Paris-Roubaix 2025: onde ver, o percurso e um trio especial de favoritos… [com vídeos] 11 de Abril, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
N1NO Beyond | 5º episódio: a evolução das bicicletas, do atleta e da modalidade! [com vídeo] 6 de Abril, 2025
Milan-Sanremo Donne 2025: como Elisa Balsamo se prepara para um regresso histórico… [com vídeo] 21 de Março, 2025
Partilha!X Há sistemas que nos permitem personalizar o comportamento da bicicleta alterando um pouco a geometria. Como o 'famoso' flip chip integrado nas suspensões totais... Mas há outros métodos, vejamos alguns deles. A competição é para as bicicletas de BTT um grande “motor” da evolução. Engenharia, design, tecnologias… À partida, todos os avanços tecnológicos mais importantes e significativos são primeiro testados em provas ao mais alto nível, e somente depois transitam para os modelos que chegam às lojas e ficam disponíveis para nós, utilizadores comuns.PUB Seguindo esta lógica, assistimos neste momento a um “fenómeno” muito interessante: há sistemas que permitem fazer como os prós e modificar ligeiramente a geometria das bicicletas de BTT. O objetivo é simples: ajustar a bicicleta à forma como a controlamos, ao nosso estilo de condução, aos trilhos que percorremos e ao que queremos fazer com ela. Alterar comportamento, basicamente. E isso pode ser feito de várias formas. Substituir periféricos/componentes é uma delas. Outra é recorrer a sistemas que as próprias marcas inventam para nos facilitar esta tarefa de personalização da geometria da bicicleta. É de um exemplo de cada um destes métodos que aqui falamos… O primeiro deles, quiçá o mais conhecido e falado de momento, é o uso do flip chip. que pode ser um parafuso ou uma pequena alavanca, por exemplo. Este componente pode ser integrado junto ao amortecedor traseiro das bicicletas de BTT ou num ponto de fixação. PUB E o que faz é permite de forma fácil e rápida modificar distâncias entre componentes/sectores, entre elas os ângulos de direção e do selim, a altura do eixo pedaleiro,o reach ou a distância entre eixos, só para citar os mais utilizados. Mas as nossas atenções recaem, contudo, em dois outros sistemas menos convencionais (e que trazem resultados equivalentes): a instalação/substituição do conjunto de roscas, anilhas e espaçadores de altura da direção; e o sistema de ajuste do comprimento das escoras. Conjuntos para ajuste da direção São várias as bicicletas de BTT que disponibilizam de série ou em opção anilhas, roscas e espaçadores para alterar/ajustar a direção. Podem ser de vários tipos e assumem diferentes designações, pois algumas são exclusivas de certas bicicletas/marcas e outros conjunto são universais. Basicamente, além de ajudarem a definir a altura da direção da bicicleta, estes itens também podem modificar o ângulo da direção. São inseridos entre a mesma e o tubo respetivo (ou por substituição de todo o conjunto) e fazem com que possamos modificar o dito ângulo em até dois graus, normalmente.PUB Esta alteração gera uma distância dentre eixos maior ou mais pequena, tal como modifica, como já referimos, a altura da direção e o ângulo da mesma, ficando mais aberto ou mais fechado. A alteração deve ser feita em função do que fazemos e como fazemos com a bicicleta, pois o comportamento muda efetivamente. Wolf Tooth GeoShift Angle Headset InstallationWatch this video on YouTube Para exemplificar um pouco melhor, acima está um vídeo de instalação de um conjunto que faz precisamente isto, o Wolf Tooth Geoshift Angle Headset. Refira-se que é mesmo uma questão de mostrar como acontece a alteração, até porque nunca experimentámos esta solução. Há ainda outros sistemas mais “extremos” que permitem mudar o offset da suspensão frontal e que também alteram a distância entre eixos, mantendo o ângulo de direção intacto. Mas este é um sistema mais visto em competição e com uma execução mais complicada, vai além de um mero acionar de switch ou rodar de parafuso. Ajuste do comprimento das escoras Aqui também é um flip chip que assegura a modificação, simplificando o processo e tornando-o acessível a qualquer um de nós, desde que a bicicleta o permita, claro. Neste caso, o flip chip está no ponto de fixação entre as escoras e o eixo da roda traseira. Exemplos: a Mondraker Summum que aqui mostramos permite variações a este nível de mais ou menos 5 mm, consoante as nossas necessidades nos trilhos. Isto altera a longitude total da bicicleta através da posição das escoras, no fundo. E não é só nas bicicletas de BTT, pois a Giant Revolt que testámos recentemente, um modelo de gravel, também permite fazê-lo.PUB Giant Revolt Advanced 2 2022 | Details | GoRide.ptWatch this video on YouTube Muda o comprimento deste sector posterior, mas as restantes medidas ficam na mesma, bem como o comportamento daí resultante, nomedamente no manuseamento da direção (ficam intactos o ângulo, o reach e o offset). Há mais estabilidade e controlo, à partida. Também vais querer ler… Especial direção, parte I: os diferentes tubos de direção em bicicletas de BTT Especial direção, parte II: os diferentes sistemas de rolamentos Artigo redigido por José Escotto e editado por Jorge Lopes. Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário. Imagens: Wolf Tooth (Wolf Tooth Components) // Mondraker (Mondraker Summum)
BTT Shimano é main sponsor do WHOOP UCI Mountain Bike World Series A Shimano reforça a sua ligação ao BTT ao tornar-se o principal patrocinador do WHOOP UCI Mountain Bike World Series até 2029. Há 10 horas
| Destaque Taça Portugal Downhill – 4ª etapa: Jack Reading e Zoe Zamora dominam [com vídeo] A etapa final da Taça Portugal Downhill está agora marcada para o próximo dia 27 de julho, em Porto de Mós. Há 2 dias
| Destaque Os mais icónicos selins Selle Italia ganham versões em branco! É a nova coleção White Range dos selins Selle Italia Flite Boost, SLR Boost, SLR Boost 3D e Novus Boost Evo. Preços desde ... Há 2 dias
Componentes Ekoï estreia-se nas rodas full carbon com modelo de edição limitada Marca francesa lança o seu primeiro conjunto de rodas em carbono, com perfil de 50 mm, 1.350 gramas e garantia vitalícia! Custam 1.399 ... 16 de Abril, 2025
Componentes Guiador Race Face Era agora com nova versão com 55 mm de elevação Mais elevação neste guiador Race Face, prometendo mais conforto e agressividade nas bicicletas de enduro, trail e elétricas de montanha. Custa 162 euros. 15 de Abril, 2025
Paris-Roubaix 2025: onde ver, o percurso e um trio especial de favoritos… [com vídeos] 11 de Abril, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
N1NO Beyond | 5º episódio: a evolução das bicicletas, do atleta e da modalidade! [com vídeo] 6 de Abril, 2025
Milan-Sanremo Donne 2025: como Elisa Balsamo se prepara para um regresso histórico… [com vídeo] 21 de Março, 2025