Muita chuva ontem em Munique e muita lama no já de si exigente circuito de XCO do Olympark, na corrida de elite feminina do Campeonato da Europa de XCO 2022. Loana Lecomte venceu, batendo a compatriota francesa Pauline Ferrant-Prévot após esta ter tido um problema com a transmissão da bicicleta. Anne Terpstra fechou as posições do pódio.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Foram sete voltas ao percurso, cada uma com 4,2 km, além do loop inicial de 0,9 km, menos uma volta do que na prova dos homens no dia anterior, vencida por Pidcock. As francesas arrancaram melhor que as restantes participantes, rapidamente seguidas pela campeã olímpica Jolanda Neff, da Suíça, e por Alessandra Keller.

No final da terceira volta, Ferrant-Prévot teve de parar para recolocar a corrente que havia saltado devido à lama nos trilhos, o que fez com que Lecomte entrasse na quarta volta já com mais de um minuto de vantagem.

Neff acelerou, também, mas foi Terpstra que levou a melhor na luta pela medalha de bronze, sendo que a diferença para a vencedora foi de mais de três minutos! Ferrand-Prévot, contudo, chegou em segundo mas a apenas 37 segundos da vencedora Lecomte.

PUB
Nova Mondraker Arid

Resultados completos aqui:

Já Joana Monteiro, a única representante na prova de elite feminina do Campeonato da Europa de XCO, classificou-se na 42ª posição. Teve de abandonar, pois, após partir o encaixe de um dos pedais (na terceira volta), acabou por ser “dobrada” pelas atletas na frente da corrida.

Ainda assim, a ciclista lusa havia começado bem a prova, apesar de ter partido na posição 44 entre 46 participantes. Arrancou bem e chegou a estar na posição 37.

Também vais querer ler…

Thomas Pidcock é campeão da Europa de XCO

PUB
Cube Stereo ONE

Imagem principal: Getty Images

Também vais gostar destes!