Quase desconhecida no nosso país, a marca Atherton Bikes é o resultado da paixão de uma família que, essa sim, já é bem mais conhecida de todos nós por todo o seu percurso nas bicicletas e no ciclismo gravity: a família Atherton. Rachel, Dan e Gee são três irmãos dedicados ao downhill, possivelmente a família mais racing do panorama ciclista internacional!

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Tanto é a paixão que criaram em tempos a sua própria marca de bicicletas, que continua a “todo o gás”, e com a ajuda de Dan Brown, que também foi o diretor da equipa que os Atherton criaram há mais de 15 anos…

Mas, para que não fossem dados passos em falso, contaram também com a imaginativa mente do “guru” das suspensões, Dave Weagle, para criar um sistema de suspensão que fosse competitivo desde o primeiro minuto… E esta é uma das ideias inovadoras que distinguem as bikes de downhill da marca.

A tecnologia utilizada para criar os quadros não é nova, mas sim especial, já que não é muito comum: baseia-se na fórmula de adição, isto é, inserem-se tubos de fibra de carbono em encaixes (ou uniões, como lhes quisermos chamar) que são feitos de titânio (direção, pedaleiro, suporte do eixo traseiro…) e colam-se/unem-se através de tecnologias utilizadas na Fórmula 1 e na indústria aeroespacial.

PUB
Prototype

“Queremos criar as bicicletas perfeitas para cada ciclista, desde as crianças que ‘trituram’ os bosques locais até aos corredores da Taça do Mundo” (Rachel Atherton)

Na hora de fabricar os quadros, a marca oferece aos clientes duas opções: a primeira coisa que fazem na Atherton Bikes é tirar as medidas do rider (comprimento do braço, perna e altura total) e o sistema informático de cálculo indicará qual é o tamanho disponível que mais se ajusta ao utilizador.

Ou, se preferirem (e a carteira permitir), fabricam um quadro totalmente à medida do ciclista. Basicamente, são os encaixes que são feitos à medida, já que os tubos apenas têm de ser cortados no comprimento certo.

PUB
Cube Stereo ONE

É uma forma de fabricar aparentemente simples (não é necessário fazer um modelo inteiro, como acontece com os quadros monocasco) e que permite criar quadros personalizados, e isto sem um custo de produção elevado. Cada encaixe leva 16 horas a ser feito, com 3.500 camadas de pó de titânio… Depois recebem um tratamento térmico para se alcançar a rigidez necessária.

Atherton AM.200

Esta é a bicicleta de downHill da marca inglesa, uma máquina de competição com 200 mm de curso em ambos os eixos e rodas de 29″, uma combinação que se tem mostrado muito competente.

Atherton 200.1

Atherton AM.150

É a bicicleta mais focada no enduro, com um curso de 160 mm no eixo frontal e 150 mm no traseiro. Aqui, a abordagem, embora possa parecer de all-mountain, é puramente de enduro e com uma geometria “lançada”, que oferece estabilidade nas descidas mais complexas, pelo que garante a marca.

Atherton 150.1

Este “abrir de apetite” por estes e outros modelos pdoe e dever ser complementado por uma visita ao site da Atherton Bikes, pois é lá que encontramos todas as listas de especificações completas das bicicletas da marca. Vale a pena! Link abaixo.

Mais info:

Também vais gostar destes!