O Grande Prémio O Jogo arrancou com uma dupla jornada que terminou com Rafael Reis (Glassdrive/Q8/Anicolor) como líder, depois da vitória no contrarrelógio e ao ter integrado o grupo que se adiantou ao pelotão para discutir a segunda etapa. Tiago Antunes (Efapel) foi o vencedor em Trancoso.

PUB
Giant TCR 2024

O contrarrelógio em Pinhel, de 7,6 quilómetros, estabeleceu as primeiras diferenças da corrida e deixou Rafael Reis numa boa posição para lutar pela vitória na geral. O companheiro de equipa Luís Mendonça ficou a 19 segundos e está bem claro que a Glassdrive/Q8/Anicolor vem com todas as intenções de dar tudo para conquistar a corrida.

Rafael Reis.

Mendonça até já o fez. Em 2019, então ao serviço da Rádio Popular-Boavista, triunfou, tendo sido segundo em 2021. Ou seja, tem sido o ciclista em destaque no Grande Prémio O Jogo desde que a prova regressou ao calendário.

E a luta até segunda-feira ameaça ser bem interessante entre a Glassdrive/Q8/Anicolor, W52-FC Porto e Efapel. As três equipas tomaram conta do top dez após as duas etapas. José Gonçalves está a 32 segundos, Ricardo Vilela a 37, João Rodrigues a 41 e José Neves – vencedor em 2021 – a 43, por parte da equipa azul.

Tiago Antunes.

Já a Efapel tem Joaquim Silva a 36 segundos, Tiago Antunes a 38 e Henrique Casimiro a 39. Mauricio Moreira, que ainda pouco se mostrou nas estradas portuguesas em 2022, terminou o dia na oitava posição, também a 39 segundos do companheiro de equipa Rafael Reis.

PUB
Giant TCR 2024

A segunda etapa

As diferenças feitas no curto contrarrelógio ficaram praticamente inalteradas entre os primeiros classificados nos 69,2 quilómetros entre Pinhel e Trancoso.

Viktor Manakov (ABTF Betão-Feirense), António Ferreira (Kelly-Simoldes-UDO), Joan Bennassar (Manuela Fundación) e Chris Jacobus Jooste (JV Perfis/Windmob) animaram parte da tirada. Porém, não resistiram à perseguição feita no pelotão e a dureza da subida de segunda categoria de Casas Zabro, que terminou já dentro dos dez quilómetros finais, ditou um final entre os que ambicionam a geral.

Um grupo de cerca de 15 ciclistas – a maioria tinha concluído o contrarrelógio nas primeiras posições – acabaria por se adiantar, com a Glassdrive/Q8/Anicolor a estar muito atenta às movimentações dos rivais, com Reis e Mendonça a serem novamente uma dupla forte, como já demonstraram no passado.

Não só estavam a defender as posições na classificação geral, como – e não se esperaria outra coisa destes ciclistas – tentaram vencer a etapa. Tiago Antunes não deixou e deu à Efapel a segunda vitória na temporada, depois de Joaquim Silva ter conquistado a Clássica Viana do Castelo.

Nas restantes classificações, Tiago Antunes lidera nos pontos, Luís Mendonça na montanha, Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) na juventude e a Glassdrive/Q8/Anicolor está no topo na disputa por equipas.

PUB
Beeq

O Grande Prémio O Jogo conta ainda com uma geral das metas volantes e outra dos sprints, ambas lideradas por Viktor Manakov (ABTF Betão-Feirense). Nas metas autarquias Rodrigo Caixas (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car) está em primeiro lugar e Lucas Lopes (Caja Rural-Alea) lidera entre os ciclistas amadores.

Próxima etapa

Vila Nova de Paiva recebe a partida e chegada da terceira etapa do Grande Prémio O Jogo. Serão 137 quilómetros que convidam a um sprint final. Há apenas duas subidas de terceira categoria, muito longe da meta. A última está a 55,7 quilómetros.


Imagens: João Fonseca Photographer

Também vais gostar destes!