Chuva, finalmente… Não é que sejamos fãs de mau tempo, a verdade é que precisávamos dela para recolhermos as últimas impressões sobre os mais recentes equipamentos Specialized para trail. Chamamos-lhe equipamentos, mas estamos a falar de quatro peças em particular: o novo capacete Specialized Tactic, o anorak Altered-Edition Trail redesenhado para 2022 e os recentes sapatos 2FO Roost Canvas.

PUB
Giant TCR 2024

Todas estas opções estão mais do que preparadas para duas coisas: primeiro, para enfrentar condições atmosféricas adversas típicas destes meses de inverno (apesar de também poderem ser utilizados durante o resto do ano, claro); segundo, para suportarem impactos, abrasões, puxões, etc.

Mas vejamos um pouco mais em pormenor cada um destes itens, sabendo de antemão que todas as suas especificações e características podem ser conferidas no site oficial da marca:

Equipamentos Specialized: capacete Tactic

Comecemos pelo Tactic, o mais recente capacete lançado pela marca a pensar nos praticantes de BTT nas vertentes de trail, enduro e all mountain, visto que não se trata de todo de um modelo de XC e também não é do tipo “fechado” como os que se usam no downhill.

A marca fala em 380 gramas, nós conferimos um “nadinha” acima desse peso, mas, tendo em conta o tipo de capacete, podemos afirmar que é um modelo leve. E também é confortável q.b., com um assentar bastante bom e um sistema de ajuste na parte traseira através de roda integrada na parte de trás destinada a proteger a cabeça.

PUB
Beeq

Este é um sistema de ajuste integrado SBC, tentando responder às variações na forma da cabeça e no ajuste occipital, algo que acaba por não ser tão funcional quanto outros modelos de outras marcas que já experimentámos. Mas cumpre a sua missão, sem dúvida.

Temos o “descanso” de podemos contar aqui com a tecnologia MIPS (Evolve),  além de que a ventilação que se sente parece ser a mais adequada. A pala ajuda a “construir” um bom campo de visão e por perto é possível colocar os óculos quando não os temos postos, por exemplo.

As correias de fixação revelam-se bem posicionadas e justas ao rosto. Três tamanhos disponíveis e seis cores distintas.

PUB
Pirelli
Creator's Series: The Tactic

Anorak Specialized Altered-Edition Trail

No fundo, este modelo é a Altered-Edition do casaco Trail-Series Rain Anorak que experimentámos há algum tempo noutra cor e que temos usado bastante (e mesmo quando não está a chover). Características especiais e distintas? É de manga curta, limpa-se muito facilmente e pode ser “convertido” numa bolsa de cintura.

Na altura falávamos de muita resistência a eventuais “azares”: as razias a arbustos e galhos, as pedras e outros detritos que saltam das rodas e até as mazelas causadas por uma ou outra queda mais feia. Subscrevemos tudo de novo, sendo que esta é uma versão numa cor nova, diferente, mais “camo”.

O facto de o podermos dobrar na totalidade e transformar em bolsa de por à cintura é muito útil, visto que se trata de uma peça que não é fácil de arrumar se não levarmos mochila. Funciona e não estorva à cintura, sem grandes complicações e quase nos esquecemos que ele ali vai.

Por outro lado, há surpresa em vermos que se trata de uma peça totalmente impermeável. Numa das voltas deste fim de semana apanhámos uma molha “à antiga” e o jersey que tínhamos por baixo continuou perfeitamente seco, por incrível que pareça. Todo o revestimento em 100% poliester garante resistência perfeita à chuva e ao vento, mesmo nas zonas dos fechos. E é bastante respirável.

Contra o frio há opções mais eficazes, contudo. Apesar de nos parecer um pouco caro demais, há mais vantagens. O fecho da frente vai só até à zona um pouco abaixo do peito, não é integral. Em compensação, é bastante subido, para proteção do queixo, e liga a um capuz de tamanho grande, que deixa espaço para tapar a cabeça com o capacete colocado. O Tactic de que falamos mais acima, por exemplo, fica dentro do capuz sem qualquer problema.

PUB
Orbea Genius Dealers

Sapatos Specialized 2FO Roost Canvas

Por fim, os sapatos, que são claramente destinados a qualquer  vertente do BTT que não implique o uso de pedais de encaixe. Trail, all mountain, freeride, enduro…

Não são pesados (360 gramas) e há desde logo um ponto que nos salta à vista após alguns kms, saltos e curvas rápidas: são muito confortáveis! Mais: a biqueira reforçada protege imenso quando temos de meter os pés no chão ao curvar ou até mesmo perante aquelas pedras em que batemos com os pés a pedalar, por vezes.

Esteticamente, combinam com qualquer look mais “descontraído” no BTT. A parte superior em tela e tecido com proteção adicional e uma sola intermédia em espuma EVA fazem com que se consiga aguentar qualquer tipo de impacto que atinja a parte de cima do pé.

Por outro lado, a sola feita com borracha ST SlipNot da marca apresenta um grip fantástico. E isto tanto quando metemos os pés no chão como na “relação” com os pedais, pois não escorregam de todo. Podem ser um pouco “abafados” quando há mais humidade no ar, mas isto é algo que se “aguenta” perfeitamente, até porque não se sente o pé demasiado frio ou quente.

Mais info:


Neste teste:

  • Texto e teste: Rodrigo Vicente e Jorge D. Lopes
  • Fotos e vídeo: Rodrigo Vicente
  • Rider nas imagens: Rodrigo Vicente

Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.

Também vais gostar destes!