As bicicletas urbanas de hoje são autênticas “cobaias” para as inovações tecnológicas. E esta nova Cowboy 4 é um exemplo de como uma e-bike pode apresentar bem mais do que performance e sentido prático.

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Nada melhor que pegar na tecnologia que acompanha o nosso dia a dia e aplicá-la no ciclismo… As urbanas elétricas fazem isso mesmo, especialmente ao nível da segurança, por exemplo, com sistemas eletrónicos para prevenir roubos e auxiliar o utilizador aos comandos da bicicleta.

Mas vejamos o que a Cowboy 4 faz nesse sentido e com tanta tecnologia integrada. É a mais recente bicicleta deste fabricante belga e aposta num desenho muito “tecno”.

A começar pela app móvel da marca, que podemos instalar gratuitamente em qualquer smartphone e estabelecer ligação com a bicicleta. E isto permite controlar, gerir e acompanhar vários parâmetros.

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Além dos habituais níveis de informação sobre o estado da bicicleta (navegação e monitorização de distância, tempos, autonomia, etc), podemos até consultar a informação meteorológica!

Em destaque na app Cowboy está um sistema que nos envia alertas caso alguém tente roubar a bicicleta, com rastreamento em tempo real para ajudar a recuperá-la, eventualmente. É um acompanhamento por GPS, para que saibas sempre onde está a bicicleta e para que a possas seguir a todo o momento).

Por outro lado, sensores incorporados na bicicleta detetam uma eventual queda e através da ligação à app fazem com que sejam contactadas as pessoas que definimos como contactos de emergência.

Outros dois pontos bem interessantes: a app deteta quando estás perto da bicicleta e desbloqueei-a automaticamente, além de que o smartphone, quando posicionado no guiador, pode ser carregado através de um sistema de carga sem fios.

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A bicicleta Comboy 4

Falando agora da bicicleta propriamente dita e não da tecnologia, a Cowboy 4 é fabricada sobre duas versões do quadro em alumínio 6061: uma com o top tube normal e uma outra sem ele e num estilo easy entry.

O motor é próprio da marca, com os habituais 250 W de potência nominal e 45 Nm, suficientes para fazer movimentar os 18,9 kg de peso da Cowboy 4. A transmissão de velocidade única (prato 60t e roda dentada 21t) é feita através de uma correia dentada Gates Carbon sem manutenção…

A bateria promete até 70 km de autonomia e um tempo de recarga total de três horas e 20 minutos até chegar aos 100% da capacidade. Com sistema de travões de disco hidráulicos também da própria Cowboy e pneus tubeless de 47 mm.

Para o dia a dia urbano, conta ainda com um conjunto de guarda-lamas, assim como com um sistema de luzes integrado no próprio quadro. Há também a possibilidade de escolher algusn extras opcionais: um “descanso”, um porta bagagens traseiro (99 euros), uma capa específica para o smartphone (29 euros), um sistema anti roubo em forma de “U” (89 euros)…

Com tudo isto, até que a Cowboy 4 nem parece cara: custa 2.590 euros.

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