Se dúvidas havia que as bicicletas de gravel vieram para ficar (há quem julgue ainda que se trata de apenas uma mera moda passageira…), têm sido os próprios fabricantes a dissipá-las a todas. Encontramos cada vez mais modelos, e estes com cada vez mais opções disponíveis e variantes a ter em conta. Esta Superior X-Road Team Comp GR 2022 é um exemplo disso mesmo.

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Porque, felizmente, toda a estrutura da bicicleta herda o que de bom a Superior tem nas suas bicicletas de estrada de gama média, acabando por dar a esta versão uma boa relação entre desempenho, velocidade, componentes e preços. Falamos de 2.469 euros.

E a primeira impressão que tivemos em relação a esta Superior X-Road foi simples, o que também funciona desde já em jeito de resumo rápido: esta gravel é muito “positiva”, é bastante elegante, com acabamento matte e um design simples e direto. Uma “máquina” talhada para a velocidade na gravilha (e não só…), sem compromissos.

E ainda um quadro em que a palavra “rigidez” tem muito do protagonismo. Aliás, máxima rigidez, o que traz velocidade e desempenho: fora da estrada de asfalto, mas também nela. Um design “direto ao assunto”, na busca da melhor pilotagem, da experiência perfeita.

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Além disso, olhando em frente em cima desta Superior vemos integração: quadro, garfo e cockpit, numa simbiose equilibrada entre aparência e funcionalidade, num look premium. E numa gama média, não esqueçamos… Mas tudo isto traduz-se exatamente no quê? Vamos ao teste propriamente dito!

Superior X-Road: resultado premium

Ao andarmos na bicicleta pela primeira vez ficamos com a sensação de produto premium. O cockpit é sóbrio e clean: o avanço como que flui do quadro, apesar de não ser integrado.

Todos os cabos entram diretamente no quadro logo no avanço, escondidos por uma engenhosa peça de plástico que faz a junção dos cabos. Além da vantagem aerodinâmica, o aspeto visual também sai valorizado da equação.

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Uma excelente sensação all-round: o quadro Carbon X-Road Race Mid Modulus da marca, mesmo não sendo dos mais confortáveis que podemos encontrar no segmento gravel, é, sobretudo, muito rápido e responsivo.

A forqueta X-Road Team Comp 28″, com eixo passante de 12 x 100 mm cumpre a sua função com competência, ajudando a absorver pequenos impactos e irregularidades no terreno, ao mesmo tempo que mantém a rigidez em pavimentos menos acidentados.

O comportamento na estrada tradicional asfaltada é surpreendentemente bom, mesmo com pneus específicos de gravel.

No entanto, é nos caminhos de gravilha fina e terra compacta que esta bicicleta verdadeiramente ganha vida e mostra as suas qualidades: poder de aceleração, rapidez, eficiência na pedalada. Longos caminhos de gravilha sempre percorridos com muita fluidez e velocidade.

Subidas não são adversário para esta Superior. Tenhamos nós pernas para acompanhar, esta bicicleta não deixará ninguém ficar mal naquela subida mais íngreme. Em terra compacta, gravilha fina e asfalto, conseguimos ter sempre tração, mesmo em pendências de 16%!

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Em descida, a bicicleta transmite boas sensações, assim o terreno o permita. Quando as características do terreno apresentam aquele tipo de gravilha mais grossa, com pedras, raízes e irregularidades muito vincadas, é necessário redobrar a atenção.

A direção fica mais “solta” e os solavancos acordam os nossos sentidos, avisando que é necessário prestar atenção. Esta situação pode ser parcialmente mitigada com a escolha de outros pneumáticos, mais específicos para terrenos mais acidentados (este modelo testado tinha pneus all round…).

Fiabilidade nas mudanças

A transmissão Shimano GRX de 11 velocidades (com cassete SunRace 11-42t, e pedaleiro monoprato 40t) transmite solidez, precisão, robustez e muita fiabilidade ao conjunto. O costume neste conjunto, no fundo. Trocas de relação suaves, precisas, sempre com confiança, mesmo após muitos quilómetros rodados.

Simplicidade é a palavra de ordem num sistema monoprato, sendo que a relação das velocidades se mostrou suficiente nos nossos testes: rolar facilmente em terra acima dos 30 km/hora, subir (com alguma dificuldade…) rampas de gravilha de 16%, rolar em asfalto até 50 km/hora.

A escolha de uma transmissão poderá, no entanto, ser sempre uma decisão altamente subjetiva e condicionada, não só pelo nosso nível físico, mas também pelas características dos caminhos que pretendemos percorrer.

As rodas DT Swiss G 1800 Spline DB25 tubeless ready estão à altura dos restantes componentes, com características que contribuem para o seu comportamento all-round, mas com robustez suficiente para aguentarem as cargas inerentes a uma rodagem mais vigorosa num bom caminho de gravilha.

As rodas DT Swiss G 1800 Spline DB25 tubeless ready estão à altura dos restantes componentes.

Sem vibrações nem ondulações, uma boa roda de liga de alumínio. Trazem montados uns Schwalbe G-One Allround RaceGuard 28 x 1.50″ – ou 700 x 40. Comportamento muito bom em asfalto, poderá, no entanto, ser necessário algo mais “agressivo” para uma abordagem mais vigorosa a um caminho de gravilha mais irregular.

Na hora de abrandar, o sistema de travagem escolhido também está a cargo da Shimano, BL-RX600 à frente e RX400 à retaguarda. Cumprem perfeitamente a sua função, parando a bicicleta com eficiência, com uma travagem sempre modular, capaz, mas sem ser brusca.

