Foi há 15 años que foi apresentado o primeiro quadro da Cannondale Synapse Carbon, um modelo de “corte” granfondo e que se destacava por dar um “toque” mais racing a uma categoria que até então tinha contornos muito “tranquilos”.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Este modelo da marca foi registando a sua evolução, naturalmente, e hoje surge melhor que nunca: é a nova Cannondale Synapse Carbon 2022, que assinala assim o 15º aniversário da bicicleta.

E não vem sozinha, pois em destaque está uma outra novidade: o sistema SmartSense, um conjunto de componentes e tecnologia que tentam trazer-nos a segurança de que precisamos para rolarmos descansados na estrada.

“O SmartSense está desenhado para tornar a condução na estrada mais prazerosa para os ciclistas experimentados, mais atrativa para os novos ciclistas e mais segura para todos”, afirma David Devine, diretor global de produtos da Cannondale.

“Para completar a chegada do SmartSense, também reformulámos a famosa Cannondale Synapse para que se mostre agora mais versátil que as gerações anteriores”, explica ainda este responsável da marca. E confirma: “é este o resultado da combinação dos dois produtos, com uma relação fluida entre o ciclista, a bicicleta e a estrada”.

Cannondale Synapse Carbon 2022

Mas antes de atentarmos nesta tecnologia algo revolucionária que é o sistema inteligente SmartSense, falemos um pouco da nova Cannondale Synapse Carbon 2022, que, pelo que nos parece, traz alterações que quase parecem saídas de modelos gravel…

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Para começar, o novo quadro. Geometria revista para oferecer mais comodidade, vocação para distâncias maiores, habitat natural do típico granfondo… Mas também um caracter mais racing: segundo a marca, a tecnologia SystemSix serviu de base para o design e conceção de um quadro mais aerodinâmico e “que permite menos resistência ao avanço da bicicleta”.

O dito quadro aumenta em 8% a flexão vertical, dizem, sem comprometer a rigidez lateral e para absorver melhor as vibrações e os impactos vindos da estrada.

Além disso, é aplicada a tecnologia Proportional Response da Cannondaleya sabes, que consiste em criar um design exclusivo para cada tamanho da bicicleta (disponível em seis tamanhos distintos), ajustando em função disso a geometria, a rigidez e as características da direção, por exemplo. O objetivo é ter um centro de gravidade adequado a cada utilizador.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

A nova Synapse pretende abarcar uma franja dos ciclistas que não querem lançar-se no gravel, é certo, mas que precisam de ter uma bicicleta com contornos on road e que consiga lidar com algumas vias em mau estado…

Por isso é que este modelo permite montar pneus de até 35 mm e tem fixações para montagem no quadro de duas grades de bidon e bolsas superiores.

Cannondale Synapse Carbon LTD RLE

A gama é composta por cinco versões, sendo que quanto mais acima no preço mais fácil é encontrar transmissões eletrónicas, rodas de carbono e um cockpit integrado. Por favor espreita o site da marca para consultares as listas de especificações de cada modelo.

Cannondale Synapse Carbon 1 RLE

O sistema SmartSense está presente em todas as bicicletas que compõem a gama, com destaque entre elas para a LTD RLE de estilo allroad com a transmissão eletrónica Shimano GRX Di2. O intervalo de preços vai dos 3.499 euros da Synapse Carbon 3 L até aos 8.999 euros da versão Carbon 1 RLE.

Cannondale SmartSense

“O SmartSense é um sistema inteligente composto por luzes e por um radar, tudo alimentado por uma bateria. O sistema colcoa em comunicação ativa o ciclista, a bicicleta e tudo o que os rodeia”. É assim que a Cannondale resume o sistema, que tem um objetivo muito claro: aumentar os índices de segurança aos comandos da bicicleta, para que possamos pedalar descansados…

PUB
Orbea Genius Dealers
Ride Brilliantly: Cannondale SmartSense

Como é habitual neste tipo de sistemas, é uma app móvel instalada no smartphone que permite personalizar e configurar a gosto do utilizador todo o funcionamento. A ideia é que o ciclista possa ver e ser visto de forma mais efetiva.

O já conhecido sensor Cannondale incorporado na roda da frente inicia uma cadeia contínua de comunicação entre todos os pontos de contacto SmartSense. A saber:

  • Garmin Varia Radar: este dispositivo faz um scan constante do trânsito que se aproxima à retaguarda do ciclista e permite identificar a velocidade, a distãncia e a quantidade de veículos próximos através de alertas sonoros e visuais na app Cannondale (bem como no próprio ecrã que tenhamos no guiador).

  • Luzes de circulação diurnas frontal e traseira Lezyne: a lanterna da frente melhora a visibilidade durante o dia para alertar os veículos. A luz traseira, por sua vez, dispõe de uma funcionalidade de alerta de travagem (opcional), para avisar os condutores que se aproximem por trás. Ambas as luzes podem ser ajustadas no brilho para uma adaptação ás condições de iluminação do dia.

  • Bateria Garmin Varia Core: é esta única bateria que alimenta todo este sistema, ficando instalada na parte inferior do quadro. Pode ser utilizada como powerbanck com ligação USB-C quando está desligada da bicicleta. Podemos levá-la para dentro de casa para recarregamento.
  • Sensor de roda Cannondale: é o que emparelha o sistema com a app Cannondale e ativa automaticamente o SmartSense em função da rotação da roda da frente (a que tem o sensor integrado).

A Cannondale pretende com este sistema aumentar a segurança, acima do resto. Mas também deseja que os ciclistas ganhem noção reforçada do quão importante será reduzir o número de distrações aos comandos da bicicleta. É por causa dessas distrações que por vezes apanhamos uns valentes sustos, certo…?

Mais info:

Também vais gostar destes!