Manoeuvre Vancouver: uma aventura de Hans Rey com Steve Peat e Wade Simmons! [com vídeo] 28 de Outubro, 2024
Fausto Talks: o documentário que nos leva às histórias das bicicletas Pinarello [com vídeo] 17 de Setembro, 2024
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Luis Ángel Maté faz a volta depois da Vuelta: um vídeo que marca o fim de uma carreira! 3 de Novembro, 2024
Partilha!Tweet Uma seleção com os melhores pneus para gravel, aqueles que melhor procuram dar resposta às crescentes exigências desta vertente do ciclismo. O gravel é claramente uma das disciplinas do ciclismo que mais tem crescido recentemente, até pelas informações que as próprias marcas presentes em Portugal e Espanha nos têm contado. E o gravel esta a mudar rapidamente, também: primeiro girava quase exclusivamente do bikepacking, das longas tiradas de bicicleta e viagens; agora, tem uma expressão competitiva, também, com as bicicletas a terem de mostrar mais desempenho. É por isso que poder contar com os melhores pneus para gravel é deveras importante.PUB Podemos afirmar que, independentemente do fabricante da bicicleta, os pneus que vêm de origem nos modelos de gravel são de boa qualidade, regra geral. Mas este tipo de pneus tem evoluído muito nos últimos anos (em eficiência, durabilidade e resistência a danos, por exemplo), pelo que trocar de pneus está sempre na equação. Até porque eles vão acabar por se gastar… Os ciclistas de gravel procuram os melhores pneus de gravel, aqueles que garantem rapidez, tração em caminhos de terra e gravilha, e muita fluidez no asfalto. E refira-se que os fabricantes têm correspondido a todos estes desejos com uma oferta abrangente e bastante bem composta, para corresponder a todos os tipos de utilização e… carteiras. Top melhores pneus para gravel Neste artigo: 1 Bontrager GR2 Team Issue Gravel 2 Continental Terra Speed 3 Hutchinson Touareg Reinforced+ Tubeless Ready 4 Kenda Alluvium 5 Maxxis Rambler 6 Michelin Power Gravel 7 Pirelli Cinturato Gravel RC 8 Schwalbe G-One R 9 Specialized S-Works Pathfinder 2Bliss Ready 10 Vittoria Terreno Mix 11 WTB Vulpine Gravel Como sempre, se te lembrares de outros pneus que não estejam nesta lista, escreve-nos e sugere quais são. Temos todo o gosto em adicioná-los a este nosos guia. Bontrager GR2 Team Issue Gravel Orientação: 65% Offroad, 35% Road Carcaça: Reforço Inner Strenght antifuros (inserções de nylon). Disponível em duas cores: preto e castanho-creme. PUB Composto de borracha: Duplo composto (60a/52a) de “grande relação entre o ‘grip’ e a durabilidade”, garante a marca. Medidas: 700x40C Formato: desenhado para câmara e Tubeless Ready Peso: 435 gramas (700x40C) Preço: 54 € Mais info: Bontrager GR2 Team Issue Gravel Continental Terra Speed Orientação: 60% Offroad 40% Road Carcaça: Protection Technology, que permite uma boa proteção antifuro e aderência máxima em qualquer tipo piso, refere a marca. Composto de borracha: tecnologia BlackChilli, que “assegura um rolar suave com tração necessária nos trilhos”, diz a marca. Medidas: 35x700c e 40x700c Formato: câmara e tubeless ready Peso: 360 gramas (35x700c) Preço: desde 40 € Mais info:www.continental-tires.com Hutchinson Touareg Reinforced+ Tubeless Ready Orientação: 60% Offroad 40% Road Carcaça: Sistema Hardskin, “para uma experiência responsiva, durável e resistente a furos mesmo com baixas pressões”, refere a marca. Hutchinson Gravel - This is the Touareg.Watch this video on YouTubePUB Composto de borracha: Bi-compound Medidas: 47x650c, 40x700c, 45x700c, 50x700c Formato: tubeless ready e câmara Peso: desde 473 gramas (47x650c) Preço: desde 40 € Mais info: www.scvouga.pt e https://cycling.hutchinson.com Kenda Alluvium Orientação: 70% Offroad 30% Road Carcaça: camada GCT com proteção antifuro e perante cortes laterais Composto de borracha: composto single track “otimizado para velocidade devido aos tacões centrais pequenos”, garante a marca. Medidas: 45×650, 35×700, 40×700 e 45×700 Formato: Câmara e Tubeless ready Peso: 402 gramas (35×700 CGT) Preço: desde 65 € Mais info: www.bicimax.pt e www.shop.kendatire.com Maxxis Rambler Orientação: 60% Offroad 40% Road Carcaça: SilkShield com uma segunda proteção contra furos/impactos, e faixa central de borracha mais dura “para melhor performance em alcatrão”, diz a marca. Composto de borracha: Exo protection nas laterais, que “confere mais elasticidade ao pneu sem comprometer a performance”, explica a marca. Medidas: 27,5″x1.50; 47×650 e de 38×700 até 50×700 Formato: câmara e tubeless ready Peso: 390 gramas (38×700 Eco/TR) Preço: desde 53 € Mais info: www.maxxis.com Michelin Power Gravel Competition Line Orientação: 60% Offroad 40% Road Carcaça: Reforço de aro a aro, ‘Bead 2 Bead Protek’, de alta resistência contra furos. Disponível em duas cores: preto e creme. Composto de borracha: X-Miles Compound, com uma “boa relação entre o grip e a durabilidade”, diz a marca. Medidas: desde 700x33C até 700x47C Formato: desenhado para câmara e Tubeless Ready Peso: 490 gramas (700x40C) Preço: desde 40 € Mais info: Michelin Power Gravel Pirelli Cinturato Gravel RC PUB Orientação: 70% Offroad 30% Road Carcaça: Banda antifuros TechWall Gravel, com tela de 120 Tpi em todo o perímetro. A carcaça é de 60 Tpi. Disponível em duas cores: preto e creme. Composto de borracha: SpeedGrip, fabricado originalmente para o BTT, com uma boa relacão entre grip e resistência, garante a marca. Medidas: desde 700x35C até 700x45C Formato: desenhado para câmara e Tubeless Ready Peso: 540 gramas (700x40C) Preço: desde 65 € Mais info: Pirelli Cinturato RC Schwalbe G-One R Orientação: 60% Offroad 40% Road Carcaça: Super Race fabricada com alta resistência. “Os tacos laterais proporcionam uma grande aderência nas curvas”, diz a marca. Disponível na cor creme. The New Gravel Race Tire G-ONE RWatch this video on YouTube Composto de Borracha: Addix Race Medidas: 700x40C y 700x45C Formato: câmara e Tubeless Ready Peso: 480 gramas (700x40C) Preço: desde 65 € Mais info: Schwalbe G-One R Specialized S-Works Pathfinder 2Bliss Ready Orientação: 70% Offroad 30% Road Carcaça: 2 Bliss Ready e proteção contra furo Grod Race e BlackBelt, “conferindo conforto em múltiplos tipos de terreno”, diz a marca. Composto de borracha: duplo GRIPTON T5/T7 Medidas: 42×700 Formato: Câmara e Tubeless Ready Peso: 435 gramas Preço: 60 € Mais info: www.specialized.com Vittoria Terreno Mix Orientação: 70% Offroad 30% Road Carcaça: Rígida ou dobrável. Construção de nylon de 120 Tpi. Os Tubeless TNT levam duas camadas de reforço nas laterais. Disponível em duas cores: preto e antracite. Cyclocross tires for mixed terrains: Vittoria Terreno MixWatch this video on YouTube Composto de Borracha: Reforçado com Grafeno 3C de distintas composições, dependendo da zona do pneus (3 compostos diferentes). A resistência é aumentada, garante a marca. Medidas: desde 700x31C até 700x38C Formato: desenhado para câmara e Tubeless Ready TNT Peso: 500 gramas (700x38C TNT) Preço: desde 16 € (aro rígido) e desde 33 € (Tubeless TNT) Mais info: Vittoria Terreno Mix WTB Vulpine Gravel Orientação: 70% Offroad 30% Road Carcaça: Tecnologia SG2 de proteção contra furos com Tpi de 60 ou 120, Round Profile que assegura o mesmo feeling a