Que as transmissões Shimano de 12 velocidades estão a mostrar-se cada vez mais completas no BTT não é novidade… Esta tecnologia é partilhada por grupos de alta e média gama, deixando outras soluções com menos relações para gamas mais baixas, que prezam mais a questão dos preços baixos.

PUB
Orbea Genius Dealers

São quatro os conjuntos de transmissão Shimano com 12x, o que compõe uma extensa gama e chega a um amplo espetro de utilizadores. E, ainda que todos queiramos ter sempre o que há de melhor (leia-se XTR…), temos de reconhecer que o preço mais elevado, quer seja na compra de uma bicicleta nova, quer seja na substituição da transmissão, faz com que outras opções do catálogo Shimano sejam verdadeiros best sellers. E com boas prestações, como sabemos.

Neste artigo (que está dividido em duas partes, esta é a primeira) temos como objetivo detalhar por completo as quatro transmissões mais utilizadas e conhecidas da Shimano, todas nas versões 1×12. E atenção que estes artigos não são testes ou reviews propriamente ditas, ainda que já tenhamos experimentado já todos estes grupos em bicicletas de 2022.

As quatro conjuntos de transmissão são o “todo poderoso” Shimano XTR, o equilibrado XT, o “recheado” SLX e o mais acessível Deore. Em dois especiais tentamos apresentar o máximo de dados possível: tecnologias, pesos, preços, características… Componente a componente!

O nosso objetivo é que tenhas uma visão ampla de tudo o que existe no catálogo da marca japonesa neste segmento, para que possas escolher e/ou fazer upgrades de forma informada. E para que saibas o que terás pelas frente quando chegar a hora de fazer a manutenção e ou a revisão…

Então, nesta primeira parte focamo-nos nos conjuntos mais acima na gama, o XTR e o XT.

PUB
Pirelli

Pedaleiro: XTR M9100/9120 e XT M8100/8120

Até hoje, a Shimano confiou o fabrico dos seus pedaleiros de gama média-alta ao alumínio e à tecnologia HollowTech II (são ocos!), com um peso muito ajustado. Ambos os acabamentos têm alguns pedaleiros “padrão”, digamos assim, os XTR M9100 e os XT M8100 e outras de corte de enduro, os XTR M9120 e os XT M8120…

Pedaleiro XTR M9100.

 

No caso dos XTR, o fator Q dos M9100 é um pouco menor do que dos M9120 (162 contra 168 mm) dando aos primeiros prestações puras e aos segundos uma resistência elevada. Isto implica um peso maior no M9120 do que no M9100 (540 contra 531 gramas, ambas as opções com pratos 32t).

Pedaleiro XT M8100.

PUB
Prototype

O preço dos pedaleiros XTR (M1900 e M9120), sem prato, é de pelo menos 439 euros. Os pratos disponíveis neste acabamento vão dos 30 aos 38t e o preço ronda os 185 euros.

Experimentámos o pedaleiro XTR na BH Lynx Race Evo Carbon 9.5.

Nos pedaleitos XT passa-se o mesmo, com duas versões (M8100 e M8120): mais XC ou mais enduro… Os pedaleiros M8100 têm um fator Q de 172 mm e os M8120 de 178 mm. A abordagem é menos virada para a competição do que os modelos XTR. O peso dos M8100 é de 620 gramas e dos M8120 de 628 gramas (ambos com prato 32t).

Os pedaleiros XT estão em vários modelos que já experimentámos, como é o caso da KTM Scarp Master.

O preço dos pedaleiros XT é de 169 euros sem prato, sendo que este vai de 28 até 36t e tem um custo de 87 euros, aproximadamente.

Conclusão: a gama XTR, além de ter acabamentos mais elaborados, tem um foco mais competitivo, com menores registos de fator Q e pesos mais ajustados (diferença de 100 gramas, dependendo das versões). Mas o preço é claramente superior: só o prato XTR custa mais 100 euros que o XT… E o pedaleiro pode custar até 280 euros mais.

Desviador traseiro: XTR M9100 e XT M8100

Desviador traseiro XTR SGS.

Neste caso, o desviador XTR vem nas opções de caixa média GS (para cassetes 10-45t) e caixa longa SGS (10-51t). Existe um acabamento M9120, mas é dirigido a transmissões 2x…

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

O peso do M9100 é bastante ajustado (237 gramas) e conta com as habituais tecnologias da marca: a Shadow RD+ é um estabilizador da caixa, para que esta oscile com as imperfeições do terreno. Uma pequena alavanca desativa-o para permitir trabalhos de manutenção. O preço deste desviador anda pelos 286 euros, eventualmente.

Desviador traseiro Shimano XTR da Trek E-Caliber 9.9 XTR 2022.

Quanto ao acabamento XT, é igual ao do desviador XTR: existem duas versões do M8100, a GS (caixa média) e a SGS (caixa longa), com as mesmas opções de cassete e a mesma tecnologia Shadow RD+. O peso neste caso é de 284 gramas e o preço de ambas as versões poderá rondar os 129 euros.

Desviador traseiro Shimano XT SGS.

Conclusão: poucas são as diferenças entre a série XTR e a XT quanto às prestações do desviador traseiro, pelo que já percebemos testando algumas bicicletas, já que têm as mesmas tecnologias e pesos semelhantes… E são quase 160 euros de diferença…

Desviador traseiro Shimano XT na Canyon Spectral 125 testada recentemente…

Manípulo: XTR SL M9100 e XT SL M8100

Manípulo Shimano XTR SL M9100.

