Beatriz Roxo.

Nas sempre emocionantes provas de velocidades, os italianos estiveram melhor no keirin, conseguindo a primeira e segunda posições, através de Stefano Moro e Matteo Bianchi, respetivamente. O grego Sotirios Bretas subiu ao último lugar do pódio.

Na velocidade foi o lituano Vasilijus Lendel a triunfar, tal como o havia feito no sábado. A completar o pódio ficaram dois franceses: Luca Priore e Oscar Caron.

Também vais querer ler…

Maria Martins e João Matias em destaque no Troféu Internacional Bento Pessoa

PUB
Nova Mondraker Arid

Fotografias: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!