curvar (seja qual for a superfície), explica a marca. Sidewall em beje ou preto. Vulpine 40Watch this video on YouTube Composto de borracha: duas camadas diferentes de borracha (Dual DNA Compound), sendo o centro do pneu constituído por borracha mais dura e o exterior por borracha mais suave, “conferindo velocidade e tração em curva, respetivamente”, diz a marca. Medidas: 36x700c e 40x700c Formato: desenhado para câmara e compatível com tubeless Peso: 381 gramas (36x700c TCS) Preço: desde 65 € Mais info: www.wtb.com/products/vulpine Notas importantes Os pneus neste artigo estão alinhados por ordem alfabética. No catálogo de cada fabricante existem certamente outras opções que satisfazem igualmente as necessidades do ciclista de gravel no que diz respeito a pneus deste género. O critério adotado na seleção foi o do destaque que cada pneu tem no catálogo atual de cada marca, e também o que já testemunhámos nos vários testes que temos feito a bicicletas de gravel. Mas isto não significa que numa marca não exista uma solução melhor para os objetivos de cada um. Os preços oficialmente recomendados pelas várias marcas estão online nos respetivos sites na maioria dos casos. São referidos neste artigo, mas deixamos o alerta de que os mesmos podem ser alterados sem aviso prévio. Sobre os artigos GoRide Top Seleção… Este artigo não é um teste de grupo. Os GoRide Top são artigos em que juntamos uma série de produtos e/ou equipamentos que são referência em determinada área e/ou para determinada finalidades. São escolhidos em função do que cada marca disponibiliza no momento, do que vemos noutros sites internacionais e da nossa experiência neste sector. Conheces algum modelo que podia estar neste artigo e que tenhamos deixado de fora? Diz-nos qual, temos todo o gosto em adicioná-lo à seleção. Artigo redigido por José Escotto e editado por Jorge Lopes. Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário. Fotos: Arquivo GoRide / Bontrager-Trek / Michelin / Schwalbe / Pirelli-Vitamina Press-Office / Vittoria / WTB / Continental / Maxxis / Kenda / Specialized
Bikes Nova Mondraker Arid Carbon: o gravel tem limites? Talvez não… [com vídeo] A nova Mondraker Arid Carbon foi feita para despertar os teus sentidos, sejam eles a adrenalina da competição ou a acalmia de uma ... Por GoRideHá 1 dia
Bikes A nova 3T RaceMax Integrale WPNT é promessa de velocidade pura no gravel! Esta nova versão da 3T RaceMax apresenta uma linha de design mais 'limpa' e sem cabos expostos. As cores fazem lembrar os clássicos! Por GoRide15 de Novembro, 2024
Bike Check Bike Check: Yamaha Wabash RT, o que é ‘isto’? A Yamaha Wabash RT é uma e-bike para quem quer fazer tudo só com uma bicicleta. Vamos conhecê-la? Por GoRide12 de Novembro, 2024
Componentes O sistema Anti Pedal Kickback Ochain promete acabar com o recuo da corrente… Um sistema que prometer acabar com o incómodo efeito de pedal kickback e que já é utilizado por vários riders profissionais. Por GoRide11 de Novembro, 2024
Especiais Usar capacete a andar de bicicleta? Sempre! Na vertente desportiva, todos o usamos. Mas em ambientes urbanos ainda vemos muita gente a andar de bicicleta sem usar capacete... Deixamos aqui ... Por GoRide10 de Novembro, 2024
Manoeuvre Vancouver: uma aventura de Hans Rey com Steve Peat e Wade Simmons! [com vídeo] 28 de Outubro, 2024
Fausto Talks: o documentário que nos leva às histórias das bicicletas Pinarello [com vídeo] 17 de Setembro, 2024
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Luis Ángel Maté faz a volta depois da Vuelta: um vídeo que marca o fim de uma carreira! 3 de Novembro, 2024