Wout Van Aert foi o último do trio de galácticos do ciclocrosse a entrar em cena esta temporada e não desiludiu. O belga estreou-se no último domingo na oitava ronda da Taça do Mundo, em Antuérpia e rubricou um desempenho meritório, à altura da classe e talento que tem, alcançando o segundo lugar, apenas batido pelo atualmente superior Mathieu van der Poel.

PUB
Beeq

Van Aert nem sequer se reservou nos instantes iniciais da prova a assumir o comando e as despesas da corrida, pressionando – e impressionando – os adversários, correspondendo ao estatuto que ostenta na disciplina.

PUB
Pirelli

 

A natural falta de ritmo competitivo impediu-o de acompanhar o andamento infernal de Van der Poel, que está uns bons furos acima da concorrência. A dúvida reside na capacidade de Tom Pidcock, que em Antuérpia fez uma partida frustrante e atrasou-se irremediavelmente, terminando num modesto oitavo lugar, depois de ter vencido na véspera o Superprestige de Boom, mas também beneficiando de uma queda de Van der Poel.

O flamengo da Jumbo-Visma deixou uma excelente impressão, o que augura uma rápida ascensão à disputa das corridas – e é o próprio a estabelecer esse prazo. “Deem-me cinco semanas de treino e corridas e serei um corredor completamente diferente. Ainda posso melhorar muito. Espero estar a lutar pela vitória em corridas no período natalício e de Ano Novo. O Campeonato do Mundo? Sim, é um grande objetivo,” admitiu o belga, de 28 anos.

“Surpreendi-me comigo nesta estreia. Não esperava estar no pódio. Conseguir manter o ritmo durante uma corrida inteira. Senti-me bem e tentei colocar-me um pouco abaixo do meu limite para não cometer erros. Procurei fazer boas passagens nos bancos de areia”, acrescentou o tricampeão mundial de ciclocrosse (2016, 2017 e 2018).

Sobre a réplica a Mathieu van der Poel afirmou: “Rapidamente percebi que o seu ritmo era muito alto. Temos de estar no nosso melhor para acompanhá-lo quando ele acelera.”

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime
Foto: @UCIcyclocrossWC Twitter

Também vais quer ler…

Van der Poel é o mais forte, mas Van Aert promete luta

 

Também vais gostar destes!