Vera Looser pode não ter tido rival à altura, mas Konny Looser teve de se aplicar para garantir que junta ao seu palmarés o Skoda Titan Desert Alméria, depois de conquistar os últimos dois Titan de Marrocos.

PUB
Cube Stereo ONE

O suíço viu o seu plano ser cumprido à letra, salientando como dificilmente poderia ter corrido melhor. Afinal, nem um problema mecânico teve e controlou sempre os seus rivais, depois de ter ganho a primeira etapa.

Mas não se pense que estamos perante um atleta que só pensa em ganhar. Como o próprio salientou: “Não sou canibal!” Ou seja, não chegou a Espanha a pensar em ganhar tudo. Depois de vencer no sábado e assumir a classificação na geral, apenas com seis segundos de vantagem, pensou em manter a camisola vermelha de líder. “No final, o que se lembram é de quem ganhou a geral, não as etapas”, afirmou.

Para Konny Looser é importante que todos estejam felizes, pelo que ver outros ciclistas ganhar as restantes três etapas do Skoda Titan Desert Almería, é a situação perfeita para ele.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

“O meu objetivo era ganhar a geral. Garanti que ganhava a primeira etapa e controlei depois a corrida. Para mim é melhor que todos estejam felizes no final”, realçou.

Sobre a terceira vitória numa corrida Titan, não esconde como se sente confortável a competir nestas condições, inclusivamente com temperaturas mais altas. É suíço, mas assegura que não se dá muito bem com o frio, gostando de uma meteorologia mais amena, suportando até algum calor.

Quanto à última etapa: “Foi como o esperado. Foi muito rápido porque todos os que não tinham ganho uma etapa queria vencer. Para mim foi relativamente simples. Só precisava de os seguir, contar os quilómetros e pedalar de forma segura. Ao fim de 40 quilómetros a corrida começou. E para mim foi mais divertido assim. É melhor assim, porque estamos mais concentrados. Se ficamos preguiçosos podemos distrair-nos.”

Vitória para Tomi Misser na consagração dos Looser

Foram 67 quilómetros, com 1.231 metros de acumulado, com os corredores a deixarem o deserto de Tabernas e regressarem a El Toyo para a festa final. O veterano espanhol Tomi Misser venceu e o seu grito de vitória demonstrou bem o quanto procurava este triunfo.

PUB
Orbea Genius Dealers

Depois de uma primeira parte da corrida marcada pelos corredores militares em prova, que quiserem passar na frente na passagem pela base dos legionários, um grupo iniciou a perseguição para discutir a etapa.

“Tentei aguentar no grupo da frente e sabia que no final havia troços muito técnicos. Fui ganhando uns metros, tentei passar os arbustros, as pedras, saltar o rio… Estou muito contente. O nível aqui é muito alto e ganhar motiva-me a continuar”, afirmou no final Misser, um especialista de downhill que se mostra nas longas distâncias do BTT. Misser cortou a meta quase um minuto à frente dos rivais.

Pilar Fernández sai com um triunfo

Vera Looser não teve rival neste Skoda Titan Desert Almería. Pilar Fernández foi a segunda classificada a cerca de uma hora de diferença. Nesta última etapa, ambas foram juntas.

“A Pilar estava muito bem hoje. Segui com ela. Não foi um dia fácil. Muito sobe e desce”, disse Looser. A corredora da Namíbia só precisava de evitar problemas para garantir a vitória e foi o que fez, cortanto a meta com Pilar Fernández, depois de ter ganho três das quatro etapas deste Titan e de ter sido segunda classificada na geral no de Marrocos.

“Estou feliz e agora quero ir comer uma paella!” Um festejo que fará com o marido Konny. O suíço esperava por Vera na meta, num momento de felicidade. Konny estava naturalmente satisfeito por ver a mulher ganhar, mas espera que no futuro a concorrência possa ser maior e que a modalidade continua a evoluir também no setor feminino.

PUB
Pirelli

Mais info e classificações completas e de todas as etapas:

Fotos via Facebook do Skoda Titan Almería:

Também vais querer ler…

Os ‘bicicletas vassoura’ do Skoda Titan Desert Almería: ninguém os quer ver, mas estão sempre lá…

Fotografias: Skoda Titan Desert Almería

Também vais gostar destes!