Nova Specialized Vado SL 2: quem disse que as deslocações na cidade são aborrecidas? [com vídeo] Há 7 dias
Hands-on GoRide: a nova MMR (New) Quercus 10 é uma verdadeira ‘besta’ elétrica! [com vídeo] Há 2 dias
Tirreno Adriático ’25: onde ver, resultados, favoritos, portugueses em prova e notícias recentes Há 2 dias
Paris-Nice ’25 – Guia completo: Onde ver, João Almeida, outros portugueses e notícias recentes Há 3 dias
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Partilha!X Enduro contra all-mountain, paixão contra lógica, competitividade contra sentido prático... Que comparações podemos fazer mais entre estes modelos Orbea que... podem 'servir' os mesmos riders? Quando em Setembro a marca apresentou a sua nova Orbea Rallon, ficámos de “queixo caído”, devemos confessar… Contudo, passados poucos dias, foi também revelada a Orbea Occam, mais virada para o enduro, neste caso a versão na LT. Um surpresa ainda maior.PUB Olhando para uma uma e para a outra, ainda para mais quando as versões aqui em “comparação” apresentam uma estética parecida, ficamos com vontade de jogar o “jogo das diferenças”. Vamos a isso. Olhámos com atenção para a Orbea Occam M10 neste nosso teste, mas neste caso colocamos em destaque a versão Occam M10 LT. Do outro lado neste artigo, por assim dizer, está a Rallon M-LTD. Ambas têm looks muito parecidos, como já referimos, com níveis de equipamento também aproximados. Orbea Occam M10 LT Mas há diferenças, umas grandes e outras mais pequena. A maior de todas é esta: a Rallon é uma enduro pura (testada a fundo no EWS), a Occam LT é uma all-mountain mais “radical”. Mas ambas são versáteis e all-mountain, no fundo! Orbea Rallon M-LTDPUB As diferenças… Ainda que a abordagem seja semelhante, estamos a comparar dois “mundos” diferentes: a Orbea Rallon M-Ltd (8.999 €) é uma topo de gama, ao passo que a Orbea Occam M10 LT (5.699 €) está muito bem concebida e equipada em função do preço pedido; contudo, a nível de materiais do quadro e dos componentes instalados não chega ao patamar da Rallon. Orbea Rallon M-LTD Geometria É claro que uma das diferenças principais está ligada ao objetivo de cada bicicleta, estando a Rallon direcionada a um bom comportamento a descer, em teoria. Pela primeira vez neste modelo há a possibilidade de escolher entre a versão com rodas 29“ ou uma combinação Mullet (roda 29” à frente e 27,5” atrás). Orbea Occam M10 LTPUB Em relação às dimensões do quadro, a Rallon tem um ângulo de direção de 64º (posição Low), distância entre eixos de 1.231 mm e um reach de 460 mm (no tamanho M). Já a Occam tem direção a 65.5º, distância entre eixos de 1.194 mm e um reach de 450 mm. O triângulo traseiro em ambas é bastante compacto, com escoras de 440 mm. Orbea Rallon M-LTD Suspensão e amortecedor A Rallon tem um conjunto com 170 mm de curso à frente e 160 mm atrás. Por sua vez, a Occam tem 150 mm na suspensão frontal e 140 mm no amortecimento traseiro. Isto mostra também a abordagem mais “descendente” da Rallon e mais all-mountain (ou trail) da Occam. A Fox 36 Factory… … e o amortecedor Fox DHX Factory da Occam. Mais concretamente, a Occam tem uma suspensão frontal Fox 36 com acabamentos Factory e um amortecedor de mola DHX Factory. Já a Rallon tem uma suspensão frontal Fox Factory 38 e um amortecedor traseiro também de mola e na mesma linha, o DHX2 Factory da Fox. O Fox DHX2 Factory… … e a suspensão frontal Fox 38 Factory da Rallon M-LTD. Transmissão e travões A Rallon conta com um conjunto de transmissão Shimano XTR 12x, ao passo que a Occam, dado o preço, aliás, fica-se pela mesma relação de velocidades, mas num grupo Shimano XT. Mais especificações