O manípulo que aciona o desviador traseiro da série XTR, tal como acontece na série XT, está disponível com encaixe I-Spec EV, que é a versão que está integrada na manete de travão da direita.

Também está disponível com o encaixe padrão através de grampo que “abraça” o guiador, é certo. O sistema de acionamento é o característico RapidFire Plus e o sistema 2 Way-Release: cómodo, pois pode ser ativado pressionando ou puxando a alavanca.

Manípulo Shimano XT SL M8100.

Em ambos os acabamentos podem ser acionadas até quatro velocidades com uma só pressão… S sistema construtivo é diferente: o XTR tem quatro pares de rolamentos e o XT dois, assegurando um “trabalho” mais fluido no XTR. Os pesos são muito parecidos (112 gramas o XTR e 120 gramas o XT). Os preços andam pelos 139 euros para o XTR e 69 euros para o XT…

Conclusão: há demasiada diferença de preço para o que permite fazer cada um deste manípulos, um componente que está sempre dependente do que é capaz de fazer o desviador. O XTR tem um funcionamento mais suave e fluido, mas o XT funciona na perfeição. O estado da cassete também importa, aqui.

Cassete Hyperglide+: XTR M9100 e XT M8100

Tanto a versão XTR como a XT estão disponíveis com duas cassetes diferentes: 10-45t e 10-51t. No caso do XTR, os três carretos grandes são de alumínio, os cinco seguintes são de titânio e os quatro últimos de aço. O peso é de 357 gramas para cima (10-45d) e o preço é de 389 euros na maior parte dos sítios.

Cassete Shimano XTR M9100 10-51t.

No caso do XT, os dois carretos grandes são de alumínio e o resto de aço. Isto faz com que o peso aumente um pouco face ao XTR: desde 461 gramas (10-45d). O preço médio é de 129 euros, se bem que há que ter em atenção um ponto em todos os preços que colocamos neste artigo: a “escalada” de preços recentes das matérias primas pode fazer com que estes valores oscilem quase diariamente…

Cassete Shimano XT M8100 10-51t.

As tecnologias Hyperglide+ (um design próprio dos carretos com o objetivo de facilitar a engrenagem das mudanças) e Microspline (um hub específico para aceitar o carreto mais pequeno 10t) estão disponíveis em ambos os acabamentos.

Conclusão: os materiais empregues no XTR pressupõe um melhor envelhecimento desta cassete em comparação com o XT, bem como um peso 100 gramas menor. E o preço a pagar são quase 200 euros a mais…

Bottom bracket: XTR BB93/BB94 e XT MT800/MT800P

No que diz respeito ao bottom bracket, ou movimento pedaleiro, em ambos os acabamentos existem opções de pedaleiros roscados (68/73 mm) ou Press Fit (89,5/92 mm) e sempre para o diâmetro padrão dos eixos da Shimano: 24 mm.

Este é outro componente que tem ser substituído com o tempo, sendo que os pedaleiros XTR levam rolamentos mais pequenos que os XT. Isto permite, segundo a marca, um rodar mais fluido… O peso dos movimentos pedaleiros da série XTR vão desde os 58 gramas e da série XT desde os 68,2 gramas.

Movimento pedaleiro Shimano XTR BB-94.

O preço para os movimentos pedaleiros XTR pode chegar oas 62 euros para a versão roscada (BB93) e aos 54 euros para a Press Fit (BB94). No caso da série XT, o preço pode ser de 35 euros para a roscada (MT800) e de 32 euros para a Press Fit (MT800P).

Conclusão: num componente em que o peso é insignificante entram em jogo outros parâmetros, como o melhor funcionamento e a durabilidade. A série XTR é sempre um valor seguro e a diferença no preço em relação à XT, embora “acusável”, não é considerável.

Corrente: XTR CN M9100 e XT CN M8100

Ambas as correntes contam com características comuns, como o sistema de melhoria de engate e retenção Dynamic Chain Engagement+, ao qual a corrente XTR CN M9100 adiciona o tratamento Sil-Tec, algo que traz mais durabilidade, garante o fabricante.

Corrente XTR CN M9100.

A diferença de peso, num componente tão leve, não é grande: a XTR pesa 242 gramas e a XT 252 gramas (com 126 elos). E os preços rondam os 78 euros para a XTR e os 51 euros para a XT.

Corrente XT CN M8100.

Conclusão: a corrente é, com certeza, o componente mais substituído ao longo do tempo. A série XTR assegura uma maior durabilidade, embora com um acréscimo de 27 euros, pelo menos… Mas também estes não são valores astronómicos, por isso o lógico seria experimentares as duas e veres qual dura mais e traz um funcionamento mais eficaz.

Vídeo oficial do grupo de transmissão Shimano XTR:

XTR M9100, Up For Whatever You Ride | SHIMANO

Vídeo oficial do grupo de transmissão Shimano XT:

Shimano's 12-Speed DEORE XT M8100 | SHIMANO

A 2ª parte deste especial será publicada ainda esta semana e fala sobre as outras duas gamas de transmissão da Shimano, nestes casos as mais baratas: SLX e Deore. E inclui ainda as nossas conclusões gerais sobre o tema!

Mais info:

Também vais gostar destes!