“A mais rápida bicicleta de XC que já saiu da nossa fábrica em 180 anos de história”, diz o fabricante sobre a nova Orbea Oiz 2023. E diz mais: “esta não é uma bicicleta de down-country ou trail, é efetivamente uma bicicleta de XC, com geometria moderna e suspensões inteligentes”.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Na verdade, e pelo que ficámos a conhecer desta versão de 2023 da mais bem-sucedida suspensão total da Orbea na apresentação oficial, estamos ansiosos para podermos testar esta “máquina”.

E por várias razões que vemos já a seguir, sem esquecer a lista das 11 versões da Orbea Oiz 2023 mais para o fim do artigo.

Todos os acabamentos e montagens da Oiz deste ano contam com suspensão frontal com 120 mm de curso. Porque a marca garante que conseguiu encontrar o ponto de “equilíbrio entre o peso reduzido e a eficácia dos modelos com 100 mm e o amortecimento dos 120 mm”.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Em competição, a Team KMC Orbea tem andado com a Oiz; agora, o feedback dos atletas desta equipa serviu para otimizar a bicicleta para esta temporada. E muito ao nível da geometria do quadro, que é em carbono em praticamente todas as versões (menos nas três mais baratas).

O ângulo da direção abre um pouco (67º), o reach cresce (450 mm no tamanho M) e o centro de gravidade está mais baixo e “atirado” para trás, “para dar mais tração a subir e mais controlo e estabilidade a descer”. Ângulo do espigão do selim com 72,5 graus.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

E a aposta no mesmo sistema de amortecimento traseiro continua, um single-pivot com um link agarrado ao tubo do espigão (o Fiberlink), sob um novo design. É possível transportar dois bidons no quadro. Da mesma forma, o útil sistema de bloqueio das suspensões em três posições está de novo presente. É o Squidlock.

Menos peso?

É talvez o que a marca mais ostenta neste modelo de 2023 da Orbea Oiz… O quadro de carbono tem 1.750 gramas e a versão mais leve da bicicleta pesa 9,98 kg (no tamanho M). Ora, manter uma suspensão total de XC com menos de 10 kg à saída da fábrica “é obra”, não?

E os quadros contam com garantia vitalícia, relembre-se. As versões de topo têm quadro com carbono OMX, outra têm quadro de carbono OMR, menos leve. Depois há três acabamentos em alumínio.

Por outro lado, no sector frontal da bicicleta há mais integração. Esta Oiz de 2023 estreia o novo sistema SIC de passagem interna de cabos. O cockpit é à base de periféricos OC, marca própria, e surge um novo sistema que limita a rotação do guiador para que este não bata no quadro. É o Spin Block.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Orbea MyO e Rider Connect

Sabemos que nos tempos que correm ainda pode ser complicado encontrar stock de alguns modelos. Nesse sentido, a marca vai continuar a apostar no portal Rider Connect, que permite ao comprador visitar o site, verificar que lojas têm stock por perto e reservar uma unidade. Em funcionamento também em Portugal há já algum tempo.

Depois, há a personalização. E a Orbea já nos habituou bem neste sentido, sendo até possível trocar alguns componentes desde logo no momento da compra da bicicleta através do site.

Continua a ser possível fazê-lo com base nas listas de especificações e opções alternativas (incluindo a possibilidade de montar na Oiz um par das novas rodas OQUO, submarca da Orbea), tal como podemos recorrer ao programa MyO para escolher e combinar cores no quadro.

Todos estes acabamentos da nova Orbea Oiz 2023 apresentam listas de componentes e material bastante completas. Não as colocamos aqui, mas podes consultar cada uma delas no site oficial da marca. As versões são estas todas:

Com quadro de carbono OMX:

Orbea Oiz M-Ltd – 9.999 euros

Orbea Oiz M-Team- 7.999 euros

Orbea Oiz M-Pro AXS – 6.999 euros

Orbea Oiz M-Pro – 6.299 euros

Com quadro de carbono OMR:

Orbea Oiz M10 – 5.699 euros

Orbea Oiz M11 AXS – 5.499 euros

Orbea Oiz M20 – 4.799 euros

Orbea Oiz M30 – 3.999 euros

Com quadro de alumínio Hydro:

Orbea Oiz H10 – 3.699 euros

Orbea Oiz H20 – 3.299 euros

Orbea Oiz H30 – 2.799 euros

Mais info:

Também vais gostar destes!