Paris-Roubaix 2025: onde ver, o percurso e um trio especial de favoritos… [com vídeos] 11 de Abril, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
N1NO Beyond | 5º episódio: a evolução das bicicletas, do atleta e da modalidade! [com vídeo] 6 de Abril, 2025
Milan-Sanremo Donne 2025: como Elisa Balsamo se prepara para um regresso histórico… [com vídeo] 21 de Março, 2025
Partilha!X Pedalar em pé ou sentado, seja a competir, seja a treinar? Algumas vantagens e desvantagens que 'sentimos' de acordo com a nossa experiência. Nem todas as pessoas têm o hábito de se levantar do selim e começarem a pedalar quando se preparam para enfrentar uma ou outra subida, seja nos trilhos, seja na estrada… Mas então é melhor pedaçar em pé ou sentado, nesta situações? Sabemos que este é um assunto muito subjetivo e sujeito a “discussão”, lá está, mas não queremos deixar de apresentar o nosso ponto de vista…PUB Ou seja, resumimos aqui brevemente quais é que acreditamos serem as vantagens e desvantagens de pedalar em pé. E atenção que não nos focamos exclusivamente nas bicicletas e voltas de estrada, pois nas de BTT (e nas gravel, claro) também encontramos as mesmas questões… Vantagens de pedalar em pé 1. Mais força? Um maior ângulo formado entre o tronco e as pernas permite extrair mais potência dos gémeos e dos glúteos, já que a amplitude de movimento dos joelhos e dos tornozelos é maior (de 30 a 75º para os primeiros e de 25 a 40º nos segundos). E também a maior liberdade de movimentos do quadril ao pedalar de pé permite uma cadência maior. Digamos que há uma produção de potência mais elevada, passamos a expressão. Mas é essencial fazer um correto uso das relações de transmissão e levar sempre uma velocidade correta para não fazermos esforços desnecessários…PUB 2. Capacidade de reação Em pé podemos fazer mudanças de ritmo mais fortes e repentinas, bem como acelerações. Isto faz com que tenhamos uma capacidade de reação maior, ou seja, levantar o rabo e pedalar em pé acaba por ser uma forma de reagirmos a um “ataque”, por assim dizer. Desvantagens de pedalar em pé 1. Gasto de energia Pedalar em pé tem um maior custo energético (supõe-se que consuma aproximadamente 5% mais de oxigénio, à partida), por isso temos de ser cuidadodos na hora de nos levantarmos. Saber gerir a força e a energia, como sempre. PUB 2. Aerodinâmica Vários estudos afirmam que até à inclinação de subida de 10% pedalar em pé dá origem a uma posição nada aerodinâmic. E a influência negativa disto supera claramente as vantagens da potência extra obtida. 3. Menos tração No BTT, o ato de aliviar peso da roda traseira dá quase sempre origem a uma perda de tração, especialmente a subir, o que faz com que pedalar em pé não seja recomendável em terrenos mais “soltos” e de menor aderência. Conclusão A opção de pedalar sentado é a mais lógica e mais habitual: em qualquer circunstância a produção de potência é suficiente, podem manter-se cadências altas com menos esforços e o gasto energético é menor. Mas não é má ideia pensar que de vez em quando podemos e devemos pedalar em pé. Naqueles momentos “críticos” em que precisamos de dar um pequeno empurrão nas subidas. E para aliviar o rabo, também!PUB Também vais querer ler… Em discussão: usar ou não luvas nas voltas de estrada? Artigo redigido por José Escotto e editado por Jorge Lopes. Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.
| Destaque Nova Santa Cruz Bullit 2026: características, versões e preços Dizem que esta nova Santa Cruz Bullit é o que de mais próximo existe de uma bicicleta de downhill... com 'teleférico' integrado! Há 4 dias
BTT Taça Mundo XCO ’25 – 2ª etapa Araxá: ‘Dose dupla’ para Christopher Blevins! [com vídeos] A Specialized Factory Racing dominou mais um fim de semana de Taça Mundo XCO e também o XCC. Portuguesa Ana Santos (Cannondale Factory ... Há 5 dias
Notícias O Algarve Bike Challenge 2025 começa hoje! O GoRide.pt vai estar no Algarve Bike Challenge '25 a testar duas bicicletas novas. Fica atento ao nosso Instagram! 11 de Abril, 2025
Especiais Paris-Roubaix 2025: onde ver, o percurso e um trio especial de favoritos… [com vídeos] Tudo sobre a Paris-Roubaix '25! Sabias que António Morgado e Maria Martins são os únicos 'tugas' este ano no Inferno do Norte? 11 de Abril, 2025
| Destaque Exclusivo GoRide.pt: Hands-on com a Specialized Turbo Levo 4 [com vídeos] Estivemos na apresentação oficial da Specialized Turbo Levo 4, na Madeira, para experimentar a bicicleta em primeira mão. Aproveitámos e falámos com todos ... 10 de Abril, 2025
Paris-Roubaix 2025: onde ver, o percurso e um trio especial de favoritos… [com vídeos] 11 de Abril, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
N1NO Beyond | 5º episódio: a evolução das bicicletas, do atleta e da modalidade! [com vídeo] 6 de Abril, 2025
Milan-Sanremo Donne 2025: como Elisa Balsamo se prepara para um regresso histórico… [com vídeo] 21 de Março, 2025