É a marca que o diz, que podemos ter uma bicicleta com um funcionamento equivalente a termos dois pratos no pedaleiro quando na verdade temos apenas um e nem sequer está montado um desviador frontal. Como? Com o o sistema Classified Powershift.

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Este é um sistema que já leva mais de um ano a ser utilizado em competição, especialmente em bicicletas de ciclocrosse e gravel. E é relativamente fácil de explicar: em vez de termos um desviador frontal, há um sistema de mudanças integrado no cubo da roda traseira, sistema este que tem duas velocidades ou dois níveis, por assim dizer.

É o Smart Thru Axle, que recebe informação sem fios a partir da Smart Handlebar Unit, que está no guiador. E assim é alterada a relação de mudanças face aos carretos que temos na cassete. Esta mudança de relação, segundo o fabricante, é feita numa fração de segundo (150 milissegundos) e pode ser feita em qualquer terreno ou mesmo quando aplicamos muita força nos pedais.

Foram precisos sete anos de desenvolvimento para que a Classified pudesse levar este sistema para produção-série. E, como já referimos, há já algum tempo que anda a rodar em algumas bicicletas. Assim podemos esperar algumas garantias de bom funcionamento…

Como é que o Powershift funciona?

Existe um botão/controlo (o sistema pode ser adaptado às manetes e comandos habituais) que é acionado pelo ciclista, e que podemos ver na imagem abaixo. Parece o botão de ligar e desligar sistemas eletrónicos de transmissão nas bicicletas de estrada.

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Depois, no eixo traseiro está então o já referido Smart Thru Axle, sendo que a alavanca de extração do eixo é sobredimensionada e é nela que está instalado o “cérebro” do sistema.

É este que recebe o sinal da Smart Handlebar Unit e que atua sobre o cubo da roda para gerir as relações disponíveis. O princípio de funcionamento é semelhante às mudanças mais convencionais, baseando-se em engrenagens.

Mas o bom deste sistema é que as relações habituais mantêm-se, já que a cassete e o desviador traseiro permanecem sem alterações. Este sistema, como já indicámos, permite substituir o que faz um sistema com dois pratos no pedaleiro e respetivo desviador frontal.

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Quais as vantagens?

Por um lado, evitam-se componentes que podem fazer aumentar eventuais custos de manutenção:

  • No pedaleiro está um sistema 1x, minimizando os componentes de desgaste. Isto faz com que a linha da corrente não seja muito forçada, alargando também a vida desta e da cassete.

  • Não existirão problemas de desajuste do desviador. Além disso, a mudança de velocidades é instantânea, melhorando as prestações, em teoria e de acordo com o que diz a Classified. É possível alternar entre as duas relações com a bicicleta parada, sem darmos aos pedais.
  • Embora o sistema em si seja eletrónico, é perfeitamente compatível com as transmissões mecânicas.

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