Já nos habituámos no final da temporada a ver algumas das grandes figuras do ciclismo participarem em provas chamadas de Criterium, como os de Saitama e Singapura. Reina a boa disposição fora das corridas e o elemento competitivo é também diferente. Este ano vamos ter um bem perto: o Madrid Criterium.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

A capital espanhola vai ser o centro de mais uma festa do ciclismo nos dias 3 e 4 de dezembro e uma das grandes estrelas está confirmada: Tadej Pogacar. Será o regresso do esloveno a um dos primeiros grandes palcos onde brilhou.

PUB
Beeq

A Vuelta marcou a estreia de Pogacar em grandes voltas em 2019. E que estreia! Em Madrid subiu ao pódio, no terceiro lugar da geral e ainda como vencedor da juventude, depois de ganhar três etapas. O resto… é uma história que o esloveno continua a escrever.

Pogacar é como que o cabeça de cartaz de uma lista de ciclistas que conta, naturalmente, com muitos espanhóis. O Paseo de la Castellana vai receber assim mais um espetáculo da modalidade, com Colón a marcar o início das corridas.

Os companheiros do esloveno na UAE Team Emirates, Juan Ayuso – terceiro na última Vuelta – e Marc Soler, também estarão presentes segundo o jornal As. O campeão espanhol de fundo, Carlos Rodríguez (INEOS Grenadiers), e o de contrarrelógio, Raúl García (Kern Pharma), também não faltarão à chamada.

Ion Izagirre (Cofidis), Luis León Sánchez (Bahrain-Victorious), Víctor de la Parte (TotalEnergies) e Jonathan Lastra (Caja Rural, mas de malas feitas para a Cofidis) são mais alguns dos nomes avançados pela imprensa espanhola.

Quando às corridas, serão duas. O dia 3, sábado, será mais um “media day”, ou seja, mais dedicado à comunicação social, patrocinadores e também com sessões de autógrafos.

PUB
Cube Stereo ONE

No domingo, dia 4, a manhã será preenchida com diversas atividades, incluindo um criterium feminino, segundo o jornal Marca. As corridas masculinas estão marcadas para as 12 horas (hora local, menos uma em Portugal).

Haverá uma de eliminação e uma prova em linha, que incluirá oito sprints nas voltas que serão dadas ao circuito. Será determinado um vencedor de uma classificação que combinará as duas corridas.

Também vais querer ler…

Vingegaard diz que Remco Evenepoel pode um ser aliado numa grande volta

Fotografia: Sprint Cycling Agency/Facebook UAE Team Emirates

Também vais gostar destes!