abaixo, junto dos vídeos de ambas as bikes. Transmissão Shimano XTR e cranks Race Face Next na Rallon.PUB Quanto aos travões, a Rallon M-LTD apresenta-se com o kit Shimano XTR M9120 de quatro pistões, enquanto a Occam continua também aqui na gama XT, com uns M8120 também de quatro pistões. Travões Shimano XT de 4 pistões na Occam… Outros pontos em destaque No que diz respeito a outros componentes e periféricos que merecem atenção, refira-se que a Orbea Rallon monta um guiador Race Face Next de 800 mm (carbono) e um espigão de selim telescópico Fox Transfer Factory. Tem também uma guia de corrente e*Thirteen e um conjunto de rodas Race Face Next Carbon R31. Já a Occam surge com pedaleiros Shimano XT, espigão de selim telescópico OC2 Dropper e o mesmo guiador Race Face Next, mas de 780 mm. As rodas são as Race Face Turbine R30 de alumínio. Por fim, os pneus: a Rallon tem um pneu Maxxis Assegai 2.50” WT FB 120 TPI 3C Maxx TR na roda da frente e um Maxxis Minion DHR 2.40” WT FB 120 TPI 3C Maxx TR na traseira. A Occam “derrapa” com um Maxxis Minion DHF 2.50″ FB 60 TPI 3C TLR à frente e um Maxxis Dissector 2.40″ 60 TPI 3C TLR atrás. Especificações e vídeo Orbea Rallon M-LTD: Quadro: Monocoque Race Carbon // Suspensão frontal: Fox 38 Factory 170 mm // Amortecedor: Fox DHX2 Factory 160 mm // Transmissão: Shimano XTR 12s // Pedaleiro: Race Face Next 32D // Cassete: SH XTR 10-51D // Travões: SH XTR 4 pistões // Rodas: Race Face Next Carbon R31 // Pneus: 29×2,50” (F) 29×2,40” (R) // Guiador: Race Face Next Carbon 800 mm // Espigão de selim telescópico: Fox Transfer Factory // Preço: 8.999 € NEW ORBEA RALLON - FOCUS ON FASTWatch this video on YouTube Especificações e vídeo Orbea Occam M10 LT: Quadro: Monocoque Race Carbon // Suspensão frontal: Fox 36 Factory 150 mm // Amortecedor: Fox DHX Factory 140 mm // Transmissão: Shimano XT 12s // Pedaleiro: SH XT 32D // Cassete: SH XT 10-51D // Travões: SH XT 4 pistões// Rodas: Race Face Turbine R30 // Pneus: 29×2,50” (F) 29×2,40” (R) // Guiador: Race Face Next Carbon 780 mm // Espigão de selim telescópico: OC2 Transfer // Preço: 5.699 € Orbea Occam 2020. Are you this rider?Watch this video on YouTube Mais info: www.orbea.com/pt-en
| Destaque Nova Cannondale Topstone Carbon 2025: a gravel ‘3-em-1’! [com vídeos] A mais recente gravel da Cannondale chega em cinco versões e com o amortecimento a cargo do sistema Kingpin e da famosa suspensão ... Há 11 horas
Componentes Novo avanço Race Face Turnine SL para bicicletas de BTT! Um novo avanço Race Face pensado para uso em bicicletas de trail ou mesmo XC. Custa 121 euros. Há 12 horas
BTT José Borges e Ana Leite Dominam a 1ª Taça de Portugal Enduro 2025 José Borges e Ana Leite venceram a 1.ª Taça de Portugal Enduro 2025, realizada em Vouzela. Vê aqui as classificações. Há 2 dias
Componentes O novo selim Pro Sirin foi feito a pensar nas senhoras… Um novo selim Pro projetado exclusivamente para senhoras? Sim, já existe. Estão aqui os detalhes. Há 4 dias
Componentes As primeiras rodas Van Rysel em carbono! A Decathlon apresentou recentemente dois modelos de rodas Van Rysel em carbono para estrada e gravel. Pormenores e preços aqui. Há 4 dias
Nova Specialized Vado SL 2: quem disse que as deslocações na cidade são aborrecidas? [com vídeo] Há 7 dias
Hands-on GoRide: a nova MMR (New) Quercus 10 é uma verdadeira ‘besta’ elétrica! [com vídeo] Há 2 dias
Tirreno Adriático ’25: onde ver, resultados, favoritos, portugueses em prova e notícias recentes Há 2 dias
Paris-Nice ’25 – Guia completo: Onde ver, João Almeida, outros portugueses e notícias recentes Há 3 dias
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024