Como se sabe, a gama Scarp da KTM foi recentemente dividida em dois segmentos distintos, acompanhando as tendências atuais da bicicletas de BTT: a Scarp convencional, diga-se assim, tem agora uma “irmã” um pouco mais radical, destinada ao chamado downcountry (e até ao trail mais ligeiro…), que dá pela designação de KTM Scarp MT.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Fica a saber mais no artigo que publicámos sobre as Scarp de 2022 aquando do seu lançamento. Entretanto, a marca emprestou-nos tanto um modelo como o outro para podermos fazer as nossas experiências e trazer-te as nossas impressões. Dois testes completos e vídeos que publicaremos muito em breve.

Nesse sentido, e como já fizemos com a KTM Scarp Master, olhamos agora para uma versão muito especial da MT, a KTM Scarp MT Exonic na versão de 2022, que está exatamente no topo da gama. Uma bicicleta com um posicionamento ligeiramente diferente, recheada de componentes exclusivos e material que não deixa ninguém indiferente.

Aqui estão os pontos mais em destaque nesta verdadeira “pérola” entre as bicicletas de BTT:

1. A abordagem XC-Maratona-Downcountry

É difícil classificar este modelo numa só categoria em concreto, não? Ainda assim, arriscamos dizer que o aumento dos cursos de ambas as suspensões nesta MT em relação à Scarp “normal” (120 mm à frente e 115 mm atrás) fazem com que aponte ao novo “estilo” downcountry…

PUB
Beeq

Por outro lado, a geometria do quadro (direção a 67º, eixos a 1.152 mm um do outro e reach de 431 mm, tudo neste tamanho M) faz desta uma bicicleta perfeitamente válida para o que agora se conhece como XC técnico.

É reativa, rápida nas acelerações, responde de imediato às ideias de quem a está a controlar. Ao mesmo tempo, dá um certo equilíbrio nas descidas, tornando-a mais “prática” que a Scarp. Também pensamos que pode ser uma bicicleta que casa muito bem com o que se procura para provas de longa distância por etapa, ou seja, maratona. Logo, parece-nos ser uma bike com três “almas” numa só…

2. A transmissão Sram XX1 Eagle AXS

É quase impossível não reparar desde logo neste componente: um grupo de transmissão eletrónico, ainda mais o topo de gama da Sram, não é “brincadeira” e valoriza muito esta versão. Talvez por isso (e por outras razões) custe mais de 9.000 euros…

Assim, temos então um sistema eletrónico e sem fios, pedaleiros em carbono (com proteção de borracha de série), cassete e corrente XX1 com aquele desenho do arco íris que tanta gente deseja ter!

PUB
Nova Mondraker Arid

O conjunto Sram XX1 Eagle AXS é já um ícone e o funcionamento, depois de um curto período de adaptação (e de ajuste muito fácil de executar), é impecável: um controlo muito rápido e que favorece a que andemos mais depressa, também.

3. Os travões Shimano XTR M9100

Com discos de 160 mm e dois pistões em cada pinça, estes travões parecem demonstrar mais potência e reatividade do que muitos conjuntos de outras marcas que contam com discos maiores e pinças com quatro pistões.

O melhor é o feeling que nos dão: sempre forte, mas nunca demasiado. Se derrapamos, a culpa é mais de um pneu traseiro de baixa aderência do que dos travões. E o acabamento do conjunto é impressionante, com pinças em alumínio polido monoblock e manetes em fibra de carbono com uma ergonomia muito boa.

4. As rodas DT Swiss XRC1200

Os responsáveis da DT Swiss não escondem nada: inscrevem orgulhosamente a largura da roda no próprio aro. Falamos de 30 mm que nos dão uma presença muito boa, especialmente na roda frontal, que, graças à maior largura do pneu instalado (2,35″ em vez dos 2,25″ da Scarp), nos oferece mais segurança em descidas complicadas.

PUB
Specialized Levo

E a leveza desta rodas de carbono (1.480 gramas) nota-se ao acelerarmos, tal como ajudam a que a bicicleta seja no seu todo bastante leve. Os cubos, uns minimalistas DT Swiss 180, são também de destacar.

Depois destes pequenos “aperitivo”, fica a saber que continuamos a “trabalhar” (ou a desfrutar, melhor dizendo) com a KTM Scarp MT Exonic. Review, fotos e vídeo quase a “sair”!

Mais info:

Também vais querer ler…

Hands-on: equipamento KTM Factory Prime/Team [com vídeo]

Também vais gostar destes!