Maria Martins, quarta classificada em Scratch, e Diogo Narciso, sexto na corrida por Pontos, abriram de forma positiva a participação portuguesa no Campeonato da Europa de Pista, em Munique, Alemanha.

PUB
Giant TCR 2024

‘Tata’ Martins disputou os 10 quilómetros da prova de Scratch. A ciclista portuguesa soube manter-se entre as melhores, entrando para o sprint em condições de bater-se pelo pódio e por pouco que a medalha de prata não veio para Portugal. Maria Martins foi quarta classificada. A norueguesa Anita Yvonne Stenberg conquistou o título europeu, seguida pela britânica Jessica Roberts e pela polaca Nikola Wielowska.

“Fiz uma corrida muito positiva, que se refletiu no resultado. Agarrei a roda certa, estive sempre bem colocada e bastante ativa nas situações mais exigentes de corrida. O quarto lugar é o mais ingrato, mas estou muito satisfeita. Já aprendi que as coisas acabam por acontecer e por isso acredito que vai suceder no momento certo. Esta prestação dá boas indicações para o omnium, que é a minha prioridade neste Europeu”, declarou Maria Martins.

A corrida por pontos masculina teve 200 voltas (40 quilómetros), com vinte sprints pontuáveis. Diogo Narciso esteve com os melhores ao longo de toda a corrida, pontuando no quarto, no décimo, no 14.º e no 17.º sprints, conquistando 80 pontos, resultantes de dobrar o pelotão quatro vezes.

O jovem português esteve no lote dos homens que discutira o terceiro lugar, acabando na sexta posição, com 89 pontos. O campeão mundial, o francês Benjamin Thomas, venceu, e o belga Robbe Ghys foi segundo. A batalha pelo bronze teve quatro protagonistas. O mais forte foi neerlandês Vincent Hoppezak 113 pontos.

“Uma classificação destas no meu primeiro Campeonato da Europa de Elite é simplesmente incrível. Estou muito emocionado, porque vivi meses muito difíceis. Uma lesão no joelho afastou-me dos grandes palcos no início do ano. Trabalhei muito com o médico e o fisioterapeuta da Federação, a quem tenho muito a agradecer. Neste momento penso e agradeço a todos aqueles que me apoiam. Destaco a minha família e a minha namorada por esta conquista. Só tenho a agradecer também a toda a equipa Portugal, que tem feito um trabalho fantástico connosco. São anos de muito trabalho para nos podermos apresentar nas melhores condições nestas provas”, disse o corredor nacional.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Este sábado será o dia em que Portugal terá mais corredores em prova, no Europeu de Pista. Às 11h25 inicia-se a qualificação de perseguição individual, com Daniel Dias. Os quatro mais rápidos desta fase disputarão as finais, às 18h25. Daniela Campos disputa a final direta de eliminação às 18h45 e Iúri Leitão corre a final de scratch às 19h15.

Também vais gostar destes!