Manoeuvre Vancouver: uma aventura de Hans Rey com Steve Peat e Wade Simmons! [com vídeo] 28 de Outubro, 2024
Fausto Talks: o documentário que nos leva às histórias das bicicletas Pinarello [com vídeo] 17 de Setembro, 2024
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Luis Ángel Maté faz a volta depois da Vuelta: um vídeo que marca o fim de uma carreira! 3 de Novembro, 2024
Partilha!Tweet ... duplo prato. O sistema Classified Powershift traz performance de prato duplo, mas com apenas um prato e abdicando do desviador frontal. Como?! É a marca que o diz, que podemos ter uma bicicleta com um funcionamento equivalente a termos dois pratos no pedaleiro quando na verdade temos apenas um e nem sequer está montado um desviador frontal. Como? Com o o sistema Classified Powershift.PUB Este é um sistema que já leva mais de um ano a ser utilizado em competição, especialmente em bicicletas de ciclocrosse e gravel. E é relativamente fácil de explicar: em vez de termos um desviador frontal, há um sistema de mudanças integrado no cubo da roda traseira, sistema este que tem duas velocidades ou dois níveis, por assim dizer. É o Smart Thru Axle, que recebe informação sem fios a partir da Smart Handlebar Unit, que está no guiador. E assim é alterada a relação de mudanças face aos carretos que temos na cassete. Esta mudança de relação, segundo o fabricante, é feita numa fração de segundo (150 milissegundos) e pode ser feita em qualquer terreno ou mesmo quando aplicamos muita força nos pedais. Foram precisos sete anos de desenvolvimento para que a Classified pudesse levar este sistema para produção-série. E, como já referimos, há já algum tempo que anda a rodar em algumas bicicletas. Assim podemos esperar algumas garantias de bom funcionamento… Como é que o Powershift funciona? Existe um botão/controlo (o sistema pode ser adaptado às manetes e comandos habituais) que é acionado pelo ciclista, e que podemos ver na imagem abaixo. Parece o botão de ligar e desligar sistemas eletrónicos de transmissão nas bicicletas de estrada.PUB Depois, no eixo traseiro está então o já referido Smart Thru Axle, sendo que a alavanca de extração do eixo é sobredimensionada e é nela que está instalado o “cérebro” do sistema. É este que recebe o sinal da Smart Handlebar Unit e que atua sobre o cubo da roda para gerir as relações disponíveis. O princípio de funcionamento é semelhante às mudanças mais convencionais, baseando-se em engrenagens. Mas o bom deste sistema é que as relações habituais mantêm-se, já que a cassete e o desviador traseiro permanecem sem alterações. Este sistema, como já indicámos, permite substituir o que faz um sistema com dois pratos no pedaleiro e respetivo desviador frontal.PUB Quais as vantagens? Por um lado, evitam-se componentes que podem fazer aumentar eventuais custos de manutenção: No pedaleiro está um sistema 1x, minimizando os componentes de desgaste. Isto faz com que a linha da corrente não seja muito forçada, alargando também a vida desta e da cassete. Não existirão problemas de desajuste do desviador. Além disso, a mudança de velocidades é instantânea, melhorando as prestações, em teoria e de acordo com o que diz a Classified. É possível alternar entre as duas relações com a bicicleta parada, sem darmos aos pedais. Embora o sistema em si seja eletrónico, é perfeitamente compatível com as transmissões mecânicas. Mais info: Powershift Classified
Notícias Defrontar Chris Froome e Alberto Contador no ciclismo virtual Todos os utilizadores da plataforma BKOOL podem participar nesta corrida contra os dois colossos do ciclismo. É já no póximo dia 25 Por GoRideHá 16 horas
Bikes Nova Mondraker Arid Carbon: o gravel tem limites? Talvez não… [com vídeo] A nova Mondraker Arid Carbon foi feita para despertar os teus sentidos, sejam eles a adrenalina da competição ou a acalmia de uma ... Por GoRideHá 1 dia
Bikes Nova Pinarello F1: agora sim, a série está completa! A Pinarello F1 vem completar a gama F da marca italiana, mas as novidades alargam-se também às suas 'irmãs', agora com novas cores. Por GoRideHá 1 dia
Bike Check Bike Check: Mondraker Prime R, a ‘receita básica’ das e-BTT? A Mondraker Prime R é uma e-bike hardtail orientada para o trail. Quadro em alumínio, suspensão de 120 mm e motor Bosch Performance ... Por GoRideHá 3 dias
Bike Check Bike Check: Giant TCX Advanced Pro 2, a ‘best seller’ do ciclocrosse A Giant TCX Advanced Pro 2 é a mais vendida da marca na categoria de ciclocrosse. Mas o que faz desta bicicleta uma ... Por GoRideHá 4 dias
Manoeuvre Vancouver: uma aventura de Hans Rey com Steve Peat e Wade Simmons! [com vídeo] 28 de Outubro, 2024
Fausto Talks: o documentário que nos leva às histórias das bicicletas Pinarello [com vídeo] 17 de Setembro, 2024
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Luis Ángel Maté faz a volta depois da Vuelta: um vídeo que marca o fim de uma carreira! 3 de Novembro, 2024