Mesmo sem ser preciso recorrermos a números estatísticos concretos, é certo que o número de pessoas a andar de bicicleta e a praticar ciclismo aumentou durante os últimos anos de pandemia. Naturalmente, isto está a ser aproveitado pelas marcas para aumentar os seus catálogos e a sua oferta de bicicletas com novos modelos.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Alguns destes modelos, e por vezes atendendo a puros mecanismos de marketing, dão origem ao aparecimento de novas categorias de bicicletas, com o objetivo de chamarem a atenção de novos clientes. E concordamos que tal aconteça desde que o propósito seja efetivamente beneficar quem pratica a modalidade.

Esta é a introdução que explica um pouco o facto de algumas novidades recentes entre as bicicletas de estrada nos estarem a surpreender com a criação de uma nova categoria, pelo menos sob o nosso ponto de vista.

A categoria de que falamos é o all-road, que surge à imagem das populares bicicletas de trekking que tanto êxito tiveram (e continuam a ter) na Europa Central. São bikes que vêm do BTT, de certa forma, com um espírito de bicicleta para todo o uso.

Cannondale Synapse Carbon LTD RLE

Entre os mais recentes lançamentos, as Cannondale Synapse Carbon LTD RLE e Canyon CF7 Allroad de que falamos neste artigo exemplificam exatamente essa categoria. Uma clara abordagem all-road.

PUB
Specialized Levo

Canyon Endurace CF7 Allroad

O que pode trazer esta ‘nova categoria’?

Este não deixa de ser uma reviravolta na versatilidade tão procurada nos quadros atuais. É uma forma de atrair novos utilizadores e de dar resposta a outros que exigem bicicletas com uma variedade de utilização mais ampla, mas sem chegar às características “campestres” de uma bicicleta de gravel.

Mas atenção que esta categoria herda muitas das características dessas bicicletas de gravel, apesar de “fugirem” da componente mais offroad. Eis algumas particularidades:

  • As all-road são bicicletas que se baseiam nos quadros dos modelos granfondo e não nos de gravel, por isso a sua abordagem está claramente virada para uma utilização em asfalto.
  • Pretende-se dar uma maior “absorção” de irregularidades no piso ao dar-lhes pneus mais amplos do que nos modelos de estrada (entre 30 e 35 mm), mas sem chegar ao extremo das bicicletas de gravel para não sobrecarregar em excesso o “rolar”.
  • As all-road herdam a capacidade de carga ou de armazenamento dos modelos gravel, nos quais estão a ser incorporadas mais roscas para instalação de bolsas, alforges, grades de bidon e outros suportes.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Cannondale Synapse Carbon LTD RLE

A nova Synapse da Cannondale representa fielmente a bicicleta com uma abordagem clara para todo o uso: o quadro, sem perder a reatividade que todos os modelos de estrada devem ter, permite assumirmos uma postura cómoda no corpo e nas mãos ao enfrentarmos voltas muito longas.

Tal como referimos no artigo que fala sobre o lançamento desta bicicleta, uma das grandes novidades na Synapse é a incorporação do sistema inteligente SmartSense, que promete aumentar a segurança na hora de rodar por estradas congestionadas…

Cannondale Synapse Carbon LTD RLE

A nova Synapse LTD RLE adota particularidades all-road, como é o caso da transmissão: o grupo Shimano GRX Di2 tem origem direta nos sistemas para bicicletas de gravel, com relações de mudanças muito apontadas às subidas (pratos 31/48t e cassete 11/34t).

Os travões também dão resposta a esta gama (Shimano GRX800) e os pneus (WTB Exposure TCS com 30 mm de largura) apresentam um layout que permite rolar com rapidez no asfalto, mas com grip suficiente para quando a estrada está em pior estado.

O quadro, por sua, vez apresenta encaixes para dois porta bidons, assim como um no tubo superior (este é comum em todas as Synapse).

Ficha técnica Cannondale Synapse Carbon LTD RLE:

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

QuadroFibra de carbono // TransmissãoShimano GRX800 Di2 (pratos 31-48d e cassete 11-34d) // Travões: Shimano Hyd GRX800 (discos 160/160 mm) // Rodas: HollowGram 45 KNOT Carbon // Pneus: WTB Exposure TCS 700×30 // Selim: Fizik Tempo Argo R5 // Guiador: HollowGram SAVE Carbon // Segurança: SmartSense System com luzes e radar de proximidade // Preço: 6.999 €

Road Reimagined: The All-New Synapse with SmartSense

O nosso artigo de apresentação das novas Synapse:

A nova Cannondale Synapse Carbon 2022 e o sistema SmartSense [com vídeos]

Mais info: www.cannondale.com

Canyon Endurace CF7 Allroad

Na Canyon Endurance CF7 Allroad acontece algo semelhante: parte-se de um modelo de granfondo que por si só apresenta características adequadas ao uso. Isto porque se mantém um comportamento claramente de estrada adaptando certos elementos para conseguir-se uma performance mais à altura de caminhos menos lisos. Até mesmo estradas não pavimentadas.

Canyon Endurace CF7 Allroad

A Canyon Endurance CF7 Allroad diferencia-se pela presença de pneus adaptados a este tipo de utilização: os Scwalbe G-One Allround de 35 mm têm a largura e o grip suficientes para estas voltas mais “diversificadas”.

Por sua vez, a transmissão (grupo eletrónico Sram Rival eTap AXS) apresenta relações curtas focadas em terrenos com maior desnível: os pratos 35/48t e a cassete (10/36t dão mostras disso. No quadro também se encontram encaixes para incorporar armazenamento.

Ficha técnica Canyon Endurace CF7 Allroad 

QuadroFibra de carbono CF // TransmissãoSram Rival eTap AXS (pratos 35-48d e cassete 10-36d) // Travões: Sram Rival (discos 160/160 mm) // Rodas: DT Swiss Endurance LN // Pneus: Schwalbe G-One Allround 700×35 // Selim: Fizik Tempo Argo R5 // Guiador: Canyon H17 Alloy // Peso: 8,94 kg // Preço: 3.099 €

O nosso artigo de apresentação das novas Endurance:

Aqui estão as novas Canyon Endurace 2022 de carbono e alumínio!

Mais info: www.canyon.com/pt


Fotos: Cannondale // Canyon

Também vais gostar destes!