“É algo à parte”, diz a marca norte-americana. De facto, uma elétrica de estrada abre novos horizontes na prática da modalidade. Talvez por isso, não houve atraso na atualização para 2022 destas Specialized Turbo Creo SL, já disponíveis.
A Specialized lança então os modelos S-Works Turbo Creo SL, a topo de gama, bem como as Turbo Creo SL Expert e a Turbo Creo SL E5 Comp, em diversos patamares de valores, mas com garantias de que se trata de uma elétrica de estrada com tudo o que é preciso. Já lá vamos.
Antes de detalhar resumidamente cada modelo, dizer que se mantêm os quadros em carbono FACT 11r, o sistema Future Shock 2.0 (uma espécie de mini amortecedor integrado por baixo da caixa de direção) e o motor SL 1.1 concebido pela própria Specialized e que o fabricante garante poder fazer 195 km com uma única carga (com o auxílio da app Mission Control, que gere automaticamente a autonomia).
Mais novidades? A nova versão da unidade MasterMind TCU2, integrada no tubo superior, apresenta um ecrã digital que substitui as barras LED para mostrar o nível da bateria, a potência momentânea do ciclista e a potência do motor.
Caso haja uma ligação por Bluetooth Smart ou ANT+, tudo o que ali aparece pode ser gerido com a já referida aplicação Mission Control, incluindo alternar entre múltiplas páginas de dados com ação através do Turbo Road Remote no guiador.
Por sua vez, a tecnologia MicroTune faz a estreia nesta Turbo Creo SL 2022. O sistema permite fazer incrementos de 10% de potência no motor a partir do referido Turbo Road Remote.
Mas as atualizações não param aqui. A equipa da Specialized criou as seguintes montagens para retirar o máximo proveito de toda a sua performance.
S-Works Turbo Creo SL
Atentemos na topo de gama, a Specialized S-Waroks Turbo Creo SL (13.000 euros), pois é o extremo do material e componentes que podemos encontrar nesta novidade recente. Além do carbono FACT 11r do quadro, o Future Shock 2.0 de amortecedor hidráulico não podia faltar.
Esta é uma montagem 1x com transmissão Sram Red AXS eTap, cassete 10-44t, além de contar com rodas Roval Terra CLX Disc em carbono e pneus de 30 mm S-Works Turbo. Quanto a periféricos, destaque para o guiador S-Works Carbon Hover, para o avanço S-Works Future Stem e para o selim Body Geometry S-Works Power.
O motor SL 1.1 debita até 240 watts, tal como nos outros dois modelos, e a autonomia ronda os 130 kms, diz a Specialized, sendo que o Range Extender vendido em separado poder dar para até mais 65 kms. Todas as características no site da Specialized.
Por lá encontramos ainda a Turbo Creo SL Expert 2022 (8.700 euros), com transmissão Sram Rival XPLR, rodas Roval C38 e pneus Turbo Pro 30 mm, e a mais acessível Turbo Creo SL E5 Comp (4.600 euros), com Shimano GRX RX600 mecânico, rodas DT Swiss R470 e pneus Turbo Pro 30 mm, também.