Numa altura da temporada em que se começa a ter mais em atenção a forma a pensar na Volta a Portugal, o Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho tem sido a corrida que revela as primeiras grandes indicações. No prólogo desta quinta-feira, Tiago Antunes (Efapel Cycling) comprovou que está a atravessar um bom momento e, no geral, tem sido uma temporada muito positiva. Há uma semana foi segundo no contrarrelógio, nos Nacionais, agora venceu e assumiu a liderança da histórica corrida.

PUB
Cube Stereo ONE

“Sabia que estava em boa forma, mas há corredores mais fortes no contrarrelógio. Por isso, não contava com esta vitória. Mas é sempre uma alegria vencer. Agora estamos na liderança e amanhã vamos tentar defender esta posição. Esta é a corrida da minha região, estou em casa, o que dá uma motivação extra. Os resultados demonstram que estou em boa forma e espero que os próximos dias continuem a demonstrá-lo”, afirmou o ciclista da Efapel Cycling.

Com o vento a não facilitar em nada a tarefa – não estivéssemos nós no Oeste – Tiago Antunes completou os oito quilómetros do prólogo no Turcifal em 10:23 minutos, com uma média de 46,228 km/hora. Foi a segunda vitória do ano para o corredor de 25 anos, depois de conquistar uma etapa no Grande Prémio O Jogo.

Apesar do bom resultado do ciclista português, a equipa basca Euskaltel-Euskadi partilhou o protagonismo. Colocou quatro ciclistas no top dez, com Mikel Aristi e Asier Etxeberria na segunda e terceira posição, a seis e sete segundos, respetivamente. Diga-se que os sete corredores da formação terminaram no top 15.

Mas destaque ainda para Daniel Freitas, da Rádio Popular-Paredes-Boavista, um dos ciclistas mais regulares em 2022, sempre com bons resultados. Terminou em quarto lugar, a sete segundos. A Efapel Cycling tem ainda Joaquim Silva bem posicionado, pois ficou a nove segundos do companheiro de equipa, ele que é um bom trepador. Antunes e Silva são dois ciclistas de qualidade que podem fazer frente a uma Glassdrive/Q8/Anicolor, que tem dominado as últimas corridas.

PUB
Orbea Genius Dealers

Esta conta com Frederico Figueiredo, o vencedor das duas edições anteriores. O contrarrelógio é o seu calcanhar de Aquiles, perdendo 23 segundos para Tiago Antunes, mas nada que o afaste de disputar a geral, quando chegar a montanha.

Contudo, esta sexta-feira, é possível que seja mais dia para um final ao sprint, ainda que o terreno ondulado do Oeste possa provocar surpresas. Quem ambiciona lutar pela geral, tem de estar bem atento.

A primeira de três etapas em linha vai ligar a Adega de S. Mamede da Ventosa, em Torres Vedras, a Sobral de Monte Agraço (150,8 quilómetros).

Mais info e fotos: www.facebook.com/trofeujoaquimagostinho


Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo

PUB
Orbea Genius Dealers

Também vais gostar destes!