Konny Looser venceu a edição deste ano do Titan Desert, mais uma vez. E a bicicleta com que este grande atleta suíço andou o tempo todo foi a Stoll M2, um modelo e uma marca com pouca expressão em Portugal, mas que primam pela exclusividade e pelos pormenores de sonho…

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Esta marca sediada na Suíça (fundada em 2016) tem a mesma nacionalidade de Konny e apresenta como missão fabricar quadros “leves, reativos e que permitam uma forte aceleração às suas bicicletas”, como a própria Stoll refere. E esta Stoll M2 desdobra-se em duas versões: a World Cup (com cursos de 100 mm no amortecimento) e a Maraton (cursos de 120 mm).

Na Stoll gabam-se de terem reduzido até 300 gramas o peso do quadro da nova M2, isto em relação à versão anterior. A marca avança para a versão World Cup um peso de 8,9 kg e para a Maraton 9,75 kg… Pesos que incluem já a presença de espigão telescópico e outros componentes “extra”.

O que é indicado é que apenas o redesign do pivot principal do amortecimento traseiro permitiu retirar 100 gramas ao modelo de 2021. O sistema de amortecimento traseiro é do tipo flutuante com VPP (Virtual Pivot Point), e com o amortecedor paralelo ao tubo superior, praticamente. Depois há ainda um elemento basculante que “entra” no triângulo dianteiro…

PUB
Nova Mondraker Arid

Konny Looser optou por usar no Titan a versão de 100 mm, pois não é preciso mais curso para percorrer as etapas baseadas em estradões e tiradas mais longas e rolantes do que propriamente de subidas e descidas técnicas. É importante reforçar o conforto, a leveza e as boas sensações. E com a Stoll M2 World Cup o atleta helvético teve uma verdadeira “arma perfeita” nas mãos.

A bicicleta apresenta dimensões de quadro muito adequadas para provas de longa duração, já que não são extremamente “radicais”. Por exemplo, a direção tem um ângulo de 67,5º, os eixos distam 1.177 mm um do outro (no tamanho M) e o reach é de 444 mm (também no tamanho M). Estas são medidas próprias das novas tendências das bicicletas de XC, sem dúvida.

E um dos pontos mais elaborados no quadro da M2 é o sistema de suspensão traseiro (VPP), que até já referimos acima: o tal elemento basculante laminado em apenas uma peça única apresenta elevada rígidez, e a mencionada redução de peso em 20% face ao sistema antecessor. Atenção à biela “perfurada”, que também economiza alguns gramas…

Neste Titan em particular, Looser instalou uma transmissão Sram XX1 “mecânica”, para evitar eventuais necessidades de manutenção em condições tão extremas. O próprio calor pode afetar os componentes eletrónicos (as temperaturas estiveram sempre acima dos 40 graus durante todas as etapas…) e, por outro lado, assim não dependia da autonomia das baterias.

PUB
Pirelli

De resto, os componentes são principais são aqueles que encontramos na versão standard da Stoll M2 World Cup: suspensões RockShox (suspensão frontal SID Luxe Ultimate e amortecedor traseiro SID Luxe Ultimate), rodas Duke Lucky SLS de 28 mm e espigão em carbono assinado pela própria Stoll (sem ser telescópico), entre muitos componentes de topo.

Mais info:


Fotos: Stoll Bikes AG // konnylooser.ch

Também vais gostar destes!