Em complemento

O guiador é um ONE1 Alloy, versão X-Race Aero, 16° flared e com 70 mm, alumínio, com características aero. A uni-lo ao quadro temos um ONE1 TDS-660 também aero e também em alumínio, que funciona também como ponto de entrada da cablagem. Dois componentes em perfeita simbiose com os restantes, o que enriquece o conjunto.

O selim é um Selle Royal Seta Performa, um selim que, sem ser pesado, é muito confortável e ergonómico. Ficámos verdadeiramente surpreendidos com a qualidade deste selim, em conforto não fica atrás de ofertas bem mais onerosas. A segurá-lo temos um espigão ONE1 Carbono SP0225380 Aero, um componente totalmente aero, e agora sim em carbono. Novamente, muita integração com os restantes componentes, até porque o parafuso de aperto situa-se no top tube.

Alguns destaques:

A geometria…

Todo o quadro em carbono X-Road Race deixa-nos bastante confortáveis na bicicleta. Não há qualquer sistema de amortecimento, por este preço seria impossível encontrá-lo por aqui, mas a forqueta X-Road Team Comp 28″ Carbon até se porta bem.

O sistema Shimano GRX

Pela fiabilidade, todo o conjunto Shimano GRX, neste caso de 11x, dá cartas no segmento do gravel. Nesta Superior isso não é diferente, sendo que temos um monoprato 40t e uma cassete 11-42t. Não é preciso estar num pico de forma brutal, mas este grupo “puxa” um bocadinho…

Boa travagem

É curioso vermos uma escolha diferente de roda para roda: Shimano BL-RX600 Disc à frente, BR-RX400 Disc atrás. Mas até faz sentido, vendo bem, e funciona eficazmente. Mesmo nos trilhos, como podemos ver pelos vídeos acima e abaixo.

As rodas DT Swiss

Um dos pontos fortes, se bem que não temos a certeza se é este par de rodas que está de origem nesta versão da Superior X-Road. Estas DT Swiss G 1800 Spline DB25 são bastante all around, tal como os pneus Schwalbe G-One Allround RaceGuard, o que nos permitiu notar uma boa performance tanto na gravilha como no asfalto.

A nossa avaliação

Mais uma vez repetimos uma das ideias-chave nesta bicicleta: a Superior X-Road Team Comp GR 2022 herda das suas “irmãs” estradistas algumas das características principais. E estamos a falar de rigidez, desempenho, aceleração, velocidade.

O comportamento em plano, seja ele asfalto, terra compacta ou gravilha fina, é sublime, e, ao mesmo tempo, “brutal”; uma “descarga” de velocidade furiosa e adrenalina, desde que haja “mãozinhas” para ela (e pernas, também!).

De resto, linhas modernas, sóbrias, uma pintura linda de morrer, sem esquecer os componente à altura do valor que é pedido pela marca. Uma grande all-round: o difícil será escolher se vamos para o asfalto ou para a gravilha, porque a bicicleta garantirá um sorriso no nosso rosto em ambos os casos!

Pontos mais positivos

  • Estética e design: tudo muito “direito”, direto e orientado para a performance.
  • Comportamento all-round, o que nos abre bastante os horizontes em relação aos caminhos por onde podemos passar (e em relação ao tipo de voltas que podemos dar…).
  • Responsiva e veloz, com comportamento que surpreende tendo em consideração o preço.

Pontos a melhorar

  • O comportamento em gravilha mais grossa e em descidas mais acidentadas requer atenção (e perícia) extra, caso contrário pode haver lugar a alguns imprevistos. Aconselhamos cautela a descer trilhos mais técnicos e “atribulados”, pelo menos nas primeiras utilizações (e quanto não nos habituamos a esta Superior…).

Especificações da Superior X-Road Team Comp 2022:

  • Quadro: Superior X-Road Race Carbon
  • Forqueta: Superior X-Road Team Comp 28″ Carbon
  • Desviador e manípulo: Shimano GRX RD-RX812 Shadow Plus 1×11 velocidades
  • Eixo pedaleiro e pratos: Shimano GRX FC-RX600 40t
  • Cassete: SunRace CS-MS7 11x (11-42t)
  • Corrente: KMC 11x
  • Travão dianteiro: Shimano BL-RX600 Disc
  • Travão traseiro: Shimano BR-RX400 Disc
  • Rodas: DT Swiss G 1800 Spline DB25
  • Pneus: Schwalbe G-One Allround RaceGuard 28 x 1.50″
  • Guiador: ONE1 X-Race Aero alumínio 31.8 mm | 70 mm
  • Avanço: ONE1 TDS-660 alumínio 31.8 mm
  • Selim: Selle Royal Seta Performa
  • Espigão de selim: ONE1 Carbono SP0225380 Aero
  • Peso: 9,1 kg
  • Preço: 2.469 euros

Todas as fotos (clica/toca para aumentar):

Pormenores (clica/toca para aumentar):


Vídeos POV adicionais:

Single Á Dos Carneiros
Superior X-ROAD TEAM COMP - Raw Video
O Castro da Pedra do Ouro - Versão Completa

Mais info:

Importador para Portugal:


Neste teste:

  • Texto e teste: Nuno Granadas e Jorge D. Lopes
  • Fotos: Jorge D. Lopes
  • Vídeo: Jorge D. Lopes e Nuno Granadas
  • Rider: Nuno Granadas

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