Ao primeiro dia do Paris-Nice 2022, que exibição da Jumbo-Visma! A equipa neerlandesa surpreendeu toda a concorrência nesta prestigiada corrida por etapas do WorldTour, este domingo, com a conquista de um espetacular e invulgar 1-2-3, com vitória de Christophe Laporte à frente de Primoz Roglic e Wout Van Aert. Os três escaparam ao pelotão na última subida, a 6 quilómetros da meta, e ninguém conseguiu resistir ao seu ritmo infernal, ao bom estilo de contrarrelógio por equipas, cruzando a linha de chegada com uma vintena de segundos de vantagem sobre o quarto classificado.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

A Jumbo-Visma ‘responde’ a preceito à rival UAE Emirates, que há apenas quatro dias conquistou os três primeiros lugares no Trofeo Laigueglia, com Jan Polanc (vitória), Alessandro Covi e Juan Ayuso. E de certo modo, também ao recital, a solo, de Tadej Pogacar na Strade Bianche, no sábado.

Roglic e Van Aert ofereceram a vitória ao seu companheiro de equipa francês, contratado este ano pela Jumbo-Visma, e que assinou desde logo o primeiro sucesso da sua carreira no WorldTour. Cereja no topo do bolo: veste a primeira camisa amarela da Course au Soleil (Corrida ao Sol). Atrás do trio ‘amarelo’, Pierre Latour (TotalEnergies) gastou mais 19 segundos e o pelotão (ou que restava), liderado por Mads Pedersen (Trek-Segafredo), terminou 22 segundos depois do vencedor. Neste grupo, e com aquele tempo de desvantagem, chegou João Almeida (UAE Emirates), na 40.ª posição.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

As hostilidades da Jumbo-Visma começaram a 12 quilómetros da meta, na aproximação à subida final (1,2 km), causando a cedência de muitos velocistas com pretensões à vitória, entre estes Sonny Colbrelli (Bahrain Victorious) e Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl).

Após um trabalho de desgaste extraordinário de Mike Teunissen, coube a Christophe Laporte destroçar o resto do pelotão, já na referida subida, acabando por isolar os seus líderes Wout Van Aert e Primoz Roglic na sua roda. O único que resistiu foi Zdenek Stybar (Quick-Step), e apenas algumas centenas de metros. Rapidamente, o trio abre um espaço significativo para os favoritos à classificação geral – que desesperam! – e consolidam-no na descida para a meta, nos últimos 5 km. Aqui, celebram efusivamente a proeza. Com todo o mérito. Primoz Roglic reforça claramente a candidatura à vitória – logo ao primeiro dia!

PUB
Beeq

Também vais gostar destes!