Iúri Leitão conquistou o título europeu de Scratch este sábado em Munique, Alemanha. O corredor português, de 24 anos, atacou desde muito cedo na corrida de 75 voltas, ganhando duas voltas ao pelotão e depois geriu a vantagem até final, num desempenho sem mácula.

PUB
Pirelli

A corrida iniciou-se em ritmo vivo e à 15.ª volta o pelotão partiu-se em dois, com Iuri Leitão na parte de trás. Mas esta situação desvantajosa do português não durou mais de dez voltas. Nesse preciso momento, quando parte do pelotão acusava algum desgaste devido àquele ataque infrutífero, Iúri Leitão decidiu partir para a ofensiva.

E quando o fez, foi irresistível. O vianense saiu do pelotão a 49 voltas do final, conseguindo dobrar o grupo cinco voltas depois, colocando-se de imediato em vantagem. Como era o único corredor com mais uma volta, era o virtual vencedor.

As movimentações foram-se sucedendo, sempre com o português atento, mas nenhuma resultou em nova volta de vantagem para qualquer concorrente. Até que Leitão passou novamente ao ataque e sentenciou a corrida quando ainda faltava disputar cerca de um terço da corrida.

“Trabalhámos muito para estarmos ao mesmo nível das outras seleções. Estávamos cientes de que poderíamos conquistar o título, mas chegar à final e levar a medalha desta forma é um sentimento muito forte, uma felicidade imensa. Tentei resguardar-me na fase inicial da corrida. Reparei que os principais favoritos estavam a marcar-se de forma bastante cerrada. A perseguição ao grupo que saiu foi feroz e, nessa altura, tentei resguardar-me. Passei um pouco despercebido e logo de seguida ataquei. Apercebi-me da hesitação dos principais candidatos, até porque vinham um pouco mais desgastados. Foi a altura certa para atacar”, conta Iúri Leitão.

PUB
Prototype

Nas restantes posições do pódio colocaram-se o alemão Moritz Malcharek e o neerlandês Roy Eefting.

Também vais gostar destes!