A gama Trek Fuel existe desde 2012, mas mais recentemente a marca tem sentido a necessidade de “arrumar” os vários modelos da gama nas vertentes certas do BTT. A Top Fuel, hoje, destina-se aos fãs do downcountry. Enquanto isso, tanto esta novíssima Trek Fuel EX como a sua versão elétrica EXe (que apresentámos aqui e testámos aqui, com vídeo) são claramente bicicletas de trail.

PUB
Giant TCR 2024

Dito isto, eis que a Trek lança hoje o modelo de 2023 da Trek Fuel EX, pelo que se pode considerar ser uma estreia, apesar de o quadro ser bastante próximo da elétrica Fuel EXe.

São dez versões disponíveis (encontras no site oficial as listas de especificações de todas elas) e os preços estão mais abaixo neste artigo (entre os 2.699 e os 12.999 euros). E o que não falta são “pormenores” no quadro comum a todas elas, algo que, segundo diz a marca, faz toda a diferença na montanha e numa utilização tipicamente trail. Ora vejamos…

O quadro está mais longo, a suspensão da frente passa a ter 140 mm e há updates à geometria: o reach aumenta 20 mm (no mínimo, depende do tamanho), o ângulo de direção passa de 66 para 64,5 graus e as escoras estão mais curtas, dependendo do tamanho do quadro.

Por sua vez, está presente o sistema Mino Link, que consiste numa espécie de flip chip / parafuso que permite ajustar em meio grau o ângulo da direção e em 8 mm o bottom bracket. Para adequar ao estilo de cada rider.

PUB
Specialized Levo

Por outro lado, este novo design de quadro da Fuel EX oferece mais opções para fazer upgrades com componentes e acessórios. É compatível com uma grande variedade de amortecedores, incluindo de mola, e o tubo de espigão mais largo de 34,9 mm permite utilizar espigões telescópicos com mais curso e mais fiáveis. Está também preparada para uma configuração mullet, com tamanhos diferentes de roda à frente e atrás, conjugando a agilidade da roda 27.5” na traseira com a velocidade da roda 29” na dianteira.

O compartimento de armazenamento integrado no quadro está presente em todos os tamanhos e versões, bolsa Bontrager Bits incluída, os cabos passam todos no interior e todo o tubo diagonal está protegido na parte inferior com duas peças de fibra.

  • Fuel EX 5 – 2,699 euros
  • Fuel EX 7 – 3,699 euros

  • Fuel EX 8 – 4,499 euros

  • Fuel EX 9.7 – 5,399 euros

PUB
Giant TCR 2024
  • Fuel EX 9.8 GX AXS – 7,699 euros

  • Fuel EX 9.8 XT – 6,999 euros

  • Fuel EX 9.8 XT P1 – 7,599 euros
  • Fuel EX 9.8 GX AXS P1 – 8,299 euros
  • Fuel EX 9.9 XTR P1 – 10,999 euros

  • Fuel EX 9.9 XX1 AXS P1 – 12,999 euros

Mais info:

Também vais gostar destes!