Um verdadeiro “mar” de gente para assistir ao vivo este fim de semana para assistir ao vivo a todas as provas do Campeonato Mundo BTT, que teve lugar em Les Gets, França. E muito BTT ao mais alto nível em XCC, XCO, downhill… e muitos campeões nas várias disciplinas, claro!

PUB
Specialized Levo

E neste resumo dos resultados começamos pelo mais importante: o 2º lugar do nuestro hermano David Valero na corrida de XCO elites, resultado que o consagrou vice-campeão do mundo atrás de um incrível Nino Schurter (campeão do mundo pela 10ª vez!) e à frente do italiano Luca Braidot.

Relembramos que Valero está a fazer um fim de época incrível, está mesmo na luta com Nino Schurter para vencer o título da Taça do Mundo de XCO deste ano. A decisão acontece já para a semana!

Neste domingo, a luta foi cerrada: o espanhol andou todas as sete voltas no grupo da frente, com várias trocas na cabeça da corrida. David Valero, Nino Schurter e Tom Pidcock eram os protagonistas! O britânico fez outra vez das suas, pois foi do lugar 53 ao 16 logo no final da 1ª volta; na 4ª volta ia à frente, mas caiu e teve de resolver um furo na roda de trás…

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Valero passou para a frente e somente na última volta viu Schurter passar, praticamente na última descida, bem ao seu jeito… O suíço agarrou assim o seu 10º título de campeão do mundo de XCO, sendo que até há um ano venceu em Val di Sole, Itália.

1. Nino Schurter SUI 1:21:13
2. David Valero Serrano ESP +9
3. Luca Braidot ITA +29
4. Thomas Pidcock GBR +1:29
5. Marcel Guerrini SUI +1:40

Nas senhoras também se fez história: Pauline Ferrand-Prévot tornou-se a 1ª atleta da história da prova a vencer as corridas de XCC e XCO no mesmo campeonato. No XCO, ao fim da 1ª volta a francesa levava já 20 segundos de avanço, com a compatriota Loana Lecomte na “cola”.

PUB
Beeq

A suíça Jolanda Neff, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, bem com a norte-americana Haley Batten, deu bastante luta, mas no final foi Ferrand-Prévot a levar a melhor, obtendo o seu 4º título mundial em XCO. E desta vez a correr em casa!

1. Pauline Ferrand-Prévot FRA 1:22:08
2. Jolanda Neff SUI +1:35
3. Haley Batten USA +2:13
4. Loana Lecomte FRA +3:27
5. Alessandra Keller SUI +3:46

Em sub-23 XCO, destaque muito especial para Raquel Queirós, já que a nossa portuguesa em prova conquistou o melhor resultado de Portugal no Campeonato do Mundo de BTT: 12º lugar!

Raquel fez uma corrida equilibrada e consistente, mantendo-se na mesma faixa classificativa ao longo de toda a prova. Ficou a 4m40s da vencedora, a francesa Lina Burquier, que comandou a prova desde a segunda das seis voltas.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Já João Cruz, o nosso representante nacional na corrida de XCO para sub-23 masculinos, foi 89.º classificado, a duas voltas do vencedor Simone Avondetto (Itália).

No downhill

No meio de uma verdadeira “onda gigante” de público, a seleção francesa de downhill deu a melhor resposta possível: Loïc Bruni alcançou o seu 5º título no Campeonato do Mundo, com a run mais rápida de 3m20s478, sendo que os outros dois lugares no pódio foram para os seus compatriotas Amaury Pierron e Loris Vergier.

1. Loic Bruni FRA 3:20.478
2. Amaury Pierron FRA +2.581
3. Loris Vergier FRA +3.386
4. Troy Brosnan AUS +3.910
5. Laurie Greenland GBR +4.051

Também aqui nota de atenção para o português Gonçalo Bandeira, que fez a descida em 3m31s475, mantendo-se com um dos melhores registos durante grande parte da corrida. Acabaria na 31.ª posição entre 81 participantes, gastando mais 10,997 segundos do que o vencedor.

Entre as senhoras, foi a austríaca Vali Höll a levar a melhor sobre Nina Hoffman (Alemanha) e Myriam Nicole (França), que era a favorita, a descer em casa, que até começou bem a prova.

1. Vali Höll AUS 3:53.857
2. Nina Hoffmann GER +0.906
3. Myriam Nicole FRA +3.447
4. Camille Balanche SUI +4.205
5. Monika Hrastnik SLO +5.713

Fazemos duas sugestões. Muitos vídeos, incluindo resumos com as melhores partes das corridas, bem como muitas fotografias, estão no Facebook da UCI secção Mountain Bike. Está tudo aqui.

E no site da Red Bull TV estão as provas na íntegra para replay!

Todos os resultados:


Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool / UCI Mountain Bike Facebook

Também vais gostar destes!